01-05-2019, 23:36
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-05-2019, 23:39 por MarcioT.)
Gnegraes Escreveu:Márcio,
Não é verdade. A BMW fabrica uma parcela muito grande dos componentes de suas motos.
Inclusive recentemente voltaram a fabricar seus próprios freios (o que já faziam no passado), ao invés de comprar na Brembo.
Até as rodas de liga leve são feitas por eles. Eles tem fundição própria para blocos de motores e fabricam cabeçote, cilindro, câmbio, diferencial, balança monobraço, tanque, quadro, etc.
Para o virabrequim, o blank é forjado fora, mas temperado e usinado na BMW. Bielas e pistões também.
Componentes clássicos comprados no mercado: carburadores Bing no passado, injeção Bosch, sistema de ignição Bosch, amortecedores e molas traseiras Öhlins da Holanda, bengalas dianteiras Marzocchi (talvez), instrumentos, chicote elétrico, bancos, espelhos, faróis, piscas, etc...
Há vários filmes no Youtube mostrando a planta de Berlin, lá dá para ver o que eles fabricam:
https://youtu.be/LD6kGafB2to
https://youtu.be/ARb1eGT06Hw
https://youtu.be/L22oij8nT2k
http://www.bmw-werk-berlin.de/
Guilherme
Conheço essa atividade. Nesses filmes como falei são atividades de montagem.
Enfim, via de regra, as montadoras produzem muito pouco e raramente produzem. O que ocorre muito é o fornecedor produzir, marcar e embalar com o logo do montador. É o caso que antes recomendavam óleo motul e agora é o "óleo bmw" que colocam nas CC.
Evidentemente, a bmw não produz óleo.
Enviado do meu iPad usando Tapatalk