bom dia pessoal.
Esotu em vias de adquirir uma F800R 2013.
tem muito tempo que quero compra-;a, e agora pode ser que tenha surgido uma boa oportunidade.
Gostaria de saber o que deo verificar para poder fazer uma compra certa e não ficar com um problemas nas mãos.
Forte abraço!
Eu começaria pelo básico: dívidas, multas, etc. Você pode fazer a consulta por conta própria ou pagar o serviço de um despachante para checar esses dados pra você. É barato, tipo 40 ou 50 Dilmas.
Depois eu passaria para a moto. Verificar vazamentos de motor, óleo, suspensão, fluidos no geral, tudo isso com a moto fria. Depois, ligue a mesma mas prestando atenção se ela pega fácil, pra ficar de olho na bateria, motor de arranque e etc. Depois eu olharia a manutenção: estado dos pneus, pastilhas de freio, folga no rolamento da coluna de direção, folga nos rolamentos de roda, estado do pinhão e coroa (já que não é correia nem cardã). Depois de quente, verifique se a rotação está constante e estável e também se há falhas em velas e na injeção, dando aceleradas rápidas e grandes. O giro deve subir rápido sem falahr ou engasgar. Olhe a pintura com calma (apesar de ter pouco) para ver se não houve algum dano reparado e pintado por cima. Muitas vezes enchem de massa e pintam por cima, então o barulho do eco quando damos umas batidinhas na pintura muda de um ponto original pra um ponto reparado com massa. Também perguntaria onde é feita a manutenção básica da moto, pois normalmente mantemos o mesmo mecânico por muito tempo. Aí é ligar pro mecânico e perguntar se realmente a moto teve as manutenções feitas lá mesmo. Já vi algumas pessoas fazendo o vendedor assinar um termo dizendo que ele desconhece qualquer defeito existente na época da venda, pois se aparecer um defeito depois que seja comprovado que era um defeito antigo, a venda poderia ser desfeita com base nesse termo assinado.
Taí roteiro mais que completo!!!
Só vou colocar um item específico dessa moto: verifique o funcionamento dos comandos de punho. Piscas e etc e tal, todos.
Vai ter problema de confiar na resposta, mas bom seria saber se os comandos de punho foram trocados na garantia, e se teve problema de vazamento na bomba d'água já resolvido.
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FVDS Escreveu:Eu começaria pelo básico: dívidas, multas, etc. Você pode fazer a consulta por conta própria ou pagar o serviço de um despachante para checar esses dados pra você. É barato, tipo 40 ou 50 Dilmas.
Depois eu passaria para a moto. Verificar vazamentos de motor, óleo, suspensão, fluidos no geral, tudo isso com a moto fria. Depois, ligue a mesma mas prestando atenção se ela pega fácil, pra ficar de olho na bateria, motor de arranque e etc. Depois eu olharia a manutenção: estado dos pneus, pastilhas de freio, folga no rolamento da coluna de direção, folga nos rolamentos de roda, estado do pinhão e coroa (já que não é correia nem cardã). Depois de quente, verifique se a rotação está constante e estável e também se há falhas em velas e na injeção, dando aceleradas rápidas e grandes. O giro deve subir rápido sem falahr ou engasgar. Olhe a pintura com calma (apesar de ter pouco) para ver se não houve algum dano reparado e pintado por cima. Muitas vezes enchem de massa e pintam por cima, então o barulho do eco quando damos umas batidinhas na pintura muda de um ponto original pra um ponto reparado com massa. Também perguntaria onde é feita a manutenção básica da moto, pois normalmente mantemos o mesmo mecânico por muito tempo. Aí é ligar pro mecânico e perguntar se realmente a moto teve as manutenções feitas lá mesmo. Já vi algumas pessoas fazendo o vendedor assinar um termo dizendo que ele desconhece qualquer defeito existente na época da venda, pois se aparecer um defeito depois que seja comprovado que era um defeito antigo, a venda poderia ser desfeita com base nesse termo assinado.
Muito bom!
Olhar as bengalas se estão vazando. É um problema relatado por muitos, inclusive a minha.
Já tem uma à vista? Quantos km?
Vídeo de dicas para compra de uma F800R 2009 a 2015:
https://youtu.be/pG_ArzvlsSA
Companheiros, boa tarde. Atualmente eu que me encontro na posição do colega que abriu o tópico. Agradeço as dicas! Brevemente vou olhar dois modelos: um com 16 mil km e outra com 20 mil km. Ambos no mesmo valor, de R$ 20 mil. Levarei em consideração todas essas valiosas dicas.
ALÉM DISSO, vocês teriam referências de onde comprar os pneus da moto? Seja online ou em loja física (em SP, no caso)
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Algumas dicas (espero que ajude):
Deixe a moto ligada por uns 15 minutos, que será tempo suficiente para apresentar a falha intermitente do TPS descrito num dos tópicos feito pelo RODPCASTRO.
Com um scanner (solicite ao mecânico), veja se a sonda lâmbda está funcionando (variando tensão), pois se estiver ruim, vai gastar pelo menos R$2.000,00;
Retire os pesos de guidão para ver se não há roscas espanadas;
Verifique o estado das manoplas, se estiverem cobertas com espuma, solicite permissão ao dono para retirar e checar.
Veja se os refletores do farol não estão queimados, significa que o dono utilizou lâmpadas inadequadas;
A chave é codificada, teste as duas chaves. Se o dono não tiver a reserva, solicite abatimento do preço, pois é cara.
É uma moto muito robusta, só faço manutenção preventiva.
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