BMW GS Brasil

Versão Completa: Raios da GS 1200
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Guilherme,
No caso dos raios acho que não há necessidade de trava roscas ou trava química.
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

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Reiner Escreveu:Guilherme,
No caso dos raios acho que não há necessidade de trava roscas ou trava química.
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

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Reiner,

Perfeito, ví no RSD agora, há um parafuso M4 de trava, que deve ser torqueado com 2Nm.
E a porca do raio deve receber dois torqueamentos: o primeiro 1Nm e o segundo 4Nm.
Iceman Escreveu:Guilherme, nem todo mundo aqui é engenheiro ou está familiarizado com a linha de produtos da Loctite. :p

Para a maioria das pessoas "leigas", Loctite é aquela cola que a gente compra no supermercado e que não solta nunca mais. Big Grin

A Loctite fabrica uma série de produtos, entre eles essa cola do supermercado.

Mas o produto que o Guilherme se refere é um liquido, geralmente vermelho (a cor varia de acordo com o grau de adesão do produto) que simplesmente trava a rosca, mas permite que a porca ou o parafuso possa ser retirado novamente, mediante "força moderada".
Assim, evita que vá se soltando devido a pancadas, vibrações, etc.

Nao sou engenheiro,mas trabalhei em um engenho la no Norte.WinkSurgiro usar a de medio torque,porque se usar a de alto torque pode nao tirar mais .Rolleyes
Na última revisão no Beto motos aqui em Sp pedi para o mecânico olhar (eu achava que tinha uns 2 ou 3 soltos depois de 'tocar piano nos raios') e ele disse que estava tudo ok e se eu estivesse incomodado ainda recomendou levar numa troca de pneus / balanceamento para verificar corretamente, o que ainda não fiz.
sal silva Escreveu:Nao sou engenheiro,mas trabalhei em um engenho la no Norte.WinkSurgiro usar a de medio torque,porque se usar a de alto torque pode nao tirar mais .Rolleyes

Sal,

Não precisa de trava rosca, veja o que o Reiner nos informou abaixo:

Reiner Escreveu:Guilherme,
No caso dos raios acho que não há necessidade de trava roscas ou trava química.
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

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E ainda verifiquei: ....ví no RSD agora, há um parafuso M4 de trava, que deve ser torqueado com 2Nm.
E a porca do raio deve receber dois torqueamentos: o primeiro 1Nm e o segundo 4Nm.
Reiner Escreveu:Guilherme,
No caso dos raios acho que não há necessidade de trava roscas ou trava química.
Pois cada raio, dentro da porca tem um parafuso de trava que deve ser solto e reapertado após o ajuste do raio....
Acho que poucos mecânicos atentam para a existência deste parafuso interno na porca do raio.

Sds

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Realmente, só quem mexe com essa moto sabe. Detalhe que a trava é tipo allen, diferente do torx mais comum nas bmw.


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Marcelo DC Escreveu:Realmente, só quem mexe com essa moto sabe. Detalhe que a trava é tipo allen, diferente do torx mais comum nas bmw.


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Talvez seja o unico parafuso Allen em toda a moto.... curioso....
Olá a todos, está circulando no wattzapp um vídeo de um acidente sem vítimas, com o cubo traseiro solto dos raios...
Vale a pena reler os comentários acima e fazer uma revisão....
Abs....

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Reiner Escreveu:Olá a todos, está circulando no wattzapp um vídeo de um acidente sem vítimas, com o cubo traseiro solto dos raios...
Vale a pena reler os comentários acima e fazer uma revisão....
Abs....

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Na realidade há a distribuição de fotos de um segundo caso, idêntico ao dos videos da moto de BH.

O que foi aventado por amigos aqui nos dois casos, foi a pinça do freio ter-se soltado e destruído os raios da roda.
Parafusos mal torqueados devem ter sido a causa da soltura da pinça.
Nos dois casos relatados, a pinça estava pendurada pela mangueira de fluido de freio.
A hipótese faz todo o sentido.
Está parecendo que alguém deixou o caliper do freio traseiro sem aperto ...ele se soltou e estourou os raios .....
Pois ele está fora do lugar....suposição.


Guilherme, veja meu comentário no wattzapp hoje cedo.....

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