[IMG]http://i62.tinypic.com/2ihb3tk.jpg[/IMG.
Tirando os apaixonados, até que ponto o motor boxer continua sendo competitivo, vantajoso... Que qualidades continua tendo? Não se discute seu passado, mas atualmente ele é um mito que anda ao lado da BMW ou continua firme e forte como uma verdade. Valeu.
08-11-2014, 19:57
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-11-2014, 20:00 por sal silva.)
![[Imagem: 2ihb3tk.jpg]](http://i62.tinypic.com/2ihb3tk.jpg)
Foto tirada em Siverstone Inglaterra
A principal de todas: centro de gravidade baixo
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
Ferrari, Subaru, Porsche.
Só para citar algumas marcas de prestígio que usam motores boxer.
Alguma vantagem há de ter
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso  (pensa numa criança feliz... :o)
os Boxistas kkkkkk são defensores do motor. Meu filho tem Subaru e ele gosta muito. Ele participa do Clube do Subaru e ali só têm vez quem têm motor boxer kkkkk
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
Crodao Escreveu:os Boxistas kkkkkk são defensores do motor. Meu filho tem Subaru e ele gosta muito. Ele participa do Clube do Subaru e ali só têm vez quem têm motor boxer kkkkk
Acho que abri o tópico no fórum errado rsrs,gostaria de comentários técnicos sem paixão.
sal silva Escreveu:Acho que abri o tópico no fórum errado rsrs,gostaria de comentários técnicos sem paixão. kkkkk aui tem de tudo Sal. Eu pessoalmente não sou fã do Boxer mas tenho que concordar que a GS1200 não parece o peso que têm. A moto dá a sensação de ser uma moto mais leve, graças ao motor que têm o CG baixo. Mas é só aparência porque quando tomba é o cão chupando manga pra levantar.
R1200GS Adv e XT660
Difícil citar vantagens e desvantagens.
Na prática é tudo igual, mas pensando em Física penso que o boxer com pistões contrapostos tende a favorecer o balanceamento dos pistões e que pode influenciar na vibração. Já andei em varias com motor convencional e vibrando mais que o boxer.
Esse meu comentário é só suposição parecendo ter algum sentido.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
OS LC não sei se são bons precisam provar isso ainda!
Mas os antigos até as BMW 2013 são otimos motores, resistente e de facil manutenção
Sal, muito bom este seu tópico. O problema é que quando se espera argumentos ou dados técnicos aparecem opiniões de apreciadores como se fosse comparações de times de futebol. Motores boxer são usados a algum tempo, assim como os demais. Eu gostaria de ter dados técnicos concretos, tipo, comparando dois motores de mesmo tamanho, qual a potencia, torque, vida útil, custo, manutenção, etc, de cada um, boxer, em linha, em V, e não sei se tem mais. Se é fato que a Porsche, Subaru, Ferrari (esta eu nem sabia) usam motores boxer, apesar da Porsche e Ferrari tambem usarem outros tipos, a verdade é que todos os outros fabricantes mundiais não usam. Que eu saiba, a BMW Motorrad usa boxer apenas em motores 1200, a minha 800 é em linha. Porsche usa nos 911, já os Boxster são outro tipo. Se nem os grandes fabricantes chegaram a uma decisão interna, imagina nos aqui. Outra coisa importante na decisão é o design dos modelos, alguns nem cabem qualquer tipo de motor, caso dos Fuscas.
|