Crodao Escreveu:Trovão, você que é da região de MG, você sabe dizer se têm algum trecho que seja mais legal ou mais bonito ?
Crodão, vamos lá:
- não sou um super conhecedor da Estrada Real, embora conheça muitos dos seus trechos.
- entendo que quando alguém planeja passar por algum trecho da Estrada Real, e normalmente tem que fazer uma escolha, pois senão simplesmente seria uma expedição muito longa fazê-la inteira em seus 2 caminhos principais, a escolha natural será direcionada ao trecho "alto" de um dos dois caminhos, ou seja: (a) de Passa Quatro para "cima" no caminho velho e (b) de Santos Dumont também para "cima" no caminho novo.
Pode haver outras opiniões, mas estes trechos em Minas Gerais são os que mais mantêm as características relacionadas a cidadezinhas do interior e que, por consequência, fazem o viajante realmente "sentir" o espírito de aventura e o "mergulho" na história do Brasil.
Pelo que eu conheço, o caminho novo é onde se passa por uma maior quantidade de trechos próximos a cidades maiores e por áreas em que se vê mais a "civilização moderna" - pelo menos subindo até Barbacena. Dali para cima, os dois caminhos se equivalem no aspecto da "antiguidade". O Caminho velho, para "cima" de Passa Quatro já tem estas características por um percurso mais longo (Aliás, em Passa Quatro mesmo ainda tem o trenzinho antigo que faz um passeio lindo até o alto da serra de Cruzeiro)
Por outro lado, o caminho novo, para cima de Barbacena, é, sim, lindíssimo, passa próximo de Tiradentes, São João del Rei, há passagens com pontes de pedra incríveis próximo a Ouro Preto....
.... ou seja: é tudo lindo!, he he he
Mas, se a idéia é sair do Rio para fazer o caminho novo, eu investiria mais no trecho para cima de Santos Dumont.
Aliás, é uma pena o que aconteceu com o trecho entre o Rio e Petrópolis. Para quem conhece, há uma estrada antiga que parte de Magé, no fundo da baía da Guanabara em direção a Petrópolis, a qual tem início exatamente na localidade de Pau Grande (o nome é feio, mas foi lá que o Garrincha nasceu). Por ali passou também uma estrada de ferro na época do império, do tipo em que a locomotiva subia com o auxílio de uma cremalheira no meio do eixo, por causa da extrema inclinação de alguns trechos da ferrovia - além de lindo, é possível ver vários trechos da tal ferrovia mesmo subindo pela estrada normal (que tem alguns trechos iniciais de paralelepípedos). Pois bem: ao lado da estrada e da ferrovia, há trechos do Caminho Novo escondidos na mata, trechos estes que eram, inclusive, pavimentados com pedras, para as carroças passarem com mais facilidade. Há até mesmo blocos enormes de pedras que têm o brazão da Cruz de Malta marcados em baixo relevo... uma beleza. Eu costumava fazer trilhas de jipe lá na região na década de 90, mas infelizmente as invasões e a favelização tornaram impossível voltar lá....
...vou ver se acho umas fotos das trilhas e das pedras para postar aqui. Editarei o post logo que encontrar
abraço