• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
2021/2022 - Desligamento do ABS
isaianet Escreveu:Oi pessoal, bom dia.

Depois de quase dois anos pesquisando sobre o assunto e buscado algum metodo "nao invasivo", decobri o metodo de fazer a instalacao de um botao ON/OFF sem precisar fazer nenhuma alteração no chicote original.

Basicamente o que precisa ser comprado são três peças:

- Conector Femea Original BMW: PN# 83300402342
[ATTACH=CONFIG]11597[/ATTACH]
- Conector Macho Original BMW: PN# 83300402344
[ATTACH=CONFIG]11598[/ATTACH]
- Switch On/Off universal para moto - Aqui pode ser o modelo da sua preferencia, desde que seja a prova d'agua.

O Sistema se resume a fazer um by-pass no chicote do sensor do ABS Traseiro, instalando uma chave no meio dele, conforme pode ser visto da imagem abaixo:

[ATTACH=CONFIG]11596[/ATTACH]

Para não precisar puxar um fio até o guidon da moto, optei por instalar o botão no próprio chassis da moto, conforme abaixo:
[ATTACH=CONFIG]11599[/ATTACH]

De forma resumida, quando preciso desligar o ABS eu desligo o switch e ele corta o sinal do sensor do ABS traseiro, desligando então o sistema ABS da moto e sinalizando no painel (luz do ABS fica acesa). Posso desligar com a moto andando sem problemas.

Para ligar de volta, preciso desligar a moto, re-ligar o switch e ligar novamente a moto. Assim ela reconhece o sensor novamente e tudo volta ao normal.

Desta forma consigo desligar o ABS sempre que preciso, sem precisar mexer em fusivel, sensor e principalmente sem perder leitura de velocidade no painel.

O exemplo doa vídeo é interessante para visualizar as diferentes situações.

Na KTM é possível desligar totalmente o ABS em ambas as rodas.

Na minha BMW K25 desliga-se somente o ABS na roda traseira via botão no punho e desde que acione somente o freio traseiro.
Se acionar o freio dianteiro, ambas as rodas serão frenadas (frenagem combinada) e com ABS, independentemente de haver desligado o ABS via botão no punho.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Carlo,

O exemplo doa vídeo é interessante para visualizar as diferentes situações de frenagens.

Na minha BMW K25 desliga-se somente o ABS na roda traseira via botão no punho e desde que acione somente o freio traseiro.
Se acionar o freio dianteiro, ambas as rodas serão frenadas (frenagem combinada) e com ABS, independentemente de haver desligado o ABS via botão no punho.
Guilherme 

.....o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos....

...o que separa os homens dos meninos, é o preço de seus brinquedos...
  Responder
Gnegraes Escreveu:Carlo,

O exemplo doa vídeo é interessante para visualizar as diferentes situações de frenagens.

Guilherme,

No asfalto eu quero o ABS funcionando normalmente, pois faz sim muita diferença.
Por isso busquei uma forma de conseguir ligar/desligar rapidamente, sem precisar usar ferramenta para retirar o sensor traseiro ou então tirar o fusível do ABS, que leva a desligar o velocimetro da moto junto.

Já no offroad é que preciso dele desligado. Já tomei alguns sustos, e conseguir travar a roda traseira é algo essencial para algumas manobras.

Dia 05 de Agosto vou correr o Bites (Big Trail Enduro Series) com a 310, e conseguir freiar como eu quero será essencial, visto que muitos trechos serão de subidas/descidas de montanha.
  Responder
Onde fica o fusível do abs?
  Responder

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  G310 gs 2021/2022 yuripulga 2 3,724 03-08-2021, 22:29
Última Mensagem: yuripulga

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: