Miguel Escreveu:Pode ser que a Canbus esteja "vendo" o equipamento comomse fosse o carregador de bateria instalado na tomada auxiliar. Aí ela mantém a conexão. Por essa razão você está tendo a leitura invertida da voltarem na tomada.
A Canbus é programada para manter a conexão ligada se houver tensão entrando. Se o transformador tiver um capacitor que mantenha a tensão positiva na tomada, a Canbus vai "pensar" que é o carregador da bateria. Acho que a solução seria realmente instalar uma chave antes do transformador do GPS para cortar manualmente essa ligação.
Não tinha pensado nisso, mas faz todo sentido, eu uso o carregador Optimate 4 e ele consegue ativar o Canbus com a chave desligada para fazer a manutençao e manter a carga da bateria. Mas acho q mesmo com a chave, vou usar direto na bateria com o fusivel.
Salve a todos.
Poderiam me dizer se o canbus se "adapta" a voltagem do GPS (5v)? pois gostaria de ligar o GPS que comprei.
A base do GPS veio com uma fiação contendo uma conexão canbus, mas ao medir o canbus o mesmo fornece 12v e ao contrario do cabo do GPS do Videira, o meu não possui transformador.
Já medi a voltagem que sai do suporte e também é 12v.
O meu GPS é um Garmim Montana 600 e já me disseram que o próprio GPS faria esta transformação de 12v para 5v, poderiam me confirmar?
Obrigado
cerri Escreveu:Salve a todos.
Poderiam me dizer se o canbus se "adapta" a voltagem do GPS (5v)? pois gostaria de ligar o GPS que comprei.
A base do GPS veio com uma fiação contendo uma conexão canbus, mas ao medir o canbus o mesmo fornece 12v e ao contrario do cabo do GPS do Videira, o meu não possui transformador.
Já medi a voltagem que sai do suporte e também é 12v.
O meu GPS é um Garmim Montana 600 e já me disseram que o próprio GPS faria esta transformação de 12v para 5v, poderiam me confirmar?
Obrigado
Olá Cerri. Uso um gps parecido com o teu. Tenho o Garmin Oregon 450 e tenho o cabo de alimentação original Gatmin que conecto no adaptador do cam-bus e o gps funciona perfeitamente.
Caraca Reinaldo, eu estava precisando desta informação.
Segue a foto da conexão e o suporte. Detalhe, na fiação deste suporte não tem transformador.
Poderia mandar uma foto do seu cabo e suporte?
Eu já medi a voltagem nis pinos do suporte, onde o gps encosta, e deu 12v. Vc já mediu o seu?
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Olá Cerri. O meu gps esta com suporte simples da ram-mount que não tem alimentação. Amanha tiro foto do esquema montado.
Amigos,
Me ajudem!!
Comprei o GPS duas rodas, e vou fazer a instalação. Inicialmente achei que o cabo viria com o plug da tomada 12v, mas não. O cabo vem para instalar direto na bateria.
Comprei o plug de tomada 12v. Minha duvida é: instalo direto na bateria ou faço a extensão com o plug para a tomada?
A instalaçao direto na bateria não pode 'roubar' energia mesmo com o gps desconectado? Qual é o mais seguro?
Onde é a melhor fixação do cabo para depois plugar o gps?
obrigado!
Denis.
Denis, na minha 800GS eu instalei meu Zumo diretamente na bateria e não tive problema algum.
QUando vendi a moto, retirei o GPS e fiz o mesmo na minha 1200GS. Tá lá, instalado direto na bateria. Apenas uso em viagem e sempre quando paro, retiro da moto, obviamente. Não vou deixar R$ 1500 de bobeira

Mcolnagosp Escreveu:Denis, na minha 800GS eu instalei meu Zumo diretamente na bateria e não tive problema algum.
QUando vendi a moto, retirei o GPS e fiz o mesmo na minha 1200GS. Tá lá, instalado direto na bateria. Apenas uso em viagem e sempre quando paro, retiro da moto, obviamente. Não vou deixar R$ 1500 de bobeira 
Valeu meu caro!
Vou instalar essa semana ainda... instalando na bateria mesmo.
Obrigado