27-10-2012, 06:14
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-10-2012, 06:17 por TOLENTINO.)
Ha algum tempo atrás conversando com um primo que é engenheiro da Petrobras, discutimos sobre esse assunto e segundo ele, os motores de carros e motos que rodam no Brasil passam necessariamente pelo processo de ajuste ao combustível da "nossa" Petrobras, não apenas em razão da adição de etanol, mas principalmente em razão da (má) qualidade da gasolina, que é decorrente do processo de refino em nossas refinarias, que são antigas. Outro ponto que ele comentou é que o nosso petróleo é do tipo "pesado", ou seja, com qualidade inferior ao petróleo extraído no extremo oriente e no mar do norte, que são considerados petróleos do tipo "leve". A boa noticia é que as enormes jazidas de petróleo encontradas pela Petrobras na chamada "camada pré-sal" é do tipo leve, mas o problema (e bota problema nisso) será extraí-lo.
Por recomendação desse meu primo, eu sempre abasteço com gasolina comum, pois foi esse o combustível que os engenheiros da BMW utilizaram como parâmetro para fazer a chamada "tropicalização" dos motores dos modelos montados em Manaus. No caso das importadas, deve se utilizar necessariamente a PODIUM.
Por recomendação desse meu primo, eu sempre abasteço com gasolina comum, pois foi esse o combustível que os engenheiros da BMW utilizaram como parâmetro para fazer a chamada "tropicalização" dos motores dos modelos montados em Manaus. No caso das importadas, deve se utilizar necessariamente a PODIUM.