BMW GS Brasil

Versão Completa: TUTORIAL: Instalação de Bauleto na F800R
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Vamos para um assunto polêmico?

Muitos donos de motos naked/street não gostam de colocar bauletos nas suas motos, porque estraga o visual da moto. Entretanto, quem usa bauleto se apaixona pela praticidade do treco, por poder chegar em qualquer lugar e ter onde deixar o capacete, as luvas e outras coisas mais.

Eu sou um dos bauleto-dependentes, e uma das primeiras coisas que fiz depois de comprar a F800R foi dar um jeito de colocar um balueto nela.

Vamos então para um tutorial de instalação de bagageiro e bauleto! É tarefa super fácil, que requer poucas ferramentas e praticamente nenhum conhecimento técnico.

Comprei um bagageiro da Master Custom, para poder instalar o bauleto Givi 45l que eu já tinha.

Ferramentas

- Conjunto de chaves Allen
- Chave combinada 10mm
- Trava rosca 115

Material Bagageiro

- Bagareiro específico para a F800R
- 2 Parafusos de 70mm
- 2 Parafusos de 60mm
- 2 espaçadores de nylon longos
- 2 espaçadores de nylon curtos
- 4 parafusos pequenos

[Imagem: 20131201_093438.jpg]

Material Bauleto

- Bauleto GIVI 45l
- Base para o bauleto
- 4 conjuntos de parafusos, arruelas e porcas parlock

[Imagem: 20131201_093502.jpg]
[Imagem: 20131201_093425.jpg]

Aprimoramentos:

Fiz alguns ajustes que achei importantes por estética ou funcionalidade:

- Troquei os parafusos de cabeça sextavada que vieram com o bagageiro por outros de cabeça allen;
- Adicionei uma porca de aço larga junto com o espaçador de nylon que entra por baixo da moto, porque em uma primeira montagem achei que a peça ficou tensionada demais, desnecessariamente. Também ajudou a afastar o bagageiro da carenagem traseira da moto;
- Troquei as barras que fixam a base do bauleto originais, que são todas onduladas para pegar bem em bagageiros de cano, por arruelas largas de lanterneiro, que são planas.

Montagem do babageiro

1 - Retirar os dois parafusos que prendem a alça do garupa à rabeta, e inserir os espaçadores de nylon pequenos em seu lugar. Eu precisei debastar estes afastadores para que entrassem no lugar. Deu um certo trabalho essa parte.

[Imagem: 20131201_093601.jpg]

2 - Colocar as mãos francesas do bagageiro, uma de cada lado, utilizando os parafusos de 70mm, os espaçadores longos e as porcas de aço. Importante não apertar os parafusos ainda, apenas colocar eles no lugar. Se apertar agora, não consegue juntar com o resto das peças.

[Imagem: 20131201_093908.jpg]
[Imagem: 20131201_094051.jpg]

Nesta foto dá para ver onde ficou a porca, que tem função apenas de afastador. Aparece aí o subquadro que vai até a rabeta, e chegando por baixo o espaçador longo. Entre o quadro e o espaçador, está a porca de aço. Ela é mais larga que o parafuso, não dá rosca nele.

3 - Colocar a tampa no lugar e colocar os dois parafusos de 60mm no seu lugar. Não apertar ainda. Primeiro deve-se prender a tampa às mãos francesas com os 4 parafusos pequenos. Aperta os parafusos pequenos, e só então pode apertar um pouco os parafusos superiores que prendem ao quadro (60 mm). Apenas levemente, sem dar torque total.

[Imagem: 20131201_095217.jpg]

4 - Aperto final. Agora é hora de apertar os 4 parafusos longos, aumentando o torque um por um. Não precisa arrochar até quebrar o quadro. Eu coloquei trava rosca nos quatro para deixar mais firme.

Esse é o resultado dessa etapa, moto com bagageiro:

[Imagem: 20131201_095230.jpg]


Montagem do Bauleto


1 - Coloquei duas arruelas adicionais entre a base do bauleto e o bagageiro, porque as frestas no bagageiro nessa parte eram muito largas, e me pareceu que ao dar tensão nos parafusos a placa plástica poderia acabar se danificando. Essas arruelas não vêm com a peça.

[Imagem: 20131201_095456.jpg]

2 - Colocar a base sobre o bagageiro e acertar a sua posição:

[Imagem: 20131201_095346.jpg]

3 - Colocar os quatro parafusos na base, tentando deixá-los o mais afastados uns dos outros para prender melhor a base ao bagageiro.

[Imagem: 20131201_100605.jpg]

Vejam como ficam as arruelas por baixo. Não precisa e nem deve dar um torque monstro nesses parafusos. Como eles usam porcas parlock, não vão soltar sozinhos.

[Imagem: 20131201_100647.jpg]

4 - E colocando o bauleto na base, tem-se a obra finalizada. A moto fica incrivelmente mais feia, mas muito mais prática.

[Imagem: 20131201_101751.jpg]

Algumas fotos em viagens por aí...

[Imagem: 20140715_150751.jpg]
[Imagem: 20140715_140852.jpg]
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[Imagem: 20140715_141653.jpg]
[Imagem: 20140715_141412.jpg]
seu bauleto não fica fazendo barulho ao rodar?
Não, ou pelo menos nada que me incomode. O bagageiro é muito bem construído, fica bem firme.
Muito bom que falar que fica feio etc.. não sabe a praticidade que é um bauleto, vc pode parar em qualquer lugar deixar capacte, blusa, carteira oculus de forma "segura" sem falar que td fica melhor para viajar!
Rod alguma vez os parafusos que seguram os braços do suporte (aquele que entra por baixo) já quebraram? Coloquei o mesmo baú porém com o suporte original na givi e os meus já quebraram 4x andando na cidade.

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baconbh8 Escreveu:Rod alguma vez os parafusos que seguram os braços do suporte (aquele que entra por baixo) já quebraram? Coloquei o mesmo baú porém com o suporte original na givi e os meus já quebraram 4x andando na cidade.

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Quebraram 3 vezes. Eu acabei trocando por outro bagageiro, da SW-MOTECH, bem melhor, que usa os mesmos apoios das alças de garupa.

Agora, quebrar os parafusos nem foi o pior. Descobri mais tarde que esse bagageiro estava rachando o sub-quadro da minha moto. O sistema de fixação dele é mal pensado, transfere a vibração de um jeito que quebra/racha o sub-quadro próximo aos parafusos mais de trás.

Esse bagageiro do tutorial eu recomendo que só deva ser utilizado em conjunto com os suportes de alforge laterais, pois aí ele passa a ter apoio nas pedaleiras de garupa. Sem esse apoio é questão de tempo até aparecer as rachaduras.

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Não, esse aí é da GS, a minha é a R. Mas é dessa marca.

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rodpcastro Escreveu:Não, esse aí é da GS, a minha é a R. Mas é dessa marca.

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Ah sim, achei que o da gs daria na r também

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rodpcastro Escreveu:Não, esse aí é da GS, a minha é a R. Mas é dessa marca.

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Rodrigão, onde você comprou o seu suporte?
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