26-04-2019, 18:22
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-04-2019, 19:13 por Gnegraes.)
rodpcastro Escreveu:Guilherme, o Alexandre Piu, embora eu não o conheça pessoalmente, sempre me foi muito recomendado e bem avaliado por parceiros daqui do fórum e do grupo F800GS do Facebook. Entende muito de BMW. Tenho grande respeito pelo conhecimento e experiência dele com essas motos. Não quer dizer que eu vá concordar 100% com qualquer coisa que ele diga, mas considero que sempre vale a pena ouvi-lo com atenção.
Como falei na minha primeira mensagem, não estou refutando o que o artigo que você traduziu, até porque não tenho conhecimento técnico tão aprofundado nesse assunto. Mas há gente boa com opiniões tecnicas diferentes, e eu não tenho clareza de quem está certo.
Na dúvida eu sigo o manual... Mas manuais não são oráculos. Por 2 ou 3 anos o manual da Triumph 675 recomendava 1 litro a menos de óleo. Depois mudaram silenciosamente, e deve ter muita gente ainda andando aí com pouco óleo. Ou seja, manuais também erram.
A mudança de 10w40 para 15w50, sem mudança no motor, ainda é, para mim, inexplicada.
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Videozinhos de manutenção de moto:
https://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Rods,
Os óleos tem a mesma viscosidade, apenas que o 15W50 é para operar em temperaturas ambientes do ar mais quentes. Só isso.
Eu não traduzi apenas o artigo, todos os conceitos que nele estão descritos eu confirmo.
Aproveitei um bom texto resumo para leigos, mais fácil traduzir que montar outro partindo do zero...
Se a maioria de vocês acha que os números do código SAE indicam viscosidade, tem uma interpretação totalmente errada sobre o que o código de óleo informa. Coisas do tipo... ah, esse óleo 20W50 é mais viscoso que esse 5W40... depende da temperatura..
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
26-04-2019, 18:30
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-04-2019, 16:35 por Gnegraes.)
PabloTiago Escreveu:A duvida é justamente essa Sal, o amigo disse que o Piu usa a graxa errada. Gostaria que ele nos dissesse qual é a graxa correta.
O manual para todos os modelos BMW já foi disponibilizado aqui. Todas as informações que necessitamos estão lá.
A graxa correta é fabricada pela Klüber da Alemanha, um distribuidor o sul via Mercado Livre vende em potes pequenos, basta procurar.
É a graxa Staburags 30 PTN.... Estou escrevendo o código de memória, estou em viagem e teclando de um hotel....
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
PabloTiago Escreveu:A duvida é justamente essa Sal, o amigo disse que o Piu usa a graxa errada. Gostaria que ele nos dissesse qual é a graxa correta.
Só o Possenti tem essa graxa no Brasil,os cardãns do Piu sao retificados pelo Possenti,a graxa que o Piu usa é a do Possenti tambem,ele ja postou um video sobre.
27-04-2019, 16:59
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-04-2019, 19:18 por Gnegraes.)
Rromagnani Escreveu:Só uma correção... quem fez a cagada no meu retentor colocando peça errada e meleca do de silicone foi a FS Motos!
O Piu trocou e colocou o original BMW. Desculpe se me expressei mal.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
O "causo" do retentor para mim mostra que responsabilidade FS Motos não tem. E acho que não é tão especialista assim em qualquer modelo de moto, já que a cagada poderia ter sido feita em uma Honda, Triumph, Yamaha...
- Primeiro: se ele tem a documentação técnica da moto para consulta, lá existe o part number deste retentor. Se ele não tem a documentação técnica, vamos para o Segundo ponto.
- Segundo: acho temeroso e pouco profissional da parte de um mecânico que tem uma oficina e presta serviço [I]remunerado[/I] mexer em qualquer moto sem ter a documentação técnica disponível.
- Terceiro: se na "lojinha da esquina" não tinha em retentor, deveria ter comunicado ao Roberto que estaria aguardando a peça correta para a montagem. O que FS Motos fez??? Comprou um retentor de diâmetro diferente e o "colou" no alojamento com silicone.
- Quarto: aí a FS fez duas CAGADAS ao mesmo tempo e explico:
a- colocou uma peça de dimensões diferentes da correta e remendou com silicone e,
b- retentor precisa ser comprado do fabricante do equipamento.
Por que um retentor precisa ser comprado na concessionária? Por que existem "n" elastômeros" que podem ser utilizados num retentor de mesma geometria. Elastômero, no popular é um material que chamam de "borracha", pode ser de borracha natural NBR, borracha sintética SBR, borracha nitrílica NBR, EPDM, silicone, etc., etc. e ainda com durezas diferentes para um mesmo material.
Basta pegar um catálogo da Sabó, o maior fabricante brasileiro e ver que há milhares de especificações.
Portanto, ninguém só de olhar consegue identificar qual o material de um retentor, nem eu, nem FS Motos e nem ninguém.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
Oi o senhor não leu não foi o Piu .
Gnegraes Escreveu:O "causo" do retentor para mim mostra que responsabilidade o Sr. Piu não tem. E acho que não é tão especialista assim em qualquer modelo de moto, já que a cagada poderia ter sido feita em uma Honda, Triumph, Yamaha...
- Primeiro: se ele tem a documentação técnica da moto para consulta, lá existe o part number deste retentor. Se ele não tem a documentação técnica, vamos para o Segundo ponto.
- Segundo: acho temeroso e pouco profissional da parte de um mecânico que tem uma oficina e presta serviço [I]remunerado[/I] mexer em qualquer moto sem ter a documentação técnica disponível.
- Terceiro: se na "lojinha da esquina" não tinha em retentor, deveria ter comunicado ao Roberto que estaria aguardando a peça correta para a montagem. O que o Sr. Piu fez??? Comprou um retentor de diâmetro diferente e o "colou" no alojamento com silicone.
- Quarto: aí o Sr. Piu fez duas CAGADAS ao mesmo tempo e explico:
a- colocou uma peça de dimensões diferentes da correta e remendou com silicone e,
b- retentor precisa ser comprado do fabricante do equipamento.
Por que um retentor precisa ser comprado na concessionária? Por que existem "n" elastômeros" que podem ser utilizados num retentor de mesma geometria. Elastômero, no popular é um material que chamam de "borracha", pode ser de borracha natural NBR, borracha sintética SBR, borracha nitrílica NBR, EPDM, silicone, etc., etc. e ainda com durezas diferentes para um mesmo material.
Basta pegar um catálogo da Sabó, o maior fabricante brasileiro e ver que há milhares de especificações.
Portanto, ninguém só de olhar consegue identificar qual o material de um retentor, nem eu, nem o Sr. Piu e nem ninguém.
Guilherme, volto a falar essa cagada foi da FS Motos e NÃO o Piu!
Aliás o Piu fez um ótimo trabalho limpando tudo é colocando um retentor original!
Ainda sobre o Piu, achei ótimo o trabalho dele!
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
27-04-2019, 19:13
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-04-2019, 19:20 por Gnegraes.)
All,
Desculpas imensas pela troca de nomes.
Vou reeditar meus textos corrigindo para FS.
Isso é necessário, pois as mensagens são lidas a qualquer tempo.
Vou entrar em contato com o Piu, pedir desculpas por eventual dissabor e explicar que houve uma troca de nomes e que busquei revisar os textos.
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
29-04-2019, 22:04
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-04-2019, 22:07 por Gnegraes.)
Fiz um novo texto, desta vez mais detalhado e com tabelas e dados, tanto da BMW, como da SAE.
A norma SAE J300 (óleos de motor) e J306 (óleos de engrenagens) precisam ser pagas para se realizar o download e não são baratas.
Os dados e tabelas usei de textos técnicos de empresas especializadas.
Espero que possam aproveitar, já que há muita desinformação no mercado como um todo.
https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfNe-A4Jzgv6Vrb2xg
Guilherme
...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
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