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Plano de manutenção completo para F800R - rodpcastro - 24-10-2020 Faz tempo que venho coletando dicas aqui e ali, em manuais e conversas com bons mecânicos. Esse é o resultado, um plano super completo para manutenção preventiva da F800R. A cada 1000 km • Limpar, ajustar e lubrificar a corrente • Verificar nível do óleo A cada 10.000 km ou um ano • Trocar óleo e filtro de óleo • Checar nível do líquido de arrefecimento • Checar vazamentos no sistema de arrefecimento • Checar embreagem, ajustar folga e lubrificar o cabo • Checar acelerador, ajustar folga e lubrificar o cabo • Checar desgaste de discos e pastilhas de freio • Limpar pinças de freio e lubrificar os pinos • Trocar o fluido de freio • Checar vazamentos no sistema de freios • Checar estado e pressão dos pneus • Checar retentores da suspensão dianteira • Checar desgaste, limpar, lubrificar e regular corrente • Limpar cavidade fo pinhão • Verificar guias da corrente na balança • Checar calos, lubrificar rolamentos e ajustar aperto da mesa de direção • Checar e lubrificar apoio lateral e cavalete central • Checar todas as lâmpadas e piscas • Checar marcha lenta, aceleração, redução e retomada • Checar carga da bateria e do alternador • Checar rolamentos das rodas • Checar torque e apertar parafusos • Checar falhas com scanner • Resetar aviso de revisão A cada 20.000 km ou dois anos • Verificar e regular velas • Limpar TBI • Limpar bicos injetores • Checar folga de válvulas • Trocar filtro de ar • Trocar líquido de arrefecimento • Verificar tampa do radiador • Trocar óleo da suspensão dianteira • Trocar óleo do amortecedor de direção • Checar rolamentos da balança A cada 40.000 km • Trocar as velas • Verificar engrenagens da bomba de óleo • Limpar filtro de combustível http://www.youtube.com/c/RodsnaGaragem Plano de manutenção completo para F800R - bruosorio - 06-01-2021 Muito bom! É dificil achar essas informações. Plano de manutenção completo para F800R - Gnegraes - 06-01-2021 rodpcastro Escreveu:Faz tempo que venho coletando dicas aqui e ali, em manuais e conversas com bons mecânicos. Esse é o resultado, um plano super completo para manutenção preventiva da F800R. Pergunta: o filtro de combustível não é descartável? É possível lavá-lo? Plano de manutenção completo para F800R - rodpcastro - 06-01-2021 Gnegraes Escreveu:Pergunta: o filtro de combustível não é descartável? É possível lavá-lo?Guilherme, eu mesmo nunca fiz essa manutenção, então não vou poder dar um resposta segura. Mas me foi reportado que pode ser limpo. Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk Plano de manutenção completo para F800R - rodpcastro - 06-01-2021 Peça 5 deste esquema. Filtro de rede. Sendo uma tela que filtra a entrada da bomba, não vejo problemas de limpar por fora e com fluxo inverso. Vai chegar uma hora que a limpeza não vai adiantar mais e aí só a troca. Custa 63 dólares lá fora, obscenamente caro para a peça simplória que é. De todo modo, a limpeza seria uma medida periódica 'sanitaria'. Não é medida mencionada no plano de manutenção da BMW, que apenas faz a troca quando há problemas. Mas reforço, não fiz esse procedimento ainda para falar com mais segurança. ![]() Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk Plano de manutenção completo para F800R - Gnegraes - 07-01-2021 rodpcastro Escreveu:Peça 5 deste esquema. Filtro de rede. Sendo uma tela que filtra a entrada da bomba, não vejo problemas de limpar por fora e com fluxo inverso. Vai chegar uma hora que a limpeza não vai adiantar mais e aí só a troca. Custa 63 dólares lá fora, obscenamente caro para a peça simplória que é. Esse filtro 5 é uma tela de proteção na sucção da bomba, para protegê-la no caso de partículas maiores de sujeira dentro do tanque. Impede que o rotor da bomba se danifique. Os motores boxer 1200/1250 também tem essa tela na sucção da bomba. O filtro real fica no topo do copo e é um filtro de lã de rocha, de forma plissada para aumentar a área de filtragem e reduzir a perda de carga no fluxo. Acredito que o acesso ao filtro de combustível seja bloqueado, pois a tampa do copo é soldada ao corpo, como nas 1200/1250 e só com retrolavagem é possível limpar. Há um tempo atrás, postei aqui vídeo mostrando como fazer a retrolavagem, parece ser simples. É necessário usar como fluido uma mistura de gasolina com solvente de limpeza de bico injetor, produto fácil de encontrar no mercado. Se a gasolina for de boa qualidade e o posto também, dificilmente haverá problemas de comatar o filtro. Plano de manutenção completo para F800R - Gnegraes - 07-01-2021 Gnegraes Escreveu:Esse filtro 5 é uma tela de proteção na sucção da bomba, para protegê-la no caso de partículas maiores de sujeira dentro do tanque.I mpede que o rotor da bomba se danifique. Na Europa esta tela custa Euro 49 para a minha 1200GS, mais barata que nos USA. Falando nisso, tenho comparado os preços de peças na Alemanha e na Max BMW. Os preços da Max em muitos casos são muito mais caros que na Alemanha... Vejam este exemplo real para a minha 1200GS: A paridade entre Euro e Dólar hoje é de 1,23. A peça 16142305974 custa na Alemanha Euro 49,65 = US$ 40 Esta peça na Max BMW custa US$ 74,86, ou seja, módicos 87% mais cara.... |