Legal pessoal, com certeza o ABS é um item importante, mas nunca diria que é essencial.
Sou meio "desconfiado" dessa eletronica toda nas motos. Não que eu seja velho... rsrsrs... mas ando há muito tempo de moto, tomei alguns tombos, bati alguns carros e nessas batidas, não acho que o ABS teria evitado o acidente em nenhuma delas.
Concordo que em alguns casos ele auxilia, mas na maioria as vezes, experiência e prudência resolvem o problema. Foram pouquissimas vezes que me lembro de ter travado a roda da moto numa freada de emergência no asfalto. Só para constar: já tive mais de 20 motos de vários estilos e ando de moto há mais de 30 anos.
Resumindo: não deixaria de comprar uma moto que eu gostasse porque ela não tem ABS.
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
21-05-2013, 16:07
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 21-05-2013, 16:12 por TOLENTINO.)
Silvio, provavelmente sua grande experiência ajuda muito, pois como alguns dizem, existe o "ABS mental", ou seja, quando o piloto que tem total domínio da moto e muito sangue frio, consegue dosar os freios de maneira a não deixar as rodas travarem, mas são poucos que conseguem administrar uma situação de "pânico".
O ABS é sem dúvida importantíssimo, não apenas pela segurança ativa que proporciona, mas também por motivos mercadológicos. Quer um exemplo? Fiz a burrada de comprar uma Transalp sem ABS e quando coloquei a venda, 10 entre 10 interessados perguntavam se tinha ABS e desistiam diante da minha resposta negativa. Foram 4 meses para vender a moto, que estava igual a 0km, com apenas 1.800km rodados e mesmo assim, vendi por um preço muito baixo para uma loja e a moto está lá até hoje (desde fevereiro).
Outro exemplo: veja a enorme queda de vendas das motos "grandes" da Suzuki, pois o Mr. João Toledoido, até "ontem" não trazia modelos com freios ABS. Ouvi muitos amigos comentando que jamais pagariam R$ 52K numa Haya ou numa SRAD por não terem ABS. Mesmo as Bandits, que são modelos "classicos" estão com as vendas muito baixas por esse motivo.
Enfim, o controle anti-travamento dos freios é tão ou mais importante que o surgimento da injeção eletrônica, pois quem hoje aceitaria comprar uma moto, "grande", 0km, carburada?. Vai acontecer o mesmo com os freios ABS muito em breve.
Abraço!
Sem amigos ninguém escolheria viver, mesmo que tivesse todos os outros bens.
Aristóteles
CM-R1200-GS Escreveu:Boa RicBoris,
Beleza de informação para ficar constando no tópico.
Valeu, Cassio!
Achei interessante mencionar a historia e curiosidades do ABS.
Abraço!
TOLENTINO Escreveu:Enfim, o controle anti-travamento dos freios é tão ou mais importante que o surgimento da injeção eletrônica, pois quem hoje aceitaria comprar uma moto, "grande", 0km, carburada?. Vai acontecer o mesmo com os freios ABS muito em breve.
Abraço!
Também acho, Tolentino. E é uma questão de pouco tempo para que isso aconteça.
Veja o que o TOLENTINO passou para vender a Transalp.
E cá entre nós, alguem daqui compraria uma moto sem ABS.......
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC]
![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Eu até acho uma afronta uma marca conceituada como a Honda o ABS ser opcional em motos de nível como a Transalp, Hornet, , RR1000, e demais.... pra mim, moto pra cima de 500cc ABS já deveria vir como item de serie. na Suzuki então nem se fala, muito moto top deles lá não tem ABS nem como opcional, mas aí o problema é da representante deles aqui no Brasil, a J. Toledo, que muito mal representa a marca.
Se levarmos em conta a SEGURANÇA, o ABS deveria ser obrigatório para TODAS as motos, de qualquer cc!