Pessoal sempre vejo companheiros fazendo viagens longas sozinho e fico me perguntando o que leva um camarada a rodar milhares de km sozinho.
Entendo a dificuldade de encontrar a pessoa certa, que esteja disponível na mesma época e que queira fazer o mesmo trajeto.
Vejo a vantagem de estar sozinho por ser mais ágil (nas paradas, de manhã, nas ultrapassagens), não precisa entrar em acordo de onde almoçar/jantar/dormir, decisão na rota e todas as decisões.
Mas sozinho me parece muito monótono, sem ter uma companhia para desfrutar os momentos bons e ajudar nos momentos difíceis.
Me parece ter mais desvantagem que vantagens.
O que vocês me dizem de viagem solo?
Numa palestra sobre viagens que participei na Caltabiano, o cara começou viajando em dupla e hoje só roda sozinho.
Falou que depois de um tempo um queria matar o outro kkk.
Quanto a risco de problemas, falou que indo em dupla o risco dobra e assim sucessivamente já que se um tiver problemas na moto os dois param.
Comentou que atualmente temos toda tecnologia necessária para ficarmos visíveis a outros e ainda ser socorrido (SPOT por exemplo).
Indo solo a pessoa acaba se preocupando só com si próprio o que deixa a viagem menos tensa e assim pode se concentrar mais nas situações de entorno.
Quanto a ficar monótono, falou o contrário, por estar só a pessoa acaba se envolvendo mais e observando mais outras culturas, pois acaba tendo de interagir muito mais com os nativos locais inclusive obrigado a usar outras línguas.
Achei interessante as colocações e faz todo o sentido.
Também gosto de rodar solo, me integro mais no passeio.
Ainda não fiz uma grande viagem internacional e a primeira não pretendo ir solo, mas minha tendência é de rodar solo pelos pontos citados.
O risco de ir solo é de algum acidente mais grave ou maior vulnerabilidade a terceiros, mas ambos os riscos há como se precaver evitando abusos e estudando bem um roteiro fazendo um bom plano de viagem.
Abs
Fábio
Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
Interessantes observações, Fabio!
Vlad, viajei 8 mil kms em julho passado juntamente com um parceiro, em duas Midnight. A viagem foi planejada com um ano de antecedência, mas mudamos algumas coisas do roteiro de última hora.
Andar em grupo (dois ou mais) é bom pela segurança em casos de necessidade, sobretudo quando se trata de acidente ou problema sério na moto. Por outro lado, senti-me em alguns momentos obrigado a seguir por uma rota um pouco diferente da que gostaria, pois havia divergência sobre isso eventualmente e em alguns casos um tinha que acatar a vontade do outro.
Minha viagem foi maravilhosa, tudo de bom mesmo. Mas, creio que viajando só o sujeito aproveita mais. Por exemplo: eu não tinha pressa e tudo para mim era novidade. Por mim eu percorreria trechos menores e pousaria com mais delongas em lugares belíssimos (sobretudo na costa nordestina). Mas o meu colega tinha uma certa pressa, pois estava indo visitar parentes e para ele, quanto mais tempo junto aos seus melhor. Ou seja, tivemos uma rotina um pouco pesada (quase mil kms/dia) e pouco aproveitamos as maravilhas do trajeto.
Pretendo fazer outras viagens domésticas para as quais já decidi: vou só! Embora a companhia do meu parceiro e irmão de MC tenha sido excelente. Mas quero tirar uns 45 dias para minha próxima aventura, a qual pretendo fazer sem pressa alguma, viajando 300, 500km/dia, dependendo do roteiro, descansando bastante, pernoitando em lugares confortáveis, se o lugar for bom passarei mais um dia ou dois, comendo em ótimos restaurantes e conhecendo a gastronomia local, enfim... fazendo apenas do meu jeito!
Em viagem internacional, contudo, pelo menos na primeira que eu fizer, pretendo ir em grupo, com quem já conheça o percurso e as características do roteiro.
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Ricardo Boris
Ipu / Ceará
Concordo com as posições dos amigos, Fabio e Ric.
Recentemente, final do ano, fiz uma viagem sozinho, foram 3.650 km no total.
Acho que sozinho, com já disseram, voce tem mais liberdade de fazer o seu ritmo e paradas, não precisa se preocupar se os outros estão acompanhando ou não.
Já quanto a problemas, se eles ocorrerem, terão que ser enfrentados, mas não pensemos em problemas e sim em diversão !!!!!!
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
CM-R1200-GS Escreveu:Concordo com as posições dos amigos, Fabio e Ric.
Recentemente, final do ano, fiz uma viagem sozinho, foram 3.650 km no total.
Acho que sozinho, com já disseram, voce tem mais liberdade de fazer o seu ritmo e paradas, não precisa se preocupar se os outros estão acompanhando ou não.
Já quanto a problemas, se eles ocorrerem, terão que ser enfrentados, mas não pensemos em problemas e sim em diversão !!!!!!
Exatamente, Cássio! Pensar em coisa boa.
E afinal... para que existe o seguro?
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Ricardo Boris
Ipu / Ceará
CM-R1200-GS Escreveu:Concordo com as posições dos amigos, Fabio e Ric.
Recentemente, final do ano, fiz uma viagem sozinho, foram 3.650 km no total.
Acho que sozinho, com já disseram, voce tem mais liberdade de fazer o seu ritmo e paradas, não precisa se preocupar se os outros estão acompanhando ou não.
Já quanto a problemas, se eles ocorrerem, terão que ser enfrentados, mas não pensemos em problemas e sim em diversão !!!!!!
Exatamente, Cássio! Pensar em coisa boa.
E afinal... para que existe o seguro?
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Ricardo Boris
Ipu / Ceará
RicBoris Escreveu:Exatamente, Cássio! Pensar em coisa boa.
E afinal... para que existe o seguro?
É bem por ai ........
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
Em fevereiro foi pro Atacams com um amigo e é exatamente como foi comentado. No meio da viagem já não aguentava mais ele. Apesar de termos combinado no Brasil como seria a viagem com detalhes. Nos primeiros dias funcionou bem mas as manias e vícios que todos temos acabaram prevalecendo e pra não brigar cedi. Levamos o intercomunicador e o cara falava das 8h as 18h sem parar, qdo nos despedimos foi um alívio. Este ano vou me aventurar numa viagem internacional solo.
kkkk... é phoda! também rolou um estresse light na minha viagem (rs)
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Ricardo Boris
Ipu / Ceará
Em Piracicaba - SP existia um ditado para essa duvida "antes pó do que malconhado"
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