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Regulagem da transmissão
#1
Olá amigos,
Sempre utilizo das informações do manual, que demonstra como ajustar a corrente com a moto no descanso e folga entre 35-45mm sem carga.
E com carga? Garupa com malas e bau?
Na ultima revisão o mecanico ajustou comigo em cima da moto e disse q ajustar a corrente só no descanso não é o ideal.
Como voces fazem?
valeu!
Denis.
Mobylette (1987).. DT 180 (1987)... XL 250R (1982)... RD 350 (1987)... Honda Dream (1994)... XT 660 R (2006)
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#2
Entre a opinião de um mecânico e o manual do fabricante, fico com o segundo.
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#3
Bom, vamos lá.

Há duas semanas fiz revisão de 1000 km da minha e logicamente, ajustaram a corrente. Porém fiz a verificação em casa e achei muito tensionada. Coloquei no descanso lateral e não no cavalete central, como fazem na concessionária, e encontrei uma folga de 20 mm, quase nada. Voltei lá e eles insistiram que estava correto.

Vi videos, conversei com amigos e minha conclusão é que eu estou certo e eles (funcionários da concessionária) estão errados. Comprei um torquimetro, afrouxei os parafusos e agora ela está com a folga correta, de aprox. 40mm medidos no descanso lateral, como reza o manual.

No passeio à Cambriúva pela Caltabiano, quando paramos no destino, sai cutucando todas as 800GS que encontrava pelo caminho e vi de tudo, desde correntes com bastante folga até correntes bem tensionadas, como estava a minha naquele dia.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
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#4
Valeu!!
Rodei essa semana quase 4mkm. A corrente estava com folga um pouco acima do limite que consta no manual (no descanso lateral e sem peso)
fiz o seguinte: coloquei as malas e bau e meu amigo sentado na moto ... verifiquei e a folga ficou dentro do limite. Viajei assim!
Cheguei ontem, e agora parece um pouco folgada, vou fazer um pequeno ajuste sempre com o peso que for viajar.
Abs
Mobylette (1987).. DT 180 (1987)... XL 250R (1982)... RD 350 (1987)... Honda Dream (1994)... XT 660 R (2006)
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#5
Denis, eu penso que a folga é justamente para ser compensada ao montar na moto.

Portanto com alguém em cima, o ajuste deve ser diferente e o arco menor do que aquele recomendado.

Acho que o arco entre 35 e 45mm deve cair para 10 ou 15 mm com a moto carregada.
F800 GS Marrom =>> R1200 GS LC Preta =>> R1200 GSA Azulona Cool
[COLOR="#8B4513"]Abraço,
Marcelo[/COLOR]
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#6
Bom dia, eu também tinha duvidas sobre quem acontece com a corrente com carga e sem carga, o seja se fazemos a regulagem assim como recomendado no manual (35-45 mm de folga) sem carga, depois carregar a moto, quanto esta folga pode mudar. Então fiz uma simulação replicando a geometria da cinemática da suspensão traseira.
O objetivo era ver como muda a distancia entre o eixo da coroa e o eixo do pinhão da corrente, isso determina a variação de folga da corrente respeito a regulagem inicial.
Fiz o calculo teórico baseado sobre os dados geométricos que medi diretamente na moto e verificai resultados fazendo a simulação do sistema utilizando um CAD 3D. Resulta que a variação da distancia do eixo da coroa respeito o eixo do pinhão (no setor determinado do curso da suspensão, pegando como referencia a linha que conecta o fulcro do garfo com o eixo do pinhão), varia de -0,61 mm e – 1,18 mm (!), esta distancia atinge o valor máximo quando o eixo do pinhão, o fulcro e o eixo da coroa são alinhados. A conseguinte variação de folga da corrente è imperceptível.
Então, o assunto de medir a folga com carga ou sem carga, è nada mas que uma lenda metropolitana.
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#7
O que é mais importante na hora de verificar a folga, é encontrar o ponto de menor folga, conforme indicado no manual.

Deve-se girar a roda traseira e achar esse ponto de menor folga.

É exatamente nesse ponto que deve ser ajustada a corrente...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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#8
Grande Vincenzo!
Gostei!!
Agora... meu caso é uma lenda interiorana! hehe
abs

seguindo na dúvida... se a moto tem um ponto com menor/maior folga isso significa que há mudança entre os eixos (pistão/coroa)?
ou outra... a moto no descanso = suspensão no nível zero (por exemplo) e a moto com peso + passageiro + buraco utilizando o curso máximo da suspensão = nivel máximo... desta maneira entre o mínimo e máximo do trabalho da suspensão não há alteração significativa da tensão da corrente? :confused:
Mobylette (1987).. DT 180 (1987)... XL 250R (1982)... RD 350 (1987)... Honda Dream (1994)... XT 660 R (2006)
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#9
Bom dia amigo, tento de esclarecer a tua dúvida. Infelizmente não sei como colocar desenhos aqui mas pode fazer vc mesmo e te explico como. Se desenha um ponto que representa o fulcro da suspensão (O) e faz uma linha horizontal passando pra este ponto, sobre esta linha, a direita do ponto O, a uma distancia de 80 mm dele, marca um outro ponto (B), esse ponto representa o eixo do pistão (OB=80 mm). Depois faz uma outra linha inclinada respeito a horizontal de cerca 8° e sobre esta linha marca um ponto (A) na esquerda do ponto O na distância OA=610 mm, o ponto A representa o eixo da roda e da coroa em posição de descanso. Agora se desenha uma circunferência com centro O e raio R=AO, um sector desse círculo representa a trajectória do eixo da roda quando ela faz a sua excursão.
O curso da suspensão, se não lembro mal è de 210 mm, isso comporta uma oscilação do garfo no redor do ponto O de cerca 20°, então, se desenha uma outra linha, passando pra O com um ângulo de 20° respeito AO (ou 12° respeito a linha horizontal) e marca o ponto onde esta linha encontra o círculo ( C ), o arco AC representa a trajectória do eixo da roda entre sua posição de descanso e sua posição de máxima compressão (C representa o ponto onde o eixo, teoricamente, chega quando pega um buraco com a garupa).
Então, visto que nos importa saber como muda a folga da corrente, pra saber isso precisamos ver como muda a distancia AB quando A faz a sua trajectória no circulo (no sector de trabalho da suspensão) entre - 8° e +12°.
Pode fazer vc mesmo a medidas utilizando o desenho, eu fiz isso com um software de e vi que esta distancia muda assim:
α = -8° , AB=689,311 mm
α = 0° , AB=690,000 mm
α = 12° , AB=688,453 mm
Então a variação respeito o valor máximo (que ocorre quando A esta sobre a linha horizontal, o seja A. O e B são alinhados) e vale:
α = -8° , Δ=-0,689 mm
α = 12° , Δ=-1,547 mm
Se quer calcular vc mesmo a distância AB essa pode ser interpolada com bastante precisão com a fórmula seguinte: AB = -0,0107 * α2 - 0,0103 * α + 689,99 (α è o ângulo do garfo medido respeito a horizontal).
Em conclusão, a mudança entre os eixos (pistão/coroa) e a conseguinte folga da corrente muda, mas muito pouco, uma redução da distância dos eixos de 1,5 mm se traduz em aumento um aumento de folga da corrente de muito menor porque a folga muda menos do 15% da variação da distancia entre eixos.
Então o assunto de medir a folga com carga o sem carga, e ainda girando a roda pra procurar a folga mínima (isso aconteceria se a coroa seria elíptica) não tem fundamento
Espero de ter explicado d forma bastante clara o assunto, também se, como falai na meã apresentação, não falo bem português.
Abraço.
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#10
Vincenzo...
Esclarecedor nobre amigo.
Não consigo fazer esse cálculo nem se nascesse novamente.
Acredito e confio no que apresentou... e de fato a alteração é minima, imperceptível. uma lenda...
A partir de agora sem nenhuma dúvida na hora de aferir a transmissão.
Obrigado.
Abraço.
Mobylette (1987).. DT 180 (1987)... XL 250R (1982)... RD 350 (1987)... Honda Dream (1994)... XT 660 R (2006)
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