• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tabela FIPE - Porque seu modelo não consta da lista - Esclarecimento
Vi vários comentários questionando não localizarem seu modelo de moto nas tabelas da FIPE. Fiz contato com a FIPE e fui muito bem atendido e recebi as explicações que achei satisfatórias.

Vou me referenciar ao caso da GS1200:
- Quem fornece à FIPE os modelos é a própria BMW, e o modelo de algumas GS é simplesmente R1200GS, mesmo que seja uma Sport, uma
Premium... Aliás veja em seu certificado de propriedade o modelo e confirme, e boa parte vai constar só R1200GS e nada mais.
Acontece que o modelo é -R1200GS- e "Sport" ou "Premium" ou outra(s) são apenas -versões- e a FIPE não cria um registro com versões, só vai até o -modelo- que é o que o fabricante informa.
- Segundo o preposto da FIPE ela não pode criar um modelo se a fábrica não informa que ele existe.
- Outra dificuldade que a FIPE alegou é que as seguradoras trabalham com os índices dela e tem contratos feitos com os segurados onde consta simplesmente -R1200GS- e é por ali que irão indenizar, então se a FIPE criar, por exemplo um modelo -R1200GS Sport- pode ser inválido porque a BMW não tem este modelo assim descrito em seus códigos internos.

É isso.
  Responder
Interessante.

Obrigado por compartilhar.
  Responder
Interessante, apesar de "não concordar", faz bastante sentido.
  Responder
Quando comprei minha moto, não existia a "Exclusive" na tabela FIPE e tive dificuldades com a seguradora, pois o valor segurado seria bem menor.
Hoje já consta esse modelo, assim como a Rallye, além da R1200GS somente.
  Responder
Muito esclarecedor.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC][Imagem: t4019.gif]
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP
Cool
[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
  Responder
Isto me parece ser péssimo para o segurado nos dois extremos dos modelos. Em caso de sinistro, se você tem uma Adventure, vai receber o mesmo valor de uma Sport. Para fazer o seguro, quem tem uma Sport paga o mesmo valor de uma Adventure. Seria isto???
  Responder
Na tabela FIPE já estão disponíveis diversos modelos, tanto da "normal" quanto da Adventure. Até as recentes 750 e 850 já estão lá, nos modelos Premium e Sport.
Creio que, se a lista não está completa, faltam muito poucos modelos.
Portanto, penso que não seria plausível sua hipótese (a menos que o corretor/seguradora tenha feito algo indevido !).
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Troca de modelo na Apolice de seguro Wagnão 5 4,329 17-11-2014, 09:47
Última Mensagem: oxford

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)