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Plano de manutenção completo para F800R
#1
Faz tempo que venho coletando dicas aqui e ali, em manuais e conversas com bons mecânicos. Esse é o resultado, um plano super completo para manutenção preventiva da F800R.

A cada 1000 km
• Limpar, ajustar e lubrificar a corrente
• Verificar nível do óleo

A cada 10.000 km ou um ano
• Trocar óleo e filtro de óleo
• Checar nível do líquido de arrefecimento
• Checar vazamentos no sistema de arrefecimento
• Checar embreagem, ajustar folga e lubrificar o cabo
• Checar acelerador, ajustar folga e lubrificar o cabo
• Checar desgaste de discos e pastilhas de freio
• Limpar pinças de freio e lubrificar os pinos
• Trocar o fluido de freio
• Checar vazamentos no sistema de freios
• Checar estado e pressão dos pneus
• Checar retentores da suspensão dianteira
• Checar desgaste, limpar, lubrificar e regular corrente
• Limpar cavidade fo pinhão
• Verificar guias da corrente na balança
• Checar calos, lubrificar rolamentos e ajustar aperto da mesa de direção
• Checar e lubrificar apoio lateral e cavalete central
• Checar todas as lâmpadas e piscas
• Checar marcha lenta, aceleração, redução e retomada
• Checar carga da bateria e do alternador
• Checar rolamentos das rodas
• Checar torque e apertar parafusos
• Checar falhas com scanner
• Resetar aviso de revisão

A cada 20.000 km ou dois anos
• Verificar e regular velas
• Limpar TBI
• Limpar bicos injetores
• Checar folga de válvulas
• Trocar filtro de ar
• Trocar líquido de arrefecimento
• Verificar tampa do radiador
• Trocar óleo da suspensão dianteira
• Trocar óleo do amortecedor de direção
• Checar rolamentos da balança

A cada 40.000 km
• Trocar as velas
• Verificar engrenagens da bomba de óleo
• Limpar filtro de combustível


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Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
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#2
Muito bom! É dificil achar essas informações.
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#3
rodpcastro Escreveu:Faz tempo que venho coletando dicas aqui e ali, em manuais e conversas com bons mecânicos. Esse é o resultado, um plano super completo para manutenção preventiva da F800R.

A cada 1000 km
• Limpar, ajustar e lubrificar a corrente
• Verificar nível do óleo

A cada 10.000 km ou um ano
• Trocar óleo e filtro de óleo
• Checar nível do líquido de arrefecimento
• Checar vazamentos no sistema de arrefecimento
• Checar embreagem, ajustar folga e lubrificar o cabo
• Checar acelerador, ajustar folga e lubrificar o cabo
• Checar desgaste de discos e pastilhas de freio
• Limpar pinças de freio e lubrificar os pinos
• Trocar o fluido de freio
• Checar vazamentos no sistema de freios
• Checar estado e pressão dos pneus
• Checar retentores da suspensão dianteira
• Checar desgaste, limpar, lubrificar e regular corrente
• Limpar cavidade fo pinhão
• Verificar guias da corrente na balança
• Checar calos, lubrificar rolamentos e ajustar aperto da mesa de direção
• Checar e lubrificar apoio lateral e cavalete central
• Checar todas as lâmpadas e piscas
• Checar marcha lenta, aceleração, redução e retomada
• Checar carga da bateria e do alternador
• Checar rolamentos das rodas
• Checar torque e apertar parafusos
• Checar falhas com scanner
• Resetar aviso de revisão

A cada 20.000 km ou dois anos
• Verificar e regular velas
• Limpar TBI
• Limpar bicos injetores
• Checar folga de válvulas
• Trocar filtro de ar
• Trocar líquido de arrefecimento
• Verificar tampa do radiador
• Trocar óleo da suspensão dianteira
• Trocar óleo do amortecedor de direção
• Checar rolamentos da balança

A cada 40.000 km
• Trocar as velas
• Verificar engrenagens da bomba de óleo
• Limpar filtro de combustível


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Pergunta: o filtro de combustível não é descartável? É possível lavá-lo?
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

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  Responder
#4
Gnegraes Escreveu:Pergunta: o filtro de combustível não é descartável? É possível lavá-lo?
Guilherme, eu mesmo nunca fiz essa manutenção, então não vou poder dar um resposta segura. Mas me foi reportado que pode ser limpo.

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#5
Peça 5 deste esquema. Filtro de rede. Sendo uma tela que filtra a entrada da bomba, não vejo problemas de limpar por fora e com fluxo inverso. Vai chegar uma hora que a limpeza não vai adiantar mais e aí só a troca. Custa 63 dólares lá fora, obscenamente caro para a peça simplória que é.

De todo modo, a limpeza seria uma medida periódica 'sanitaria'. Não é medida mencionada no plano de manutenção da BMW, que apenas faz a troca quando há problemas.

Mas reforço, não fiz esse procedimento ainda para falar com mais segurança.
[Imagem: 8882a84d7c66f77478236a97d5739c12.jpg]

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#6
rodpcastro Escreveu:Peça 5 deste esquema. Filtro de rede. Sendo uma tela que filtra a entrada da bomba, não vejo problemas de limpar por fora e com fluxo inverso. Vai chegar uma hora que a limpeza não vai adiantar mais e aí só a troca. Custa 63 dólares lá fora, obscenamente caro para a peça simplória que é.

De todo modo, a limpeza seria uma medida periódica 'sanitaria'. Não é medida mencionada no plano de manutenção da BMW, que apenas faz a troca quando há problemas.

Mas reforço, não fiz esse procedimento ainda para falar com mais segurança.
[Imagem: 8882a84d7c66f77478236a97d5739c12.jpg]

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Esse filtro 5 é uma tela de proteção na sucção da bomba, para protegê-la no caso de partículas maiores de sujeira dentro do tanque. Impede que o rotor da bomba se danifique.
Os motores boxer 1200/1250 também tem essa tela na sucção da bomba.

O filtro real fica no topo do copo e é um filtro de lã de rocha, de forma plissada para aumentar a área de filtragem e reduzir a perda de carga no fluxo.

Acredito que o acesso ao filtro de combustível seja bloqueado, pois a tampa do copo é soldada ao corpo, como nas 1200/1250 e só com retrolavagem é possível limpar.
Há um tempo atrás, postei aqui vídeo mostrando como fazer a retrolavagem, parece ser simples. É necessário usar como fluido uma mistura de gasolina com solvente de limpeza de bico injetor, produto fácil de encontrar no mercado.

Se a gasolina for de boa qualidade e o posto também, dificilmente haverá problemas de comatar o filtro.
Guilherme 

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#7
Gnegraes Escreveu:Esse filtro 5 é uma tela de proteção na sucção da bomba, para protegê-la no caso de partículas maiores de sujeira dentro do tanque.I mpede que o rotor da bomba se danifique.
Os motores boxer 1200/1250 também tem essa tela na sucção da bomba.

O filtro real fica no topo do copo e é um filtro de lã de rocha, de forma plissada para aumentar a área de filtragem e reduzir a perda de carga no fluxo fluxo.

Acredito que o acesso ao filtro de combustível seja bloqueado, pois a tampa do copo é soldada ao corpo, como nas 1200/1250 e só com retrolavagem é possível limpar.
Há um tempo atrás, postei aqui vídeo mostrando como fazer a retrolavagem, parece ser simples. É necessário usar como fluido uma mistura de gasolina com solvente de limpeza de bico injetor, produto fácil d encontrar no mercado.

Se a gasolina for de boa qualidade e o posto também, dificilmente haverá problemas de comatar o filtro.

Na Europa esta tela custa Euro 49 para a minha 1200GS, mais barata que nos USA.
Falando nisso, tenho comparado os preços de peças na Alemanha e na Max BMW. Os preços da Max em muitos casos são muito mais caros que na Alemanha...
Vejam este exemplo real para a minha 1200GS:

A paridade entre Euro e Dólar hoje é de 1,23.

A peça 16142305974 custa na Alemanha Euro 49,65 = US$ 40

Esta peça na Max BMW custa US$ 74,86, ou seja, módicos 87% mais cara....
Guilherme 

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