10-06-2022, 13:35
Gnegraes Escreveu:Luiz,
É um sensor de pressão. Em condições normais ele busca verificar as alterações de pressão atmosférica = densidade do ar atmosférico, quando se sobe uma montanha por exemplo, ou se desce.
Um altímetro é um medidor de pressão para indiretamente se conhecer a densidade do ar (massa de ar por volume de ar).
Após o advento do GPS é possível saber a altitude geodésica por da triangulação espacial de posicionamento e que não tem relação com a pressão atmosférica, que além da altitude depende da temperatura do ar. Isso melhorou sensivelmente a precisão de altitude em aeronaves.
O sensor de pressão estar instalado após o filtro faz todo o sentido. É o chamado MAP - manifold absolute pressure.
Se o filtro estiver comatado (=entupido), haverá uma baixa na pressão após o filtro (como você bem disse), que deve corrigir a massa de combustível injetado, para manter estável a relação ar-combustível admitida no motor.
Rodar com filtro entupido equivale a estar rodando em altas altitudes de montanha, há perda de potência disponibilizada pelo motor ao veículo.
Se você verificar os dados "real time" no scanner GS911 com a chave de ignição ligada (motor funcionando ou não), ele informa a pressão atmosférica instantânea em hectopascal (unidade de pressão no Sistema Internacional).
Luiz,
Esquecí de de dizer: o sensor de pressão atmosférico está instalado dentro da ECU / ZFE.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...