Estou postando a foto agora neste instante(ao vivo), olha o reservatório para sangrar e o mecânico bombando o freio para tirar o fluido velho, e completando com o novo!
O scanner pelo que sei só se usa quando entra ar no sistema !
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shw Escreveu:![[Imagem: 7a5c0993c9e724233958e053891d8856.jpg]](https://uploads.tapatalk-cdn.com/20201028/7a5c0993c9e724233958e053891d8856.jpg)
Estou postando a foto agora neste instante(ao vivo), olha o reservatório para sangrar e o mecânico bombando o freio para tirar o fluido velho, e completando com o novo!
O scanner pelo que sei só se usa quando entra ar no sistema !
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Marcel,
O scanner sempre precisa ser usado para permitir purgar o fluido velho de dentro do sistema ABS.
De outro modo parte do fluido velho permanece no circuito.
Gnegraes Escreveu:Marcel,
O scanner sempre precisa ser usado para permitir purgar o fluido velho de dentro do sistema ABS.
De outro modo parte do fluido velho permanece no circuito.
Mas não usaram !! Isso que eu quis falar !
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Gnegraes Escreveu:Marcel,
O scanner sempre precisa ser usado para permitir purgar o fluido velho de dentro do sistema ABS.
De outro modo parte do fluido velho permanece no circuito.
Isso também é verdade. E tem mais - para uma troca completa precisaria também retornar os pistões em todas as pinças, pois senão também ali fica óleo velho que vai se misturar ao novo.
Mas, no dia-a-dia das oficinas, mesmo concessionárias ou até na minha garagem, isso não é feito. E talvez pelo pequeno volume do óleo remanescente não gere problemas ou sensação ruim no freio.
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shw Escreveu:Mas não usaram !! Isso que eu quis falar !
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Marcel:
Para sangrar os circuitos, existem duas maneiras:
- manualmente bombeando o freio dianteiro na manete e o traseiro no pedal (como na foto).
- sistema de bomba de vácuo que a BMW tem em seus CCs (no manual RSD dá para ver como fazem).
Com o scanner BMW ou o GS-911, coloca-se as duas bombas do ABS para operar em ciclos ligadas / desligadas.
Me lembro que o tempo ligadas era de 30s, o tempo desligadas idem (não tenho como fazer isso agora, só ligando o scanner na moto).
Na tela de operação do SW do scanner você decide e interrompe os ciclos de bombeamento. No mínimo 3 ciclos completos devem ser feitos. Enquanto as bombas estão operando deve-se pressionar o manete e o pedal por no mínimo 2s.
Existem sistemas para fazer vácuo nas linhas de freio e que não custam caro, comprei um e funciona muito bem.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-...ffc29ad7ae
Acho esse dispositivo muito confortável de operar, dá para fazer a troca de fluido sozinho.
O vídeo mostra tanto o uso do GS-911 como do sistema de vácuo:
https://www.youtube.com/watch?v=hBE_vDjj4Zs