Conectar

Ver Versão Completa : Bateria

Gnegraes
13-07-2024, 11:28
All,

Após 5 anos de uso, minha bateria Yuasa YTX14-BS morreu.
Comprei outra e já instalei. Não posso me queixar.

Na Alemanha muitos estão usando as de LiFePO4, correntes de partida altíssimas, carregamento rápido e invariavelmente todas elas vem com calços plásticos para compensar o tamanho reduzido nos suportes. São mais caras mas o rendimento é muito maior, todos os usuários e as análises técnicas são muito positivas.

Aqui no Brasil até onde pesquisei, temos a Aliant italiana. Perguntei lá na Alemanha se tinham experiência com essa marca e não recomendaram, qualidade inferior comparada às marcas que usam por lá.

Cheguei a pensar em compra uma Aliant, mas devido ao feed back de baixa qualidade, fiquei com receio de incêndio/explosão.
E não sem razão, a quantidade de vídeos que recebo de lá com explosões e incêndios é enorme.
Aqui em São Paulo os Bombeiros estão cogitando em colocar nas diretrizes de projeto de prédios comerciais e residenciais que a vaga seja compartimentada com paredes corta-fogo em 3 laterais da vaga, para em caso de incêndio não propague rapidamente ao redor.

EvertonM
22-07-2024, 18:42
Olá, Guilherme.
A minha está com 3 anos de uso, mas hoje cedo deu uma "morrida", ressuscitando cerca de 1 hora depois (estava frio e a moto ficou parada uns dias. Na primeira partida foi ok. Desliguei para verificar o pneu e na segunda partida a bateria não deu conta). Depois de conseguir dar partida, tudo funcionou ok.
Acredito que ela está me avisando que não vai aguentar muito.
Vi que a original é uma Moura. Essa Yuasa YTX14-BS é o modelo para a GS Adv ? (a minha é 1250, 2021/2022).
Vou dar uma pesquisada e já me preparar para o investimento.

Gnegraes
23-07-2024, 15:00
Olá, Guilherme.
A minha está com 3 anos de uso, mas hoje cedo deu uma "morrida", ressuscitando cerca de 1 hora depois (estava frio e a moto ficou parada uns dias. Na primeira partida foi ok. Desliguei para verificar o pneu e na segunda partida a bateria não deu conta). Depois de conseguir dar partida, tudo funcionou ok.
Acredito que ela está me avisando que não vai aguentar muito.
Vi que a original é uma Moura. Essa Yuasa YTX14-BS é o modelo para a GS Adv ? (a minha é 1250, 2021/2022).
Vou dar uma pesquisada e já me preparar para o investimento.

Oi Everton,

Sim, essa Yuasa serve para todos esses motores.

Aqui custa cerca de R$900,00, foi o que paguei na Beto Motos Montada (vem sem a solução que precisa ser colocada na bateria para ativá-la e mais a montagem. Na Yuasa custa R$850,00 sem M.O.

EvertonM
23-07-2024, 15:16
Mais uma dúvida, se puderem me ajudar.
Minha bateria original (Moura 12 V - 12 Ah) está com exatos 3 anos.
Como disse acima, tive um pequeno perrengue, mas depois consegui dar a partida e não apresentou mais o problema.
24 horas depois, chequei no painel e está apresentando 12,1 V com a moto desligada (com a moto rodando fica entre 14,1 e 14,2 V).
Esses valores estão normais ?
Quando deu o problema, a voltagem estava em torno de 11,6 a 11,8 V.
Agradeço as avaliações.

Reiner
23-07-2024, 17:25
Everton, acho que sua bateria vai durar mais algum tempo, a tensão ligada está normal e carregando deveria estar em 13,8V, mas, a diferença é pequena....

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

EvertonM
23-07-2024, 19:00
Valeu, Reiner. Grato

Gnegraes
24-07-2024, 07:59
Valeu, Reiner. Grato

A tensão da bateria carregada em repouso deve estar entre 12,3Vcc e 12,8Vcc.
Se a tensão depois de rodar está abaixo disso, ela não está mais aceitando carga, a vida útil está próxima do fim...
A vida útil de uma bateria é determinada pelo número de ciclos de carga/descarga que ela sofre.

EvertonM
24-07-2024, 13:30
Ontem fiz a medição com multímetro, após 24 horas que cheguei de viagem (a moto permaneceu desligada). Marcou 12,8 V (no painel aparecia 12,1 V).
Hoje fui na Eurobike e eles fizeram testes com um aparelho conectado diretamente na bateria. São 3 formatos: repouso, após 5 ou 6 tentativas de partida e 1 minuto depois disso.
No primeiro e no último teste resultou "Estado" e "Vida" da bateria igual a 100%. No teste intermediário o resultado foi "Estado" = 60% e "Vida" = 100%. Nos três casos a resistência ficou entre 15,99 e 15,53 mOhms.
Conclusão: a bateria está razoável e deve aguentar mais um tempo (talvez rode mais 1 ano e chegue aos 4 de uso). Vou acompanhar periodicamente com o multímetro.

Reiner
24-07-2024, 13:36
Everton, nem precisa.....use o painel mesmo.
E mantenha os contatos limpos e apertados.....
A R1200GS que tive, a bateria MOURA estava com 5 anos qdo o ladrão deu partida e foi embora, não tive mais notícias, rsrsrs.

Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk

Gnegraes
24-07-2024, 15:26
Ontem fiz a medição com multímetro, após 24 horas que cheguei de viagem (a moto permaneceu desligada). Marcou 12,8 V (no painel aparecia 12,1 V).
Hoje fui na Eurobike e eles fizeram testes com um aparelho conectado diretamente na bateria. São 3 formatos: repouso, após 5 ou 6 tentativas de partida e 1 minuto depois disso.
No primeiro e no último teste resultou "Estado" e "Vida" da bateria igual a 100%. No teste intermediário o resultado foi "Estado" = 60% e "Vida" = 100%. Nos três casos a resistência ficou entre 15,99 e 15,53 mOhms.
Conclusão: a bateria está razoável e deve aguentar mais um tempo (talvez rode mais 1 ano e chegue aos 4 de uso). Vou acompanhar periodicamente com o multímetro.

Everton,

A tensão do multímetro deve estar correta.

leandro11
02-09-2024, 08:10
Bateria original Moura aqui tá dando sinais de fim de vida.
Motos anteriores tive ótimas experiências com a Motobatt, preço intermediário entre a Moura e a Yuasa. Alguém usa na GS a Motobatt?
Sempre soube que as Yuasa de reposição nunca duravam a mesma coisa que as Yuasa OEM.

Gnegraes
02-09-2024, 08:30
Bateria original Moura aqui tá dando sinais de fim de vida.
Motos anteriores tive ótimas experiências com a Motobatt, preço intermediário entre a Moura e a Yuasa. Alguém usa na GS a Motobatt?
Sempre soube que as Yuasa de reposição nunca duravam a mesma coisa que as Yuasa OEM.

Leandro,

Troquei minha bateria faz pouco. Era Yuasa e durou 5 anos, bastante razoável...
Coloquei Yuasa novamente.

EvertonM
02-09-2024, 23:10
Leandro, depois de 3 anos a bateria Moura da minha moto começou a ratear (principalmente nos dias mais frios). Talvez aguentasse um tempo mais, mas com medo de ficar na estrada, resolvi trocar.
A nova chegou há 2 semanas. Coloquei exatamente a mesma bateria - Moura MA12E. Pode ser que outras marcas aguentem mais, mas essa estava quase 1/3 do preço da Yuasa. Se durar mais 3 anos, estou no lucro. Se não durar, fico com o aprendizado.
Eu mesmo fiz a ativação conforme manual, inclusive com carga lenta inicial, e instalei. Até agora tudo funcionando conforme previsto.

Tuco10
04-09-2024, 08:35
Uso alliant tem 5 anos, sem nenhum problema, ja usei em 3 GS1250.

Marivaldo
04-09-2024, 20:03
Aliant, pesquisei: modelo YLP14. Bateria de lítio: 50% mais leve, vida útil de 7 anos, carrega em menos tempo, 14 Ah. Custa o dobro, mas vale a pena.

sisti
09-03-2025, 14:56
Ontem a noite foi minha vez. Depois de 3 anos a Moura original foi pra roça. Abasteci a moto, fui ligar e nada! Foi bom que já testei o guincho da Tokio Marine. Levou 2h para chegar, depois descobri que ele estava a 2 quarteirões de distância, mas a burocracia não deixou ele chegar antes, mas o atendimento foi 10 e ainda voltei de táxi pra casa com a moto no guincho rsrs...
Procurei a Yuasa pra comprar mas não achei. Comprei Heliar. Pelo menos no meu carro durou 5 anos. Vamos ver na moto. Paguei 800 pau, 12v 12ah e 200cca

Gnegraes
10-03-2025, 14:51
Olá Sisti,

Baterias Yuasa você compra direto no site deles:

https://bateriayuasa.com.br/?srsltid=AfmBOorN7DMV3a1uYx2VokHO8_kpfzH9MrQRawx4j LI7AZv7aNZpe5nh

O frete é grátis para muitas regiões.

adriel
13-03-2025, 22:27
Moro em região fria e as baterias duram de 3 a 4 anos no máximo. Já testei Yuasa, Moura e Heliar. Prefiro comprar a mais barata entre essas três. A durabilidade é praticamente igual.

Talvez valha a pena testar essa opção de lítio, mas só pra quem está em região com menos acesso. Quem mora em cidade grande, resolve fácil. É só manter a revisão em dia e trocar antes de enfrentar regiões muito remotas.

Gnegraes
14-03-2025, 08:06
Moro em região fria e as baterias duram de 3 a 4 anos no máximo. Já testei Yuasa, Moura e Heliar. Prefiro comprar a mais barata entre essas três. A durabilidade é praticamente igual.

Talvez valha a pena testar essa opção de lítio, mas só pra quem está em região com menos acesso. Quem mora em cidade grande, resolve fácil. É só manter a revisão em dia e trocar antes de enfrentar regiões muito remotas.

Adriel,

As baterias de Li tem corrente de partida muito maior, além de serem mais leves.
As que temos aqui disponíveis são as da marca Aliant, que na Europa não são consideradas como boas. O uso delas aqui é recente e portanto não temos histórico delas.

Surgiu uma outra (no ML) de marca Skyrich. Nunca lí nada sobre ela nos grupos da Europa, daí posso pensar não ser de boa qualidade.

A qualidade das de Lítio é extremamente importante, dada a quantidade enorme de incêndios "expontâneos" em motos e scooters, há quilos de vídeos na web...

adriel
14-03-2025, 08:16
Pois é, além do risco de incêndio, o peso menor nem chega a ser uma grande vantagem assim. Uma moto desse porte carregada e com o piloto em cima, passa fácil dos 350 kg. Um kg a mais ou a menos será imperceptível.

As baterias de lítio são mais imprevisíveis também. Já tive algumas em eletrônicos que simplesmente morreram sem aviso prévio. Talvez a revisão periódica não seja suficiente para prever alguma falha.

EvertonM
14-03-2025, 09:26
Não sabia dessa característica de "morte súbita" da bateria de lítio.
Quando troquei da minha moto pesquisei essa compra, mas no final fiquei com a Moura (MA12E), que aguenta uns 3 anos, tem preço bem menor e vai "avisando" quando está chegando ao fim. Por enquanto está valendo a pena.

Gnegraes
14-03-2025, 11:03
Não sabia dessa característica de "morte súbita" da bateria de lítio.
Quando troquei da minha moto pesquisei essa compra, mas no final fiquei com a Moura (MA12E), que aguenta uns 3 anos, tem preço bem menor e vai "avisando" quando está chegando ao fim. Por enquanto está valendo a pena.

Everton,

Pesquisei bastante no grupo da Alemanha sobre bateriais, há tópicos que são verdadeiros tratados de engenharia elétrica.
Muitos estão usando há um bom tempo as de LiFePo mas as boas marcas disponíveis lá não temos por aqui.
Perguntei sobre Aliant e as opiniões não foram boas, consideram inferior.

O grande problema e reclamação do pessoal é sobre a falta de padronização nas informações disponibilizadas pelos fabricantes de baterias, seja qual sistema seja, LiFePo ou Chumbo-ácido.
Acabam muitas vezes optando por marca onde a quantidade de informações permite uma análise mais técnica do produto.

Nas chumbo-ácido há uma unanimidade a respeito da Hawker norte-americana, mas também não a temos por aqui.

FabioTwin
09-04-2025, 20:11
Sempre confiei na Moura, só uso ela nos meus carros mas na moto, tive uma experiencia negativa, soltou um dos pólos logo após o fim da garantia, do nada a moto morreu.
Na F800 tá uma Moura, já com 2 anos de uso pela data de fabricação, vou ficar de olho.
Abraços.
Fabio.

EvertonM
09-04-2025, 22:00
soltou um dos pólos logo após o fim da garantia

Esse é um baita defeito de fabricação ! Em direito, essa situação é considerada "vício oculto".
Caberia algumas medidas administrativas e judiciais, com proporcional incômodo.