Bom dia!
Minha moto 2021 tem a incorrigível batida da corrente, resultado da alteração da relação para adequação às normas de emissões brasileiras. Como solução definitiva e considerando que minha moto se destina a viagens e não offroad, pensei em instalar um kit de Correia dentada. Minhas dúvidas:
1º - alguém aqui já instalou?
2º - se sim, elimina o ruído?
3º - há risco de danos à moto?
Obrigado a todos!
[SIZE=7]ABREU - Brasília DF
[B][COLOR="#0000CD"][SIZE=5][COLOR="#8B4513"]2021 BMW F850GS ADVENTURE [/COLOR][/COLOR][/SIZE][/B][/SIZE]
Ex MZ 250 RSE, HONDA Strada 200, SUZUKI DR650 RSE, SUZUKI Bandit 600, KAWASAKI Vulcan 800 Classic, HONDA Falcon 400, SUZUKI Marauder 800, KAWASAKI Vulcan 750, KAWASAKI Vulcan 500, HARLEY DAVIDSON Sportster 883, SUZUKI Vstrom 650, HARLEY DAVIDSON Softail Heritage, HARLEY DAVIDSON Ultra Electra Glide 1600, HARLEY DAVIDSON Street Glide 1700, HARLEY DAVIDSON Ultra Electra Glide Classic CVO 1800, INDIAN Chieftain 1811, 2018 BMW R 1200 GS (La Negra), 2019 BMW R 1200 GS, 2020 R 1250 GE e 2020 R 1250 GS ADVENTURE.
"[I][SIZE=6]SIBI IPSE FIDELIS MANET"...[/I][/SIZE]
Eu já vi F800Gs que usou correia e deu problema no eixo do pinhão .. e a conta ficou astronômica
Aqui o video
[video=youtube;KNIGIw1hH8w]https://www.youtube.com/watch?v=KNIGIw1hH8w[/video]
Em mecânica, qualquer coisa que se acopla a outra transmitindo torque, como engrenagens e eixos estriados (caso do vídeo), deve possuir as mesmas características metalúrgicas, dentre elas a dureza superficial.
Caso isso não ocorra, a parte mais "mole" irá se desgastar e/ou deformar sob carga de forma diferente, ocasionando o colapso do acoplamento.
Também é importantíssimo que tenha as mesmas tolerâncias e geometria dimensional, para um perfeito acoplamento entre as duas partes. O par deve obrigatoriamente ser idêntico no tipo de acoplamento e normalização.
O ocorrido mostrado no vídeo do Piu não condena a transmissão por polia dentada e correia dentada, mas mostra claramente que o produto não foi bem projetado e fabricado. Fujam dele como diabo da cruz....
Esse sistema de transmissão é usado há décadas em motores automotivos com sucesso, bastando respeitar a vida útil da correia dentada.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
shw Escreveu:Eu já vi F800Gs que usou correia e deu problema no eixo do pinhão .. e a conta ficou astronômica
salve! o amigo instalou o kit de correia dentada na sua GS? caso sim, quais os comentários?
Rodrigo, isso é gambiarra não presta. se não quiser mais usar corrente a melhor opção é partir para cardã.
Bosn ventos.
A baixa qualidade do material da polia deste fornecedor, não invalida a solução de transmissão por polias e correia dentada.
Este sistema é amplamente utilizado em motores, máquinas, etc.
A própria BMW deverá lançar em breve este tipo de transmissão.
https://www.motonline.com.br/noticia/nov...-correias/
Não sei se há outros fornecedores no mercado brasileiro.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
O detalhe deste sistema se resume às polias tensionadoras, pois à maneira que sao adaptadas, a correia no curso máximo da suspensão provoca uma carga não suportada pelo eixo do pinhão (saída do cambio) ou mesmo o rompimento da correia....
Esses são os principais problemas relatados que eu já li.....
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
03-08-2023, 07:20
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-08-2023, 07:27 por Gnegraes.)
Reiner Escreveu:O detalhe deste sistema se resume às polias tensionadoras, pois à maneira que sao adaptadas, a correia no curso máximo da suspensão provoca uma carga não suportada pelo eixo do pinhão (saída do cambio) ou mesmo o rompimento da correia....
Esses são os principais problemas relatados que eu já li.....
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Se há problemas de mudança da tensão, isso deve ser causado pelo projeto do braço da suspensão.
O que também causa problemas no sistema de corrente de rolos - engrenagens.
Em princípio o eixo de articulação da balança deve estar alinhado com o eixo do câmbio e o mais próximo possível um do outro.
O texto da BMW indica que os rolos tensionadores mantém a correia com tensão sempre constante, isso significa que a carga radial nos eixos de saída do câmbio e da roda são constantes, eliminando problemas nos rolamentos e na correia.
Isso deve solucionar problemas de danos aos eixos.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Gnegraes Escreveu:Se há problemas de mudança da tensão, isso deve ser causado pelo projeto do braço da suspensão.
O que também causa problemas no sistema de corrente de rolos - engrenagens.
Em princípio o eixo de articulação da balança deve estar alinhado com o eixo do câmbio e o mais próximo possível um do outro.
O texto da BMW indica que os rolos tensionadores mantém a correia com tensão sempre constante, isso significa que a carga radial nos eixos de saída do câmbio e da roda são constantes, eliminando problemas nos rolamentos e na correia.
Isso deve solucionar problemas de danos aos eixos. Guilherme, fiz um comentário sobre as adaptações realizadas....
No caso da BMW, Harley e outras, acredito que o projeto contempla todas as possibilidades de funcionamento visando durabilidade e rendimento....
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