BMW GS Brasil

Versão Completa: Conector auxiliar de power can-bus
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Bom dia, onde fica o conector reserva na R1200 GS 2016?
Obrigado.
Tenho uma GSA 2011 e vou tentar utilizar o conector auxiliar que tem na frente da moto.

Andei pesquisando na internet e notei que se trata de um conector 3 pinos, ligado no pós chave. O conector da moto é fêmea, então localizei o código do conector macho e cotei na concessionária. O valor seria R$ 106,00, mas não tem no Brasil e teria que importar, com no mínimo 30 dias úteis de espera, segundo eles.

Pesquisei mais um pouco e localizei o mesmo conector no Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/item/330014268...web201603_) por menos da metade do preço cobrado pela concessionária.

Já encomendei um e vou aguardar a chegada para instalar.

A minha ideia é ligar uma tomada USB com esse conector diretamente no plug sobressalente da moto. Preciso apenas identificar o posito e o negativo no conector que está lá para ligar direitinho com o da tomada USB. Ainda não sei como identificar mas na internet devo encontrar isso.

Corro algum risco de fazer alguma trapahada e causar algum curto circuito na parte elétrica da moto ou esse é um procedimento relativamente tranquilo?

Não sou completamente leigo em mecânica, mas não quero correr o risco de estragar a moto por conta de uma bobagem.

Abs.

Felipe
FCRUZ17 Escreveu:Tenho uma GSA 2011 e vou tentar utilizar o conector auxiliar que tem na frente da moto.

Andei pesquisando na internet e notei que se trata de um conector 3 pinos, ligado no pós chave. O conector da moto é fêmea, então localizei o código do conector macho e cotei na concessionária. O valor seria R$ 106,00, mas não tem no Brasil e teria que importar, com no mínimo 30 dias úteis de espera, segundo eles.

Pesquisei mais um pouco e localizei o mesmo conector no Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/item/330014268...web201603_) por menos da metade do preço cobrado pela concessionária.

Já encomendei um e vou aguardar a chegada para instalar.

A minha ideia é ligar uma tomada USB com esse conector diretamente no plug sobressalente da moto. Preciso apenas identificar o posito e o negativo no conector que está lá para ligar direitinho com o da tomada USB. Ainda não sei como identificar mas na internet devo encontrar isso.

Corro algum risco de fazer alguma trapahada e causar algum curto circuito na parte elétrica da moto ou esse é um procedimento relativamente tranquilo?

Não sou completamente leigo em mecânica, mas não quero correr o risco de estragar a moto por conta de uma bobagem.

Abs.

Felipe

Você está se referindo à 1200 GSA, certo?

Tbm queria fazer esse esquema para ligar o gps na 800 GSA.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
FCRUZ17 Escreveu:Tenho uma GSA 2011 e vou tentar utilizar o conector auxiliar que tem na frente da moto.

Andei pesquisando na internet e notei que se trata de um conector 3 pinos, ligado no pós chave. O conector da moto é fêmea, então localizei o código do conector macho e cotei na concessionária. O valor seria R$ 106,00, mas não tem no Brasil e teria que importar, com no mínimo 30 dias úteis de espera, segundo eles.

Pesquisei mais um pouco e localizei o mesmo conector no Aliexpress (https://pt.aliexpress.com/item/330014268...web201603_) por menos da metade do preço cobrado pela concessionária.

Já encomendei um e vou aguardar a chegada para instalar.

A minha ideia é ligar uma tomada USB com esse conector diretamente no plug sobressalente da moto. Preciso apenas identificar o posito e o negativo no conector que está lá para ligar direitinho com o da tomada USB. Ainda não sei como identificar mas na internet devo encontrar isso.

Corro algum risco de fazer alguma trapahada e causar algum curto circuito na parte elétrica da moto ou esse é um procedimento relativamente tranquilo?

Não sou completamente leigo em mecânica, mas não quero correr o risco de estragar a moto por conta de uma bobagem.

Abs.

Felipe

Felipe,

Para identificar nos bornes do conector qual é o (+) e o (-), você vai precisar de um multímetro.

Primeiro selecione o tipo de tensão no multímetro, que deverá ser o Vcc (tensão em corrente contínua), caso não esteja familiarizado, veja a foto abaixo. O V com um til em cima é a tensão em corrente alternada Vca.
Depois faça como segue:

- ligue a ignição da moto.
- coloque a ponta de prova preta no borne (-) da bateria.
- introduza a ponta de prova vermelha em um dos bornes do conector da moto: se você ler alguma tensão no multímetro, esse borne é o (+)
- se a tensão indicada for zero, este borne é o (-).

[ATTACH=CONFIG]10755[/ATTACH]

Quando instalei meu GPS Garmin, foi neste borne que foi ligado.
A vantagem é que ao ligar a moto liga automaticamente o GPS e ao desligar a moto, também desliga o GPS.
Essa saída é protegida pelos circuitos internos da ZFE.
Gnegraes Escreveu:Felipe,

Para identificar nos bornes do conector qual é o (+) e o (-), você vai precisar de um multímetro.

Primeiro selecione o tipo de tensão no multímetro, que deverá ser o Vcc (tensão em corrente contínua), caso não esteja familiarizado, veja a foto abaixo. O V com um til em cima é a tensão em corrente alternada Vca.
Depois faça como segue:

- ligue a ignição da moto.
- coloque a ponta de prova preta no borne (-) da bateria.
- introduza a ponta de prova vermelha em um dos bornes do conector da moto: se você ler alguma tensão no multímetro, esse borne é o (+)
- se a tensão indicada for zero, este borne é o (-).

[ATTACH=CONFIG]10755[/ATTACH]

Quando instalei meu GPS Garmin, foi neste borne que foi ligado.
A vantagem é que ao ligar a moto liga automaticamente o GPS e ao desligar a moto, também desliga o GPS.
Essa saída é protegida pelos circuitos internos da ZFE.

Guilherme, mais uma vez, muito obrigado pela rica explicação técnica. Eu tenho um multímetro. Vou seguir o que me falou e depois posto o resultado aqui.
DSMFOO Escreveu:Você está se referindo à 1200 GSA, certo?

Tbm queria fazer esse esquema para ligar o gps na 800 GSA.


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Diego, veja o vídeo abaixo. Acredito que para sua moto seja igual...

https://www.youtube.com/watch?v=te1e-x8GVOM&t=373s
FCRUZ17 Escreveu:Diego, veja o vídeo abaixo. Acredito que para sua moto seja igual...

https://www.youtube.com/watch?v=te1e-x8GVOM&t=373s

Sim, é igual. Na verdade já tinha visto este vídeo, que me ajudou muito. O problema tava em achar o plug. Mas vc compartilhou aquele link do ali e já vou comprar um proa mim.

Vlw mesmo!


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Olá, o plug do link da Aliexpress é um pouco diferente ao que aparece no vídeo.
Alguém saberia dizer se são compatíveis?

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk
JuCesar Escreveu:Olá, o plug do link da Aliexpress é um pouco diferente ao que aparece no vídeo.
Alguém saberia dizer se são compatíveis?

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Amigo, veja a foto que está na página 3 desse tópico. O plug da minha moto é idêntico a ele. No caso, o que manda é a conexão de 3 pinos. Eu pesquisei bastante e acredito que esse do link seja o compatível. Estou arriscando. Se não der certo, paciência, mas certeza mesmo só quando o plug chegar.
Bom, eu uso o tapatalk e não vou saber qual é a página 3, por acaso é esse?
Coloquei a imagem do pino do Aliexpress pra poder comparar.
Se sim, vou providenciar também, as compras da Aliexpress tem chegado rápido por aqui.[Imagem: e85c21c11ca3e5b89ffa04cf0874d310.jpg][Imagem: b089ce0fb5970dec64717168f369b07d.jpg]

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