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TUTORIAL: Instalação de Bauleto na F800R
#1
Vamos para um assunto polêmico?

Muitos donos de motos naked/street não gostam de colocar bauletos nas suas motos, porque estraga o visual da moto. Entretanto, quem usa bauleto se apaixona pela praticidade do treco, por poder chegar em qualquer lugar e ter onde deixar o capacete, as luvas e outras coisas mais.

Eu sou um dos bauleto-dependentes, e uma das primeiras coisas que fiz depois de comprar a F800R foi dar um jeito de colocar um balueto nela.

Vamos então para um tutorial de instalação de bagageiro e bauleto! É tarefa super fácil, que requer poucas ferramentas e praticamente nenhum conhecimento técnico.

Comprei um bagageiro da Master Custom, para poder instalar o bauleto Givi 45l que eu já tinha.

Ferramentas

- Conjunto de chaves Allen
- Chave combinada 10mm
- Trava rosca 115

Material Bagageiro

- Bagareiro específico para a F800R
- 2 Parafusos de 70mm
- 2 Parafusos de 60mm
- 2 espaçadores de nylon longos
- 2 espaçadores de nylon curtos
- 4 parafusos pequenos

[Imagem: 20131201_093438.jpg]

Material Bauleto

- Bauleto GIVI 45l
- Base para o bauleto
- 4 conjuntos de parafusos, arruelas e porcas parlock

[Imagem: 20131201_093502.jpg]
[Imagem: 20131201_093425.jpg]

Aprimoramentos:

Fiz alguns ajustes que achei importantes por estética ou funcionalidade:

- Troquei os parafusos de cabeça sextavada que vieram com o bagageiro por outros de cabeça allen;
- Adicionei uma porca de aço larga junto com o espaçador de nylon que entra por baixo da moto, porque em uma primeira montagem achei que a peça ficou tensionada demais, desnecessariamente. Também ajudou a afastar o bagageiro da carenagem traseira da moto;
- Troquei as barras que fixam a base do bauleto originais, que são todas onduladas para pegar bem em bagageiros de cano, por arruelas largas de lanterneiro, que são planas.

Montagem do babageiro

1 - Retirar os dois parafusos que prendem a alça do garupa à rabeta, e inserir os espaçadores de nylon pequenos em seu lugar. Eu precisei debastar estes afastadores para que entrassem no lugar. Deu um certo trabalho essa parte.

[Imagem: 20131201_093601.jpg]

2 - Colocar as mãos francesas do bagageiro, uma de cada lado, utilizando os parafusos de 70mm, os espaçadores longos e as porcas de aço. Importante não apertar os parafusos ainda, apenas colocar eles no lugar. Se apertar agora, não consegue juntar com o resto das peças.

[Imagem: 20131201_093908.jpg]
[Imagem: 20131201_094051.jpg]

Nesta foto dá para ver onde ficou a porca, que tem função apenas de afastador. Aparece aí o subquadro que vai até a rabeta, e chegando por baixo o espaçador longo. Entre o quadro e o espaçador, está a porca de aço. Ela é mais larga que o parafuso, não dá rosca nele.

3 - Colocar a tampa no lugar e colocar os dois parafusos de 60mm no seu lugar. Não apertar ainda. Primeiro deve-se prender a tampa às mãos francesas com os 4 parafusos pequenos. Aperta os parafusos pequenos, e só então pode apertar um pouco os parafusos superiores que prendem ao quadro (60 mm). Apenas levemente, sem dar torque total.

[Imagem: 20131201_095217.jpg]

4 - Aperto final. Agora é hora de apertar os 4 parafusos longos, aumentando o torque um por um. Não precisa arrochar até quebrar o quadro. Eu coloquei trava rosca nos quatro para deixar mais firme.

Esse é o resultado dessa etapa, moto com bagageiro:

[Imagem: 20131201_095230.jpg]


Montagem do Bauleto


1 - Coloquei duas arruelas adicionais entre a base do bauleto e o bagageiro, porque as frestas no bagageiro nessa parte eram muito largas, e me pareceu que ao dar tensão nos parafusos a placa plástica poderia acabar se danificando. Essas arruelas não vêm com a peça.

[Imagem: 20131201_095456.jpg]

2 - Colocar a base sobre o bagageiro e acertar a sua posição:

[Imagem: 20131201_095346.jpg]

3 - Colocar os quatro parafusos na base, tentando deixá-los o mais afastados uns dos outros para prender melhor a base ao bagageiro.

[Imagem: 20131201_100605.jpg]

Vejam como ficam as arruelas por baixo. Não precisa e nem deve dar um torque monstro nesses parafusos. Como eles usam porcas parlock, não vão soltar sozinhos.

[Imagem: 20131201_100647.jpg]

4 - E colocando o bauleto na base, tem-se a obra finalizada. A moto fica incrivelmente mais feia, mas muito mais prática.

[Imagem: 20131201_101751.jpg]

Algumas fotos em viagens por aí...

[Imagem: 20140715_150751.jpg]
[Imagem: 20140715_140852.jpg]
[Imagem: 20140715_134258.jpg]
[Imagem: 20140715_141653.jpg]
[Imagem: 20140715_141412.jpg]
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#2
seu bauleto não fica fazendo barulho ao rodar?
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#3
Não, ou pelo menos nada que me incomode. O bagageiro é muito bem construído, fica bem firme.
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#4
Muito bom que falar que fica feio etc.. não sabe a praticidade que é um bauleto, vc pode parar em qualquer lugar deixar capacte, blusa, carteira oculus de forma "segura" sem falar que td fica melhor para viajar!
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#5
Rod alguma vez os parafusos que seguram os braços do suporte (aquele que entra por baixo) já quebraram? Coloquei o mesmo baú porém com o suporte original na givi e os meus já quebraram 4x andando na cidade.

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#6
baconbh8 Escreveu:Rod alguma vez os parafusos que seguram os braços do suporte (aquele que entra por baixo) já quebraram? Coloquei o mesmo baú porém com o suporte original na givi e os meus já quebraram 4x andando na cidade.

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Quebraram 3 vezes. Eu acabei trocando por outro bagageiro, da SW-MOTECH, bem melhor, que usa os mesmos apoios das alças de garupa.

Agora, quebrar os parafusos nem foi o pior. Descobri mais tarde que esse bagageiro estava rachando o sub-quadro da minha moto. O sistema de fixação dele é mal pensado, transfere a vibração de um jeito que quebra/racha o sub-quadro próximo aos parafusos mais de trás.

Esse bagageiro do tutorial eu recomendo que só deva ser utilizado em conjunto com os suportes de alforge laterais, pois aí ele passa a ter apoio nas pedaleiras de garupa. Sem esse apoio é questão de tempo até aparecer as rachaduras.

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#7
O que colocou foi esse aqui: https://www.competizionemr.com.br/p/1595...+sw-motech ?
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#8
Não, esse aí é da GS, a minha é a R. Mas é dessa marca.

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#9
rodpcastro Escreveu:Não, esse aí é da GS, a minha é a R. Mas é dessa marca.

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Ah sim, achei que o da gs daria na r também

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#10
rodpcastro Escreveu:Não, esse aí é da GS, a minha é a R. Mas é dessa marca.

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Rodrigão, onde você comprou o seu suporte?
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