BMW GS Brasil

Versão Completa: Troca do fluído de freio
Esta é uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boa tarde, tenho uma 1250 adv 2022. Acabou a garantia agora e levei em um excelente mecânico para revisão (porém longe da minha cidade). A moto está com 15.000 km e na revisão trocou óleo, filtros de óleo e ar, óleo do cardã. Porém não trocou o fluido de freio, mas na concessionária troca em toda revisão. O mecânico disse que o fluido de freio é de 2 em 2 anos ou 20.000 km, e realmente está no manual. Está bem limpo o fluido,amarelo transparente sem borra nenhuma , parece q mal foi usado (trocado 12/11/24, andei 5.500 km em 1 ano). Acho q está tudo certo, mas fiquei um pouco preocupado, e ir em uma concessionária que fica a 300 km da minha cidade pra trocar só por neura é meio complicado. O fluido que está nela é o original dot 4LV. Espero a próxima revisão ou procuro a concessionária pra trocar?
Olá, Rtiso.
No manual da minha moto também tem essa indicação:
"Trocar o fluido para freios em todo o sistema - pela primeira vez após um ano, depois a cada dois anos".
Se você trocou em 12/nov/2024, faz somente 1 ano. Eu observaria o prazo do manual sem preocupação.
Para ficar tranquilo até nov/2026: o freio não vai dar problema de uma hora para outra por conta dessa troca de fluído. Nesse caso ela é preventiva. E se o fluído contaminar, você vai notar o freio mais borrachudo e menor efetividade na frenagem. Mas ainda vai frear.
Bom dia,

Fluido de freio normalmente não apresenta borras.

O problema deste fluido é ser higroscópico, absorve água do ar.
Com teores acima de 4%, pode gerar bolhas de vapor no fluido na região das pinças de freio, já que a temperatura nas freadas é bastante elevada, acima dos 200 graus C.
Com as bolhas de vapor de água no fluido, ao frear a pressão no circuito é muito elevada e ao invés de pressionar os pistões das pinças, comprime as bolhas, reduzindo muito a eficácia da frenagem. Nesta situação você sente aquele sensação de que o freio está "emborrachado".

Evite abrir o reservatório do fluido, para não absorver umidade do ar.
(06-11-2025, 15:58)EvertonM Escreveu: [ -> ]Olá, Rtiso.
No manual da minha moto também tem essa indicação:
"Trocar o fluido para freios em todo o sistema - pela primeira vez após um ano, depois a cada dois anos".
Se você trocou em 12/nov/2024, faz somente 1 ano. Eu observaria o prazo do manual sem preocupação.
Para ficar tranquilo até nov/2026: o freio não vai dar problema de uma hora para outra por conta dessa troca de fluído. Nesse caso ela é preventiva. E se o fluído contaminar, você vai notar o freio mais borrachudo e menor efetividade na frenagem. Mas ainda vai frear.


entendi, tá tranquilo até a próxima revisão então. Muito obrigado pela atenção!
(07-11-2025, 08:11)Gnegraes Escreveu: [ -> ]Bom dia,

Fluido de freio normalmente não apresenta borras.

O problema deste fluido é ser higroscópico, absorve água do ar.
Com teores acima de 4%, pode gerar bolhas de vapor no fluido na região das pinças de freio, já que a temperatura nas freadas é bastante elevada, acima dos 200 graus C.
Com as bolhas de vapor de água no fluido, ao frear a pressão no circuito é muito elevada e ao invés de pressionar os pistões das pinças, comprime as bolhas, reduzindo muito a eficácia da frenagem. Nesta situação você sente aquele sensação de que o freio está "emborrachado".

Evite abrir o reservatório do fluido, para não absorver umidade do ar.
Chega ser satisfatório sempre ler as suas respostas.
Sobre o fato do fluido absorver a umidade do ar, existe umas canetinhas que você mergulha no fluido e ela atesta se o fluido esta em condições de uso ou não. Acredito eu que seja por meio da condutividade elétrica, tendo a presença de agua essa condutividade fica alterada.
Essa semana eu creio que vou criar um topico realizando essa troca, nem vou levar em consideraçao o teste do fluido, ja que vou trocar preventivamente, nao sei quando foi realizado essa manutençao, estou so esperando chegar as pastilhas de freio.