![]() |
Regulagem da transmissão - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: Regulagem da transmissão (/Thread-regulagem-da-transmiss%C3%A3o) Páginas:
1
2
|
Regulagem da transmissão - sascencio - 28-11-2014 VINCENZO Escreveu:Bom dia amigo, tento de esclarecer a tua dúvida. Infelizmente não sei como colocar desenhos aqui mas pode fazer vc mesmo e te explico como. Se desenha um ponto que representa o fulcro da suspensão (O) e faz uma linha horizontal passando pra este ponto, sobre esta linha, a direita do ponto O, a uma distancia de 80 mm dele, marca um outro ponto (B), esse ponto representa o eixo do pistão (OB=80 mm). Depois faz uma outra linha inclinada respeito a horizontal de cerca 8° e sobre esta linha marca um ponto (A) na esquerda do ponto O na distância OA=610 mm, o ponto A representa o eixo da roda e da coroa em posição de descanso. Agora se desenha uma circunferência com centro O e raio R=AO, um sector desse círculo representa a trajectória do eixo da roda quando ela faz a sua excursão. OK, bacana, bem teórico, valeram as explicações... Mas na prática voce já verificou a folga da corrente da sua moto girando a roda e medindo a folga em várias posições da corrente? Voce vai verificar que existem pontos de maior e menor folga, talvez pela posição dos elos da corrente em relação ao pinhão ou a coroa, sei lá... rsrsrs... mas que a folga varia, isso é verdade!!! rsrsrs... Isso é fato em todas as motos que já tive... Regulagem da transmissão - VINCENZO - 28-11-2014 Oi amigo, concordo que a pratica tem sempre a ultima palavra, mas a teoria, se bem feita, explica muito bem quem acontece na pratica. A cosa que acontece a vc è bem estranha, sendo o círculo um lugar de pontos que estão todos na mesma distancia do eixo, então, girando a roda, o comprimento da linha que envolve o a coroa (que è um circulo) não pode mudar, então girando a roda, a folga da corrente de consequência não deveria mudar. A única explicação que tenho pra explicar porque a folga mida girando a roda (a meã è só uma hipótese e pode ser errada) è que, sendo a corrente feita de segmentos articulados, se a articulação entre estes segmentos tem atrito, a corrente tenta de manter a forma rectilínea depois que envolve a coroa, em outras palavras, quando vc gira a roda e um grupo de segmentos com atrito entra na corona, este pedaço de corrente faz resistência a se curvar e seguir a forma da coroa, daqui parece que a folga se reduz, quando una grupo se segmentos com menos atrito entra na coroa ela se adapta com mas facilidade na forma da mesma e a folga parece aumentar. Essa è a única explicação que tenho, a menos que a coroa não seja oval ou elíptica. Abraço. Regulagem da transmissão - CM-R1200-GS - 28-11-2014 Muita teoria...... Melhor lubrificar e botar pra rodar, ai rodando, vai esticar de novo e ficar folgada, então esticar só um pouquinho, lubrificar, e começar tudo de novo. Agora se deixar parada em casa, não precisa de nada disso. Kkkkkkkkkkkkkkkk Regulagem da transmissão - VINCENZO - 28-11-2014 Cassio, o Denis fiz uma pergunta e eu tentai de responder. Se Vc nao gostò ou nao entendeu da mea responsa, me permito de te dizer que nao ten obrigacao de ler meus topicos. Provavelmente ten uma moto com cardà. Con simpatia. Vincenzo. |