BMW GS Brasil

Versão Completa: Bomba de combustível gs1200 ADV. 2011
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
asdrubal Escreveu:Oi pessoal, alguém poderia me dizer a referência Bosch da bomba de combustível da gs1200 ADV 2011?
Na minha 2011 troquei preventivamente pela bosch103 e funcionou perfeito.
Os bicos injetores das BMWs desde 2004 até 2015 - para todos os modelos de motos - tem número 0 280 158 038 e é o abaixo:

[ATTACH=CONFIG]11585[/ATTACH]

Claramente é informada a pressão de trabalho do bico em 3,0bar.

A válvula reguladora de pressão também é Bosch. Tem classe de pressão 3,5bar e ponto de trabalho ajustado para a pressão requerida pelos bicos que é de 3,0bar.

Essa válvula tem saída de bypass ao tanque, o que permite manter um fluxo de gasolina constante dentro da bomba, evitando a cavitação e seu aquecimento rápido pelo atrito dentro da voluta do roto com a gasolina, o que levaria a incendiar a bomba.
(30-05-2023, 17:07)Gnegraes Escreveu: [ -> ]
asdrubal Escreveu:A grande pergunta a ser respondida é  "qual a real pressão de trabalho e vazão da bomba original bmw gs1200 adv ano 2011".
Com essa resposta, poderia entrar no catálogo da Bosch e achar a melhor bomba pra fazer a substituição

A curva Pressão-Vazão das bombas geralmente não são disponibilizadas. Não é informada a pressão máxima da bomba em shut-off.
São bombas de baixa pressão com rotor centrífugo.
As pressões indicadas das bombas são as nominais de operação e não as suas máximas pressões em shut-off.
A pressão de trabalho do circuito é de 3,0bar. Na saída da bomba há válvula redutora de pressão por mola montado no distribuidor de combustível, com retorno de alívio ao tanque. Essa pressão é mantida constante no circuito.
Por que procurar "a melhor bomba"? A bomba que vem em diversos modelos da BMW (todas usam a mesma bomba) não é a melhor, a adequada?
Você não concorda com as especificações?


Olá companheiros, saudações da Espanha. Desculpem se houver algum erro, estou usando o tradutor.

Sou proprietário de uma K25 R1200GS de 2012 (duplo comando de válvulas).

Estou com problemas na bomba de combustível, medi a pressão na entrada dos injetores e tenho apenas 2 bar. (Nota: não é problema do regulador eletrônico da bomba).
A moto não tem potência e engasga quando acelero forte; logicamente, a mistura fica muito pobre ao entrar muito ar e pouco combustível.
Minha moto, segundo o manual de serviço pelo meu VIN, trabalha a 4 bar. Posso fornecer fotos onde também o regulador de pressão está marcado com essa pressão de 4 bar.

Aparentemente, a bomba que substitui a original é uma Bosch 0580454094, mas vejo que ela tem uma pressão nominal de 3 bar.
Segundo a teoria, para que um regulador de pressão mantenha constante sua saída (neste caso 4 bar), é necessário pelo menos 1 ou 2 bar acima disso. O que daria um valor de cerca de 5-6 bar aproximadamente.

Na verdade, não chega a sair nada de fluxo na linha de retorno (lógico, só tenho 2 bar) e sempre deveria estar recirculando um pouco de combustível para garantir que o regulador esteja mantendo esses 4 bar nos injetores.

Encontrei este vídeo interessante onde não dá para ver a referência, mas no teste com o motor ligado e manômetro, vê-se que mantém perfeitamente os 4 bar necessários.
https://youtube.com/shorts/kIpRGnN0rLI?s...4CPbJnZBZf

Fico surpreso que o injetor mencionado como equivalente 0280158038 ao original seja projetado para 3 bar, quando na maioria das BMW desses anos a pressão é de 4 bar.

Aliás, ao desmontar o regulador de pressão, como vocês podem ver na imagem, eu o danifiquei levemente. Acho que ele ainda vai funcionar corretamente, mas li neste mesmo post que esse regulador também é fabricado pela Bosch. Vocês têm a referência?

Vamos ver se conseguimos encontrar uma explicação.
Obrigado!!


[attachment=9812]
[attachment=9813]
Compartir

Exportar

Reescribir
Páginas: 1 2