Cerqueira,
Quanto a óleos e seus tipos, escrevi hoje que deverei publicar um resumo sobre esse tema.
Faço parte hoje de um site alemão dedicado a BMW, especialmente motores Boxer, de todas as épocas. O pessoal tem um conhecimento técnico assustador, de engenheiros que trabalham na indústria automobilística e de motos. O nível de detalhes técnicos é muito profundo.
Estou aguardando uma resposta do Gerd sobre um detalhe de lubrificação. Assim que receber esta resposta, vou fazer um resumo e distribuir a todos.
O Thomas (Iceman) fala fluentemente alemão e já visitou o site, gostou muito.
Só para você ver sobre o que estou falando, veja este tópico sobre teste da sonda lâmbda. Mesmo estando em alemão, veja a que nível de detalhes esses caras vão, clique nas figura se elas se expandem para melhor leitura. Tem tópicos em detalhe sobre tudo que se possa imaginar no site deles...
https://www.powerboxer.de/theorie-te...mbdasonde-test
Quanto ao tema cardã, já foi muito discutido aqui. Em minha opinião poucos de nós presta a devida atenção em verificar rotineiramente o estado das coifas de borracha, se foram montadas corretamente e utilizando o lubrificante indicado em manual. Essas coifas são fundamentais na estanqueidade da balança, impedindo que água e sujeira entre no seu interior.
Ví muita foto de cardãs, eixos e balança totalmente oxidados devido à entrada de água. Motivo disso? Coifa de borracha mal montada ou ressecada pelo tempo de uso.
Muito pouca gente se dá ao trabalho de ter a rotina de inspecionar a moto em detalhes, mesmo que seja uma inspeção visual. Manutenção preventiva elimina a necessidade da manutenção corretiva...
Outro ponto: a tabela de manutenção da BMW indica trocar o óleo do par cônico do diferencial e do câmbio (change gear oil) a cada 20.000km
Veja o anexo:
https://1drv.ms/b/s!AtiZ5VhZnVBGhfAi7R-WJfpGmAUn8w
Use sempre, mas SEMPRE, o óleo indicado pelo fabricante para a tua moto, de acordo com o ano de fabricação. Óleo sintético pode ser fantástico para motores projetados e fabricados para o seu uso, mas pode ser um desastre em uma BMW 1985.... Se teu manual fala em óleo semi~-sintético ou mineral, use o que eles indicam e ponto final.
Quando publicar o resumo das minhas trocas de mensagens com o Gerd, alguns alertas importantes farão muitos pensarem com cuidado.
O manual de proprietário trás infelizmente pouca informação. Os próprios conce$$ionários aqui fazem de tudo para esconder informações que no resto do mundo são públicas. Quer um exemplo? O link brasileiro do site oficial BMW não permite entrar no catálogo oficial de peças, um absurdo.
Mas aqui temos todas as informações necessárias, já publiquei inclusive o caminho das pedras para acessar este catálogo eletrônico na BMW da Alemanha, e você o lê em português....