• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Porquê dos ventos na Patagônia ?
Pessoal gostaria de ouvir dos mais experientes o "porquê" dos ventos Patagônios.
Ao contrário do que eu imaginava, os ventos sopram do Pacífico para o Atlântico.
Eu entendi que pelo fato da Cordilheira dos Andes ser mais baixa (em torno de 2.000msnm) abaixo de Bariloche, os ventos conseguem ultrapassar a cordilheira e seguir em direção ao Atlântico.
Outra questão que andei observando, se olharmos o mapa do mundo, podemos observar que praticamente não há faixa de terra na mesma latitude de Patagônia, Isso deve influenciar.
Algum entendido no assunto ?
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
  Responder
Crodao Escreveu:Pessoal gostaria de ouvir dos mais experientes o "porquê" dos ventos Patagônios.
Ao contrário do que eu imaginava, os ventos sopram do Pacífico para o Atlântico.
Eu entendi que pelo fato da Cordilheira dos Andes ser mais baixa (em torno de 2.000msnm) abaixo de Bariloche, os ventos conseguem ultrapassar a cordilheira e seguir em direção ao Atlântico.
Outra questão que andei observando, se olharmos o mapa do mundo, podemos observar que praticamente não há faixa de terra na mesma latitude de Patagônia, Isso deve influenciar.
Algum entendido no assunto ?

Crodao,

Esses ventos sao originados nos jet streams. Correntes de ar em altitude superior a 20.000 pes ate 50.000 pes causadas pela diferenca de temperatura e pressao em diferentes areas.Normalmente se movimentam de oeste para leste.

Jet stream existem no hemisferio Norte e Sul. O Nosso jet stream aqui em Calgary traz ventos de ate 100 Kmh e de vez em quando a temperatura esta -10 graus Celsius e com o jet stream sobe para +10 graus em poucas horas em pleno Janeiro(inverno), nao importando se eh dia ou noite...

Ai no Hemisferio Sul eh a mesma coisa.... eu me lembro de voar entre SAo PAulo e Porto Alegre e pegar vento de proa de 100Kmh, atrasando o voo mais de 20 min. Em compensacao a volta para SP era bem rapidinha.

Aqui a explicacao detalhada .... http://www.livescience.com/27825-jet-stream.html
  Responder
Esse forum também é cultura !!!!!!

Boa sapi, obrigado pelas informações.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
  Responder
Gente bom dia.
Adorei as explicações, mais que venta, venta. Andei bons quilômetros com a moto inclinada, e nada de ter molinha. Isso tem que ser contabilizado na autonomia da motocicleta, pois a minha chegou a fazer 11 k/l.
Kranio Marcius
  Responder
Nas latitudes entre 40 e 60 graus sul, onde se encontra grande parte da Patagonia, há um corredor de ventos de Oeste chamado de "roaring forties". O vento é mais forte quando a vegetação é ausente ou baixa , reduzindo o efeito de arrasto. O sentido W-E, por sua vez, resulta da força de Coriolis, em função do movimento da Terra.
Na Patagônia argentina, os ventos fortes ocorrem a partir de 50-100 km a leste dos Andes, que protegem um pouco (Bariloche e Esquel estão nessa zona de proteção). Junto à costa, e abaixo de Trelew, o bicho pega.
No lado chileno, com vegetação alta(chove mais), os ventos são mais amenos. No Atacama, sem vegetação, voltam os ventos de oeste, mas não tão fortes.
A foto abaixo foi tirada na Patagônia chilena - P. Varas - e a posição da moto foi proposital, pois o vento, do lado direito, poderia derrubá-la.
Abs,

.jpg   image.jpg (Tamanho: 778.21 KB / Downloads: 99)
  Responder
Pois é Henri logo imaginei que têm a ver com a localização, pois ventos fortes existem em vários locais do planeta, mas alí me pareceu bem característico. Algum motivo tinha.

O que observei também que do lado do Chile as montanhas têm mais neve. Certamente o ar proveniente do Pacífico deve ser úmido, o que justificaria a ausência de neve do lado do Atlântico da Patagônia nas mesmas latitudes e altitudes equivalentes.

Vejam nesse mapa que praticamente não há porção de terra na mesma latitude da Patagônia. Exceto algumas ilhas da Oceania.
[ATTACH=CONFIG]8556[/ATTACH]

Arquivo(s) anexado(s)
.png   ClipperRoute.png (Tamanho: 313.81 KB / Downloads: 120)
R1200GS Adv e XT660
Atacama 2010, Puerto Varas 2011, Machu Picchu 2012, Bolívia 2014, Pisco Elqui 2015, Patagonia 2016
  Responder
BMW GS BRASIL também é cultura! Agradeço à todos pelas explicações!
  Responder
Crodão, do lado Chileno, há uma característica interessante. Na área de San Pedro do Atacama, há um vento fortíssimo que vai do Oeste para o LEste. Quando você sai de San Pedro em direção ao altiplano para o paso de Jama, há aquela subidona que muitos conhecem, na qual há uma recomendação para veículos pesados (ônibus e caminhões) fazerem a subida com 2 ou 3 paradas. O motivo é sensacional....
O vento vem por trás dos veículos subindo, no mesmo sentido e numa velocidade muito alta. Por outro lado, o radiadore precisa que o ar frontal entre e o atravesse para produzir a refrigeração. Ora, o vento tá subindo e o radiador precisa de vento em sentido contrário.... o resultado é que se cria uma bolha de vácuo na frente do radiador, que faz com que a temperatura do motor suba tanto que é necessário parar para refrigerar.... a primeira vez que ouvi isso, não acreditei, mas quando estive lá, pude conferir em pessoa.... incrível...

Outra: quando fui morar em BsAs em 2001, comprei uma hilux - que na época ainda não era turbo - era aspirada. Na primeira viagem que fiz, fui a Córdoba. Na ida, foi uma maravilha... o carro andando prá burro. Quando voltei, mal conseguia manter 100Km/h.... cheguei de volta em BsAs e levei o carro direto pra CC. Quando o consultor técnico me falou que o problema era o vento, eu tive vontade de bater nele.... mas foi isso mesmo!....hahahahaha.... por essa eu não esperava.
abs
Trovão
  Responder
luiztrovao Escreveu:Crodão, do lado Chileno, há uma característica interessante. Na área de San Pedro do Atacama, há um vento fortíssimo que vai do Oeste para o LEste. Quando você sai de San Pedro em direção ao altiplano para o paso de Jama, há aquela subidona que muitos conhecem, na qual há uma recomendação para veículos pesados (ônibus e caminhões) fazerem a subida com 2 ou 3 paradas. O motivo é sensacional....
O vento vem por trás dos veículos subindo, no mesmo sentido e numa velocidade muito alta. Por outro lado, o radiadore precisa que o ar frontal entre e o atravesse para produzir a refrigeração. Ora, o vento tá subindo e o radiador precisa de vento em sentido contrário.... o resultado é que se cria uma bolha de vácuo na frente do radiador, que faz com que a temperatura do motor suba tanto que é necessário parar para refrigerar.... a primeira vez que ouvi isso, não acreditei, mas quando estive lá, pude conferir em pessoa.... incrível...

Outra: quando fui morar em BsAs em 2001, comprei uma hilux - que na época ainda não era turbo - era aspirada. Na primeira viagem que fiz, fui a Córdoba. Na ida, foi uma maravilha... o carro andando prá burro. Quando voltei, mal conseguia manter 100Km/h.... cheguei de volta em BsAs e levei o carro direto pra CC. Quando o consultor técnico me falou que o problema era o vento, eu tive vontade de bater nele.... mas foi isso mesmo!....hahahahaha.... por essa eu não esperava.
abs
Trovão
Caramba essa matou a pau.
Meu filho participa de um Grupo chamado de Clube do SUBARU e teve um cara que foi com uma Forester e teve esse problema.
R1200GS Adv e XT660
  Responder
Sensacional a explicação do Trovão!

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)