BMW GS Brasil

Versão Completa: 2021/2022 - Desligamento do ABS
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isaianet Escreveu:Oi pessoal, bom dia.

Depois de quase dois anos pesquisando sobre o assunto e buscado algum metodo "nao invasivo", decobri o metodo de fazer a instalacao de um botao ON/OFF sem precisar fazer nenhuma alteração no chicote original.

Basicamente o que precisa ser comprado são três peças:

- Conector Femea Original BMW: PN# 83300402342
[ATTACH=CONFIG]11597[/ATTACH]
- Conector Macho Original BMW: PN# 83300402344
[ATTACH=CONFIG]11598[/ATTACH]
- Switch On/Off universal para moto - Aqui pode ser o modelo da sua preferencia, desde que seja a prova d'agua.

O Sistema se resume a fazer um by-pass no chicote do sensor do ABS Traseiro, instalando uma chave no meio dele, conforme pode ser visto da imagem abaixo:

[ATTACH=CONFIG]11596[/ATTACH]

Para não precisar puxar um fio até o guidon da moto, optei por instalar o botão no próprio chassis da moto, conforme abaixo:
[ATTACH=CONFIG]11599[/ATTACH]

De forma resumida, quando preciso desligar o ABS eu desligo o switch e ele corta o sinal do sensor do ABS traseiro, desligando então o sistema ABS da moto e sinalizando no painel (luz do ABS fica acesa). Posso desligar com a moto andando sem problemas.

Para ligar de volta, preciso desligar a moto, re-ligar o switch e ligar novamente a moto. Assim ela reconhece o sensor novamente e tudo volta ao normal.

Desta forma consigo desligar o ABS sempre que preciso, sem precisar mexer em fusivel, sensor e principalmente sem perder leitura de velocidade no painel.


O exemplo doa vídeo é interessante para visualizar as diferentes situações.

Na KTM é possível desligar totalmente o ABS em ambas as rodas.

Na minha BMW K25 desliga-se somente o ABS na roda traseira via botão no punho e desde que acione somente o freio traseiro.
Se acionar o freio dianteiro, ambas as rodas serão frenadas (frenagem combinada) e com ABS, independentemente de haver desligado o ABS via botão no punho.
Carlo,

O exemplo doa vídeo é interessante para visualizar as diferentes situações de frenagens.

Na KTM é possível desligar totalmente o ABS em ambas as rodas.

Na minha BMW K25 desliga-se somente o ABS na roda traseira via botão no punho e desde que acione somente o freio traseiro.
Se acionar o freio dianteiro, ambas as rodas serão frenadas (frenagem combinada) e com ABS, independentemente de haver desligado o ABS via botão no punho.
Gnegraes Escreveu:Carlo,

O exemplo doa vídeo é interessante para visualizar as diferentes situações de frenagens.

Na KTM é possível desligar totalmente o ABS em ambas as rodas.

Na minha BMW K25 desliga-se somente o ABS na roda traseira via botão no punho e desde que acione somente o freio traseiro.
Se acionar o freio dianteiro, ambas as rodas serão frenadas (frenagem combinada) e com ABS, independentemente de haver desligado o ABS via botão no punho.

Guilherme,

No asfalto eu quero o ABS funcionando normalmente, pois faz sim muita diferença.
Por isso busquei uma forma de conseguir ligar/desligar rapidamente, sem precisar usar ferramenta para retirar o sensor traseiro ou então tirar o fusível do ABS, que leva a desligar o velocimetro da moto junto.

Já no offroad é que preciso dele desligado. Já tomei alguns sustos, e conseguir travar a roda traseira é algo essencial para algumas manobras.

Dia 05 de Agosto vou correr o Bites (Big Trail Enduro Series) com a 310, e conseguir freiar como eu quero será essencial, visto que muitos trechos serão de subidas/descidas de montanha.
Onde fica o fusível do abs?
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