• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Segurança e verificação periódica de apertos
#4
Gnegraes Escreveu:Felipe,

Não é uma preocupação desnecessária. Todo veículo deve ser torqueado de tempos em tempos.
A frequência depende do tipo de piso onde você mais pilota, muito irregular pede algum cuidado.

O sistema de marcar a cabeça do parafuso ou a sua porca com caneta de tinta indelével, neste caso não vai adiantar nada. Se houver um movimento mesmo que muito pequeno, o parafuso já estará solto e você vai saber logo, pode ter certeza.
Esse sistema de marcar a cabeça de parafusos visa saber se determinada parte de um motor por exemplo foi mexido, é conhecido como dedo-duro.

Para torquear você vai precisa de três coisas:
- 2 torquímetros de estalo de boa marca, um para baixos torques e outro para altos torques.
- Manual de oficina da moto.

Parafusos não são todos iguais, existem muitas diferenças entre eles e suas características são: diâmetro da rosca, passo da rosca, material do parafuso, tipo de cabeça. As características de materiais são a Classe do Parafuso e possuem códigos padronizados gravados na cabeça do mesmo.
O torque de aperto é normalizado para o parafuso, a projetista/montadora segue a norma. Os únicos parafusos que não são padronizados são os prisioneiros de cabeçote, que são projetados pela engenharia de projeto dos motores.

Para entender como a coisa funciona, veja abaixo:

[ATTACH=CONFIG]10906[/ATTACH]

O código numérico te informa o seguinte:

[ATTACH=CONFIG]10907[/ATTACH]

As tabelas de torque indicam qual deve ser o torque de aperto do parafuso. Não existe esse negócio de "aqui não precisa apertar tanto, assim está bom". Todo parafuso é projetado pelo Projetista no equipamento para seu torque normalizado, portanto siga a tabela.

https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfAjJ5m5...A?e=tUhdVa

O Manual de oficina é necessário pelo fato que muitas vezes você não consegue identificar o parafuso só por sua cabeça, pois ele está montado e você não vai desmontá-lo para torqueá-lo.

Exemplo: existem 3 parafusos dimensionalmente idênticos, mas diferentes e que são:
M10 x 1,5 8.8
M10 x 1,5 10.9
M10 x 1,5 12.9

Cada um pede um torque específico: 38Nm, 56Nm 62Nm

Muitos parafusos na BMW vem com um filme plástico na rosca para impedir que ele se solte. A fábrica inclusive recomenda que ele seja trocado toda vez que for retirado. Tem gente que prefere usar o trava rosca líquido tipo Loctite. Mas aí também temos um problema: existem 3 tipos de trava rosca líquido: baixo, médio e alto torque. Qual usar? O bom senso diz seria usar usar o médio torque, mas será o correto???

Parafusos do chassis, da balança traseira, da mesa e suspensão dianteira e dos freios devem ser verificados. Motor, câmbio, caixa de engrenagens traseira não necessitam ser checados, pois suas carcaças são estáticas.

Os casos citados de pinças de freio terem se soltado é claramente um erro de montagem na troca de pastilhas. O mecânico não usou torquimetro e nem apertou com o torque correto indicado no manual. Simples assim.....

Guilherme, obrigado pelos esclarecimentos!

Tenho um torquímetro de vareta da Gedore que comprei no passado. Não é o mais adequado, pois a escala não é tão precisa, mas para essa finalidade irá servir.

Vou passar a conferir alguns parafusos com maior frequência, principalmente aqueles cuja soltura poderia ocasionar algum acidente.
  Responder


Mensagem neste Tópico
Segurança e verificação periódica de apertos - por FCRUZ17 - 29-06-2021, 11:18

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  [Tutorial] Verificação dos rolamentos da roda traseira rodpcastro 1 1,942 15-09-2019, 09:58
Última Mensagem: alexandrej
  SEGURANÇA - Iniciativa BeeMer Queirozjh 27 17,665 05-12-2014, 16:45
Última Mensagem: Iceman
  Manual de Segurança Viária - Gestão da Velocidade JSmith 0 3,886 13-12-2013, 14:42
Última Mensagem: JSmith

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: