BMW GS Brasil

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Que o cardã vem seco, os fatos estão demonstrando. Mas fico em dúvida se vale a pena abrir um cardã com 1500 kms. Cadum, cadum, né ? Mas...
EvertonM Escreveu:Que o cardã vem seco, os fatos estão demonstrando. Mas fico em dúvida se vale a pena abrir um cardã com 1500 kms. Cadum, cadum, né ? Mas...
Everton, com a prática, o serviço fica tão fácil e rápido que, vale muito a pena. Pois acredito que, o Guilherme deve confirmar, o material marrom que se encontra nas estrias ao desmontar um cardam seco, uma boa parte constitui-se de material degradado da peça. Quero dizer que, qto mais se roda com o cardam seco, menos vida útil ele terá. Isso, sem contar o risco iminente de um travamento.

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Sisti

Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.
Reiner Escreveu:Everton, com a prática, o serviço fica tão fácil e rápido que, vale muito a pena. Pois acredito que, o Guilherme deve confirmar, o material marrom que se encontra nas estrias ao desmontar um cardam seco, uma boa parte constitui-se de material degradado da peça. Quero dizer que, qto mais se roda com o cardam seco, menos vida útil ele terá. Isso, sem contar o risco iminente de um travamento.

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Na última visita que fiz no CC MacLarty Maia (ex- Caltabianao, trocou de nome...) o gerente de Pós Venda me informou que eles já haviam detectado a falta de graxa nas coifas , falha da fábrica em Manaus e que já haviam comunicado a BMW Motorrad Brasil.
Mencionei a falta de graxa com cobre (Opmoly TA da Castrol) e ele desconhecia, iria verificar e comunicar à BMW.

Reiner, o material marrom que se vê nas estrias é oxidação.
Se houvesse a graxa correta, não estaria oxidado e seria de facílima desmontagem e montagem.

O curioso é que esta graxa Optimoly TA não é específica para os eixos estriados, mas deve ser usada em vários pontos das motos, basta visitar o manual RSD. Até no chassis da moto há partes onde deve ser usada, graxa corriqueira em oficina BMW....
Reiner Escreveu:Tem diversos vídeos no YT, de proprietários fazendo revisão com pouca Kmetragem e a juntas estão igualmente secas. Ou seja sem graxa. Alguns montam as coifas sem a graxa de proteção. Isto na Europa.

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Gente sem noção do que faz também há por lá.....
O Piu tem um monte de vídeos de clientes dele, onde mostra as manutenções nos cardans e a kilometragem das motos.
Motos muito rodadas, mais de 100.000km e cardans IMPECÁVEIS.....

Tirem suas conclusões....
Gnegraes Escreveu:O Piu tem um monte de vídeos de clientes dele, onde mostra as manutenções nos cardans e a kilometragem das motos.
Motos muito rodadas, mas de 100.000km e cardans IMPECÁVEIS.....

Tirem suas conclusões....

Guilherme, exatamente. De minha parte, não tenho dúvida quanto à necessidade de manutenção. A dúvida é "quando começar". Estou seguro que se eu, fora da concessionária, abrir o cardã para fazer a manutenção (ainda que justificada pelas circunstâncias), estarei sujeito à perda de garantia (é tudo que a concessionária quer para não realizar eventual serviço de reparação na garantia). Posso até reverter a situação judicialmente, explicando a sucessão de fatos que me levaria a essa atitude, mas...

Agora, essa pequena válvula de escoamento (acionada manualmente) não é o melhor dos mundos. Poderiam ter substituído-a pela abertura do sistema para a devida manutenção.
Sisti Escreveu:Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.

Adriano,

Os eixos estriados só devem ser engraxados quando forem desmontados.
Raramente há necessidade de remover o eixo da saída do câmbio e da caixa de redução traseira.
A graxa dentro da união estriada macho/fêmea não sai de lá.

O importante é verificar periodicamente se as coifas estão íntegras e se montadas na sua correta posição. Isso é a garantia do sistema.
O Piu tem até um vídeo dando dicas de como inspecionar as coifas...
Coifas íntegras, bem engraxadas e corretamente montadas no seu alojamento = ZERO problemas...

O dinheiro rápido e bom em qualquer oficina é aquele de manutenção preventiva, rápido e sem complicações.
O giro do caixa é maior e a lucratividade boa.
Problemas grandes e complicados não são bons nem para o proprietário e nem para a oficina.

As boas oficinas estão sempre lotadas e você sempre estará sujeito a alguma espera, é inevitável.
O bom planejamento garante giro rápido de motos nas vagas, bom para o cliente, bom para a oficina.
Sisti Escreveu:Roberto, você notou no vídeo que o braço do cardã estava abaixado né? Claro que a água ficaria mais lá pra trás como mostrado no vídeo e por isso não saiu 100%. Se estivesse na posição de rodagem, creio que o resultado seria diferente. Não vamos ser ingênuos. Mecânico sempre vai querer moto na mecânica, dele é claro. Mas nada disso nos isenta de abrir o cardã e engraxar essa piroca.

Sim, notei. Mas considerando que o Piu goza de boa reputação e ele ainda destacou o fato, me faz crer que seja verdade…

Acredito que melhore muito mesmo, mas tb acredito que algum resto de água fique por lá…


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