Bom dia!
Minha moto 2021 tem a incorrigível batida da corrente, resultado da alteração da relação para adequação às normas de emissões brasileiras. Como solução definitiva e considerando que minha moto se destina a viagens e não offroad, pensei em instalar um kit de Correia dentada. Minhas dúvidas:
1º - alguém aqui já instalou?
2º - se sim, elimina o ruído?
3º - há risco de danos à moto?
Obrigado a todos!
Eu já vi F800Gs que usou correia e deu problema no eixo do pinhão .. e a conta ficou astronômica
Aqui o video
[video=youtube;KNIGIw1hH8w]https://www.youtube.com/watch?v=KNIGIw1hH8w[/video]
Em mecânica, qualquer coisa que se acopla a outra transmitindo torque, como engrenagens e eixos estriados (caso do vídeo), deve possuir as mesmas características metalúrgicas, dentre elas a dureza superficial.
Caso isso não ocorra, a parte mais "mole" irá se desgastar e/ou deformar sob carga de forma diferente, ocasionando o colapso do acoplamento.
Também é importantíssimo que tenha as mesmas tolerâncias e geometria dimensional, para um perfeito acoplamento entre as duas partes. O par deve obrigatoriamente ser idêntico no tipo de acoplamento e normalização.
O ocorrido mostrado no vídeo do Piu não condena a transmissão por polia dentada e correia dentada, mas mostra claramente que o produto não foi bem projetado e fabricado. Fujam dele como diabo da cruz....
Esse sistema de transmissão é usado há décadas em motores automotivos com sucesso, bastando respeitar a vida útil da correia dentada.
shw Escreveu:Eu já vi F800Gs que usou correia e deu problema no eixo do pinhão .. e a conta ficou astronômica
salve! o amigo instalou o kit de correia dentada na sua GS? caso sim, quais os comentários?
Rodrigo, isso é gambiarra não presta. se não quiser mais usar corrente a melhor opção é partir para cardã.
Bosn ventos.
A baixa qualidade do material da polia
deste fornecedor, não invalida a solução de transmissão por polias e correia dentada.
Este sistema é amplamente utilizado em motores, máquinas, etc.
A própria BMW deverá lançar em breve este tipo de transmissão.
https://www.motonline.com.br/noticia/nov...-correias/
Não sei se há outros fornecedores no mercado brasileiro.
O detalhe deste sistema se resume às polias tensionadoras, pois à maneira que sao adaptadas, a correia no curso máximo da suspensão provoca uma carga não suportada pelo eixo do pinhão (saída do cambio) ou mesmo o rompimento da correia....
Esses são os principais problemas relatados que eu já li.....
Enviado de meu SM-A736B usando o Tapatalk
Reiner Escreveu:O detalhe deste sistema se resume às polias tensionadoras, pois à maneira que sao adaptadas, a correia no curso máximo da suspensão provoca uma carga não suportada pelo eixo do pinhão (saída do cambio) ou mesmo o rompimento da correia....
Esses são os principais problemas relatados que eu já li.....
Se há problemas de mudança da tensão, isso deve ser causado pelo projeto do braço da suspensão.
O que também causa problemas no sistema de corrente de rolos - engrenagens.
Em princípio o eixo de articulação da balança deve estar alinhado com o eixo do câmbio e o mais próximo possível um do outro.
O texto da BMW indica que os rolos tensionadores mantém a correia com tensão sempre constante, isso significa que a carga radial nos eixos de saída do câmbio e da roda são constantes, eliminando problemas nos rolamentos e na correia.
Isso deve solucionar problemas de danos aos eixos.
Gnegraes Escreveu:Se há problemas de mudança da tensão, isso deve ser causado pelo projeto do braço da suspensão.
O que também causa problemas no sistema de corrente de rolos - engrenagens.
Em princípio o eixo de articulação da balança deve estar alinhado com o eixo do câmbio e o mais próximo possível um do outro.
O texto da BMW indica que os rolos tensionadores mantém a correia com tensão sempre constante, isso significa que a carga radial nos eixos de saída do câmbio e da roda são constantes, eliminando problemas nos rolamentos e na correia.
Isso deve solucionar problemas de danos aos eixos.
Guilherme, fiz um comentário sobre as adaptações realizadas....
No caso da BMW, Harley e outras, acredito que o projeto contempla todas as possibilidades de funcionamento visando durabilidade e rendimento....