09-08-2014, 09:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-02-2021, 18:31 por rodpcastro.)
Olá gurizada!
Tenho uma BMW F800R 2010, que comprei ano passado já com 31000km rodados. Nos pouco mais de 300 dias que estou com ela, já fiz meus 7000km com ela, incluindo aí umas viagenzinhas de SP para Vitória, e bate-voltas ao Rio e a BH.
Comprei a moto já fora da garantia, o que para mim não é nenhum drama, pelo contrário. Tenho horror a concessionárias, suas políticas de preços e sacanagens clássicas. Só entro nelas para olhar motos novas, de bobeira. Toda a manutenção da minha moto ou eu mesmo faço junto com amigos, ou levo em mecânicas independentes que confio. As peças compro todas pelo Ebay. Até aqui tem dado certo.
Bom, nesse tópico aqui quero compartilhar com a rapaziada aí algumas dicas de manutenção e de peças compatíveis e intercambiáveis que já descobri.
RETENTORES DE BENGALA
Código de peça BMW: 31427702837
Fotos da peça original retirada da minha moto:
Cortei a peça para ver como era o perfil interno.
Especificações:
Dimensões: 43 x 54 x 11
Equivalências:
Certa, testada: Suzuki RF900 e DR350.
Outras, segundo anúncios de peças. Não testadas.
Honda CBR 954 RR e CBR 600
Kawa VN 1600 e ZX-10 R
Suzuki GSX-R 600 / 750 / 1000, V-Strom DL 650, Bandit 1200 / 1250
Se vai mexer nos retentores, vai precisar trocar o óleo das canelas. São 584ml em cada uma delas.
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09-08-2014, 09:46 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-07-2015, 14:40 por rodpcastro.)
FILTRO DE ÓLEO
Carlos-BSB tinha dado a dica no tópico de peças intercambiáveis de que o filtro de óleo do Ford Ka serve nas nossas motos, mas eu preferi ir em algo mais preciso.
Comprei no Ebay dois filtros de óleo da marca HIFLO, modelo HF160, da Alemanha, para quando precisar trocar o óleo da minha motoca. Pelo que pesquisei em fóruns gringos, a marca é bem recomendada.
Comprei em 20/janeiro, chegaram aqui em casa em 21/fevereiro. Não fui taxado. E o vendedor ainda enviou os o'rings para troca com o filtro.
Equivalências em outras motos segundo catálogo da HiFlo:
•F650 GS 08-12
•F700 GS
•F800 GS 12-13
•F800 GS Triple Black 12
•F800 GS Trophy 12
•F800 R 10-14
•F800 R Chris Pfeiffer Replica 10
•1000 HP4 13
•S1000 RRK46 10-14
•S1000 RR SportK46 10
•K1200 GT 05-08
•K1200 R 05-08
•K1200 RS 05
•K1200 RS SE 05
•K1200 S 05-08
•R1200 GS 13-14
•R1200 GS Adventure TE 14
•R1200 GS Adventure XE 14
•R1200 GS Enduro 13
•R1200 GS TE 14
•K1300 GT 09-10
•K1300 GT SE 10
•K1300 R 09-13
•K1300 R Carbon 12
•K1300 R Dynamic 12
•K1300 S 09-13
•K1300 S HP 12
•K1300 S Sport 12
Preço de cada filtro: 10,50 euros (R$ 34,26)
Total em peças: 21 euros (R$ 68,46)
Frete da Alemanha para cá: 7,90 euros (R$ 25,75)
Total da compra: 28,90 euros (R$ 94,21)
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09-08-2014, 10:01 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-07-2015, 14:41 por rodpcastro.)
PASTILHAS DE FREIO
Vamos falar das pastilhas de freio. O Carlos-BSB já havia falado no tópico de peças intercambiáveis que eram as mesmas da XT660 (dianteiras) e CB500 (traseiras). Mas afora originais de fábrica, quais as outras marcas possíveis?
Bom, descobri que as pastilhas dianteiras da F800R não são as mesmas da F800GS, para começar. Até as pinças de freio são diferentes nessas duas motos. A F800R compartilha as especificações das F800S e ST. Já as pastilhas traseiras para toda a linha F800 são as mesmas.
Em compensação, as pastilhas da F800R são utilizadas por uma lista ENORME de motos, quase todas as Ducati e muitas outras. Nem vou colocar a lista aqui de tão extensa.
As originais da moto são Brembo. Pesquisando o catálogo dessa marca, se encontram vários modelos que podem ser utilizados:
Detalhes adicionais - fui numa concessionária Yamaha ver quanto custavam as originais da XT660R. Me pediram 290 reais UM conjunto original e tinha que fazer encomenda. Por essas e outras que Ebay rulez.
Foto do produto comprado (anexo)
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BMW F 650 CS 2001, 2002, 2003, 2004, 2005
BMW F 800 GT 2013
BMW F 800 R 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
BMW F 800 S 2006, 2007
BMW F 800 ST 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013
Ao contrário do que vi no Clube XT os rolamentos da mesa NÃO SÃO os 320/28. Hoje troquei os da minha moto e descobri que os corretos são 30205 .
O original é da marca NTN. Consegui comprar da mesma marca por 45 reais cada.
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09-08-2014, 10:15 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 27-07-2015, 14:44 por rodpcastro.)
ROLAMENTOS DE RODA
Rolamento é um item que não vale a pena comprar os originais. São PIORES que os que se pode comprar no aftermarket. Há excelentes marcas de primeira linha no mercado, como SKF, NSK, TIMKEN, NTN. Para comprar destas, só é necessário saber as medidas e o tipo de parede desejada.
Dianteiros:
A especificação de fábrica, do catálogo de peças, aponta para rolamentos com paredes de borracha (2RS). Entretanto, na minha moto eles são com paredes metálicas (ZZ), por isso coloquei abaixo os dois códigos.
Código BMW: 07119903781
Código Fabricante: 6205-2RS (cobertura de borracha) ou 6205-ZZ (cobertura de metal)
Rolamento de esferas estriadas
Medidas:
Diâmetro interno 25 mm
Diâmetro externo 52 mm
Largura: 15 mm
Peças 3 e 5 do esquema abaixo:
Traseiros
A especificação de fábrica requer um rolamento 6204-2RS na coroa, e dois outros que podem ser mais simples dentro da roda (dedução minha pois no catálogo de peças são descritos somente por suas medidas). Eu acho uma boa ideia colocar logo 3 dos melhores, do tipo 6204-ZZ (dupla parede de metal).
Código BMW: 07119981221
Código Fabricante: 6204-2RS (cobertura de borracha)
Rolamento de esferas estriadas
Quantidade : 1 (usa na coroa)
Código BMW: 07119903603 ou 36318534835
Código Fabricante: 6204-2Z ou 6204-ZZ (cobertura de metal)
Rolamento de esferas estriadas
Quantidade : 2 (usa dentro da roda)
Medidas (ambos):
Diâmetro interno 20 mm
Diâmetro externo 47 mm
Largura: 14 mm
Peças 4, 6 e 17 do esquema abaixo:
Link para especificações da SKF para rolamentos 6204-2RSH:
As melhores marcas de rolamentos são SKF , NSK, NTN e TIMKEN. Esses rolamentos são utilizados em uma porrada de máquinas além de motocicletas, como máquinas de lavar roupas e muitas outras.
Essas peças são costumeiramente baratas, coisa de 15 reais cada.
Foto do rolamento da caixa e dos rolamentos da roda traseira. Vejam que para a roda traseira há dois tipos, um com cobertura de borracha e outros dois com cobertura metálica. Não sou especialista mas creio que se colocar os 3 iguais não vai haver prejuízo algum.
Foto dos rolamentos comprados pelo parceiro daqui do fórum rgimenes.
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09-08-2014, 12:29 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 30-08-2014, 21:05 por rodpcastro.)
Fui comprar os rolamentos de mesa para minha moto hoje, e descobri que especificação que passei acima não está correta (rolamentos 30208). Vou ter que pesquisar mais. Me baseei em um anúncio do Ebay para encontrar o código de fabricante, mas pode ser que o cara tenha colocado a foto errada, vai saber. O rolamento do código 30208 tem um tamanho que não cabe no espaço da mesa. É muito maior. Sua largura total é de 80 mm!
Procurando pelos fóruns de BMW mundo afora (inclusive aqui), encontrei que as medidas corretas são 28x52x16, o que indica os rolamentos 320/28. Poderia-se utilizar então os SKF 320/28 X/Q ou os NSK HR 320/28 XJ.
Edit - 30/08 - fui trocar os rolamentos hoje. E aí descobri que os rolamentos corretos são os 30205.
O 320/28 tem o mesmo diâmetro externo, mas diferente diâmetro interno. Não serve!
O post acima falando dos rolamentos de mesa já está editado para retirar as informações incorretas.
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China ou Taiwan são os locais mais citados como de fabricação dos rolamentos utilizados nas BMWs, mas não tenho certeza. Rola muita reclamação da qualidade deles em todos os fóruns dedicados à marca, especialmente lá fora.
É certo que os originais não são de primeira qualidade. Tem coisa muito melhor no mercado.