Na minha apareceram pontos nos parafusos dos discos de freio. Não notei em nenhum outro ponto. Moro bem próximo da praia. Por enquanto não compromete. Ano 12/13.
	
	
	
	
	
 
 
		
	
		Eu rodei três anos com uma G650 (montada em Manaus) e moro em fortaleza (região com um dos maiores indíces de salinidade do país). A minha nunca enferrujou nada. Só lavava com produtos indicados e colocava silicone Spray nos parafusos e demais partes do motos .  
Estou com u a 13/13 - F-800 e é muito blá-blá-blá com relação a ferrugem . Já vi carros caros aqui (Audi, BMW, Mercedes )com ferrugem . Ou seja , tudo no mundo enferruja sem cuidado.
Outra coisa ,  o maior problema das motos são as soluções ácidas que os lavadores aplicam nos lava-a-jato. O solupan, limpa alumínio, óleo de freio , etc , são ácidos que destroem a proteção das peças e depois enferrujam até virar pó a peça.
Vlw
	
	
	
	
	
 
 
		
		
		
	28-04-2013, 16:34 
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-04-2013, 06:59 por HT2.)
	
	 
	
		Bem depois de dar uma boa olhada em tudo, reparei que o cavalete central está enferrujando.....
	
	
	
	
	
 
 
		
	
		Acho que o Junior tem razão. Os cuidados necessarios são fundamentais para a boa manutenção da motoca. Se em Fortaleza a F800 passou no teste, não teria em nenhum outro lugar, pois maresia maior só nas margens do Mar Morto!
	
	
	
____________
Ricardo  Boris
Ipu / Ceará
	
	
 
 
		
	
		Sprayzinho de WD40 custa 16 reais, dá pra uns dois meses, espirrando em diversos pontos móveis da moto, bem como parafusos (evitar disco de freio), e inclusive contatos elétricos expostos a água.
Muitos dos problemas nessas motos também, são provenientes de falta de manutenção básica em casa.
	
	
	
	
	
 
 
		
	
		Interessante o comentário, a minha f800 2012 não tem nenhum ponto de ferrugem, mas segunda passada fui fazer a revisão de 10k na Caltabiano da Euzebio Matoso e fiquei assustado com uma f800 2013 que vi lá e a corrente estava totalmente oxidada. A principio estranhei como uma moto tão nova poderia estar nesta condição, pois a minha moto anda no dia a dia e já pegou muita chuva na estrada e não tem nenhum sinal de oxidação na corrente.
	
	
	
	
	
 
 
		
	
		Minha moto comprei em 12/2012, não tem nenhuim ponto de ferrugem, porem vou ficar na observação
	
	
	
	
	
 
 
		
	
		Lavar a moto no "kéquemóia" pode destruir a magrela... Isto pq se o cara mandar um solupan ferrou. O bom e velho wd-40 da jeito em muita coisa. No caso da corrente acho que faltou lubrificar! 
Tambem ja ouvi que umas 2013 tiveram seus parafusos oxidados
	
	
	
Abs, 
Filipe Borges