BMW GS Brasil

Versão Completa: Cambio ou Bigorna na R1200GS LC (Todas)
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Pessoal,

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A motocicleta é excelente, porem o cambio é um problema. Quando cambio a primeira marcha dá aquela marretada, tipica das Harley, mas numa BMW quem diria. O pior que não fica só na primeira, todas dão tranco, tanto na subida como nas reduzidas.
Encontrei um cara no final de semana na Caltabiano e a duas semanas atras ele comprou a R1200GS LC ADV 2014, comentei sobre os trancos se isto ocorre na ADV, e disse que sim, mas como ele foi piloto a mais de 20 anos, alegou que ate hoje só usa a embreagem para engatar a primeira e reduzir, porque as demais muda sem utilizar o cambio, segundo ele, o cambio sincronizado é possível fazer isso sem danificar, o processo é o mesmo que você usa hoje, mas sem utilizar a alavanca da embreagem. Hoje apliquei este método, e digo que as marchas entram como uma seda, ai a duvida, será que não estraga mesmo ?
No sábado la na CC, conversei com o mecânico que está lá a bom tempo, e pela sua explicação o funcionamento do cambio é assim mesmo, totalmente diferente do modelo anteriores que era separado do motor, já na LC ele é integrado, e um dos disco da embreagem esta girando, por isso da-se o tranco ao engatar ou reduzir. Hoje o mesmo óleo que lubrifica o motor, faz o mesmo papel no cambio.
Ai pergunto ao amigos que tem o mesmo modelo:
1) A sua tem as mesmas características ?
2) Já acostumou com a marretada ?

Experimente trocar as marchas sem utilizar a embreagem e diga o que achou.

Até breve,

Reinaldo

Até breve,

Reinaldo
Reinaldo tenho aplicado a embreagem muito rápido e assim procurado mudar sem alterar muito a rotação nas trocas e minimizou muito essa sensação de bigorna na troca das marchas.
Me acostumei e acho que acertei a pegada.

Ainda não tentei mudar no tempo sem a embreagem, já fiz muito em motos menores e confesso que tenho um pouco de receio de fazer numa 1200, mas vou experimentar.
O que eu notei, é que se esticar mais a marcha, dá o tranco.
Se trocar a marcha com rotação mais baixa (sem forçar tanto o motor) não dá tranco nenhum.

Me desculpem, mas não pretendo experimentar trocar de marcha sem embreagem numa moto de 70k. :o

Os engenheiros da BMW colocaram a embreagem lá, eu já paguei por ela, portanto não vejo porque não usá-la Rolleyes
Bom dia. Eu subo as marchas na estrada, a partir da segunda, sem embreagem, no tempo. É perfeito sem trancos. O cambio foi feito pra isto. Nas reduçoes é que se usa a embreagem, e para 1 e 2 marchas. Na cidade eu uso embreagem e entao faço as trocas em giro baixo. Fica um doce. So para engatar a primeira, parado, que e seco e barulhento como HD, mas é assim mesmo.
Numa moto de 70k é que se espera um cambio sequencial para trocas sem embreagem. Fica mais rápido, preciso, e não dá aquele balanço que faz o garupa bater o capacete no piloto.
Uma coisa é fato, o cambio da minha é super macio com trocas de marcha sem esforço independente do barulho nas trocas, estalo este que se dá principalmente pela folga necessária no cardã.

Andei numa das concorrentes com cardã e achei o cambio bem mais duro nas trocas de marcha além de bater o cardã também.

Talvez se fosse corrente essa "batida" entre marchas não existiria.

O modelo a ar usa embreagem a seco que usa um disco fixo e um móvel de diâmetro maior que deve ter um descolamento imediato e diferente da LC com embreagem a óleo tendo vários discos menores onde creio ter uma certa resistência para descolar os discos.
Acredito ser isso o que acentua o ruído na LC, por outro lado deixa os engates mais fáceis.
Fabio,

Os engates são macios, mas a bigorna tá la, a cada troca uma marretada.
O Icemam alem de não andar de moto, fica ai se justificando, agora trocar de marcha abaixo de 2000rmp, fica difícil numa LC.
O cambio é sequencial e trocar de marcha sem usar a embreagem não danifica em nada, bem pelo contrario, aquele tranco desaparece.
Fabio, pode trocar de marcha sem susto, vai ver que entra macio, sem tranco e use somente no engate da primeira marcha quando estiver parado e na redução, fora disso vai bem.
Vou fazer uma pesquisa profunda sobre isto e depois posto para voces, mas com embasamento, não quero criar um problema futuro nem para mim e muito menos para voces, passando um informação que possa acarretar em danos interno em nossas LC.

Até breve,

Reinaldo
Eu não uso a embreagem e o câmbio é rápido, preciso macio e silencioso. Na minha opinião usar a embreagem está errado. Ela é apenas um apoio para arrancar a moto e para reduzidas fortes.
Acho esse estalo que da quando se engata a primeira bem legal,voce olha para o lado faz aquela cara de cruel, abaixa a viseira e arranca de 0 a 100 em 3 seconds kkkkk, pressão total.Pessoal brincadeira, so em filmesCool
Por sinal, não uso embreagem em moto nenhuma, nem mesmo na KTM 350 de enduro.
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