No caso de uma viagem,se notar um raio frouxo é bom tentar tirar essa folga mas nao dando muita pressão.Esse serviço tem que ser realizado por profissionais experientes,uma roda mal alinhada pode roper todos os raios.
Isto. Mas é o que tenho escrito.
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Reapertar os raios é apenas retirar a folga dele. Passar deste ponto aí sim pode comprometer o alinhamento, mas acreditem, as rodas das bmw são duras mesmos e não é qualquer volta no aperto que irá desalinhar.
É só "tocar piano"" batendo uma chave de fenda em cada um, e "regular de ouvido"!
Lendo, verifiquei que faltou um ponto importante, porque o raio está frouxo? Foi algum acidente, buraco etc, ou saiu da loja desta forma.... alguém já verificou, pois percebi isso ontem ao limpar as rodas vi 2 raios frouxos apos a revisão do 1000 km. Desta forma estou desconfiado se tudo foi mesmo revisado conforme manual e conforme o preço cobrado.....
Vou levar novamente na CC espero que nao me cobrem para corrigir. Alerto a todos que verifiquem suas motos, abraço.
Hércules, a revisão de 1kkm é justamente pra isso, colocar o veículo pronto para o uso , após um período de adaptação das peças. No seu caso e também no meu à época foi uma revisão mal feita....ou mau ( com u mesmo) intencionada...tem que voltar e pedir para repassar o serviço...
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A checagem dos raios faz parte das revisões - e, por óbvio, devem ser bem feita (caro sempre é !).
Todavia, nunca achei uma CC que trabalhe bem.
Penso que todos os serviços mal feitos pelas CC têm que ser objeto de publicação e reclamação (inclusive para o fabricante) - talvez assim consigamos "incentivar" as CC a nos oferecer algo melhor.
Dias atrás um amigo "perdeu" uma das pinças dianteiras da GS 1200, após uma troca de pneus na CC. Esqueceram de apertá-la no torque correto e com a trepidação os parafusos se soltaram. Por muita sorte não aconteceu algo pior.
sal silva Escreveu:No caso de uma viagem,se notar um raio frouxo é bom tentar tirar essa folga mas nao dando muita pressão.Esse serviço tem que ser realizado por profissionais experientes,uma roda mal alinhada pode roper todos os raios.
Não seria o caso de usar Loctite nas roscas?
Gnegraes Escreveu:Não seria o caso de usar Loctite nas roscas?
Guilherme, nem todo mundo aqui é engenheiro ou está familiarizado com a linha de produtos da Loctite. :p
Para a maioria das pessoas "leigas", Loctite é aquela cola que a gente compra no supermercado e que não solta nunca mais.
A Loctite fabrica uma série de produtos, entre eles essa cola do supermercado.
Mas o produto que o Guilherme se refere é um liquido, geralmente vermelho (a cor varia de acordo com o grau de adesão do produto) que simplesmente trava a rosca, mas permite que a porca ou o parafuso possa ser retirado novamente, mediante "força moderada".
Assim, evita que vá se soltando devido a pancadas, vibrações, etc.
Iceman Escreveu:Guilherme, nem todo mundo aqui é engenheiro ou está familiarizado com a linha de produtos da Loctite. :p
Para a maioria das pessoas "leigas", Loctite é aquela cola que a gente compra no supermercado e que não solta nunca mais. 
A Loctite fabrica uma série de produtos, entre eles essa cola do supermercado.
Mas o produto que o Guilherme se refere é um liquido, geralmente vermelho (a cor varia de acordo com o grau de adesão do produto) que simplesmente trava a rosca, mas permite que a porca ou o parafuso possa ser retirado novamente, mediante "força moderada".
Assim, evita que vá se soltando devido a pancadas, vibrações, etc.
Obrigado Thomas, você tem toda a razão.
Esquecí de mencionar Trava Rosca... quando penso em Loctite, na minha cabeça é a linha de travamento da Henkel.
Aproveitando o gancho, a linha deles é grande, sugeriria o Loctite 241 Threadlocker, de média resistência, para quebrar com ferramenta manual.
O bacana nas informações técnicas da Henkel é que há inclusive o torque necessário para romper o filme do adesivo. Bastante interessante na hora de decidir o quanto as uniões roscada precisam resistir antes de se soltarem...
A propósito: este trava rosca é azul, a embalagem é que é vermelha...
LOCTITE 241 THREADLOCKER
[ATTACH=CONFIG]10274[/ATTACH]
Cor: Azul
Viscosidade(cP): 125
Folga Diametral max.(mm): 0,12
Resist. Quebra Residual(3/8" X 16 Aço/Aço): 11/10 Nm
Faixa de Temperatura: -54 a 150°C
Tempo de Cura Parcial/Total(Aço/Aço): 10min / 24h