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Porquê dos ventos na Patagônia ?
#11
pois é, Ric, a hélice do radiador "puxando" e o vento empurrando em sentido contrário... a bolha tá formada.

Mas, eu lembrei de uma outra experiência com o vento, nesta mesma viagem em que fui para o Atacama:

Antes de ir para o Atacama, passei por Salta ( "la linda" - e é linda, mesmo!). Estando lá, entre outros passeios, me recomendaram ir até um lugar chamado ABRA EL ACAY. Trata-se do lugar mais alto das américas onde existe uma estrada (claro, há lugares mais altos onde se pode ir de carro, mas não por estradas oficiais) - são 4.895 metros acima do nível do mar. A estrada é de rípio, um subidão com muitas curvas e o vento é simplesmente cruel:
- na ida, além do carro fazer um fumação danado pelo fato do ar ser muito rarefeito, mesmo andando a 60Km/h a poeira que o carro levantava....nos ultrapassava!!!! E a danada nos ultrapassava bem rápido....
- ao chegarmos lá em cima, paramos ao lado da placa para tirar fotos, mas não pudemos deixar minha filha menor sair.... exatamente por causa do vento! Tivemos que ficar nos segurando no carro para não nos desequilibrarmos...
abs
Trovão
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#12
luiztrovao Escreveu:pois é, Ric, a hélice do radiador "puxando" e o vento empurrando em sentido contrário... a bolha tá formada.

Mas, eu lembrei de uma outra experiência com o vento, nesta mesma viagem em que fui para o Atacama:

Antes de ir para o Atacama, passei por Salta ( "la linda" - e é linda, mesmo!). Estando lá, entre outros passeios, me recomendaram ir até um lugar chamado ABRA EL ACAY. Trata-se do lugar mais alto das américas onde existe uma estrada (claro, há lugares mais altos onde se pode ir de carro, mas não por estradas oficiais) - são 4.895 metros acima do nível do mar. A estrada é de rípio, um subidão com muitas curvas e o vento é simplesmente cruel:
- na ida, além do carro fazer um fumação danado pelo fato do ar ser muito rarefeito, mesmo andando a 60Km/h a poeira que o carro levantava....nos ultrapassava!!!! E a danada nos ultrapassava bem rápido....
- ao chegarmos lá em cima, paramos ao lado da placa para tirar fotos, mas não pudemos deixar minha filha menor sair.... exatamente por causa do vento! Tivemos que ficar nos segurando no carro para não nos desequilibrarmos...
abs
Trovão
Puts!!! Que perigo heim? Subir de moto pra um lugar desse nem pensar, heim Luiz?!
____________
Ricardo Boris
Ipu / Ceará
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#13
Crodao Escreveu:Pois é Henri logo imaginei que têm a ver com a localização, pois ventos fortes existem em vários locais do planeta, mas alí me pareceu bem característico. Algum motivo tinha.

O que observei também que do lado do Chile as montanhas têm mais neve. Certamente o ar proveniente do Pacífico deve ser úmido, o que justificaria a ausência de neve do lado do Atlântico da Patagônia nas mesmas latitudes e altitudes equivalentes.

Vejam nesse mapa que praticamente não há porção de terra na mesma latitude da Patagônia. Exceto algumas ilhas da Oceania.
[ATTACH=CONFIG]8556[/ATTACH]

Crodão
quando fiz a carretera Austral ano passado peguei zero vento uma maravilha e sim a Patagonia Chilena é muito mais linda , verde , exuberante e mágica que a ARGENTINA ......MUITO MAIS.
Em minha modesta opinião quem saiu por Chile Chico pode ter passado por lugares altos que cruza a Cordilheira , porém, muito baixos se comparados com o Paso Jama e Paso Libertadores .
abraço
A.Alves.
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#14
luiztrovao Escreveu:Crodão, do lado Chileno, há uma característica interessante. Na área de San Pedro do Atacama, há um vento fortíssimo que vai do Oeste para o LEste. Quando você sai de San Pedro em direção ao altiplano para o paso de Jama, há aquela subidona que muitos conhecem, na qual há uma recomendação para veículos pesados (ônibus e caminhões) fazerem a subida com 2 ou 3 paradas. O motivo é sensacional....
O vento vem por trás dos veículos subindo, no mesmo sentido e numa velocidade muito alta. Por outro lado, o radiadore precisa que o ar frontal entre e o atravesse para produzir a refrigeração. Ora, o vento tá subindo e o radiador precisa de vento em sentido contrário.... o resultado é que se cria uma bolha de vácuo na frente do radiador, que faz com que a temperatura do motor suba tanto que é necessário parar para refrigerar.... a primeira vez que ouvi isso, não acreditei, mas quando estive lá, pude conferir em pessoa.... incrível...

Outra: quando fui morar em BsAs em 2001, comprei uma hilux - que na época ainda não era turbo - era aspirada. Na primeira viagem que fiz, fui a Córdoba. Na ida, foi uma maravilha... o carro andando prá burro. Quando voltei, mal conseguia manter 100Km/h.... cheguei de volta em BsAs e levei o carro direto pra CC. Quando o consultor técnico me falou que o problema era o vento, eu tive vontade de bater nele.... mas foi isso mesmo!....hahahahaha.... por essa eu não esperava.
abs
Trovão
Agora fez todo o sentido da Frida, notoriamente perder potência quando fizemos a última parte do altiplano, indo para San Pedro de Atacama e não notamos isto na volta. Kkkkkk muito interessante!

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#15
Pelo jeito, o negócio é subir de ré kkkkk :p
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#16
Pensei semana passada no título desse post, ao atravessar a Pan-americana no sul do Peru, entre Arequipa e Nazca. Lindas praias, mas um vento oeste forte, jogando a areia na rodovia. Belo, mas tenso...
Abs,


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