BMW GS Brasil
Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas? - Versão de Impressão

+- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br)
+-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs)
+--- Fórum: BMW R 1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r-1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o)
+--- Tópico: Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas? (/Thread-nivel-do-fluido-de-freio-acima-do-especificado-pode-causar-desgaste-das-pastilhas)

Páginas: 1 2

Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas? - sal silva - 12-08-2017

Eraldo Tel Escreveu:Se retirar com fluido frio e na marca de Max. Do reservatório. fluido aquecido uns 2 mm a menos
Eraldo

Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk

Obrigado Eraldo.

Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas? - sal silva - 18-08-2017

Pessoal,hoje fui retirar o fluido de freio que achei que estava em excesso,mas para minha surpresa a borracha de dentro do reservatório estava mal colocada impedindo a leitura correta do nível do fluido.Recoloquei-a corretamente e o nível do fluido ficou certo,entre o máximo e mínimo,o que indica troca de pastilhas.Nessa tiro a responsabilidade da concessionaria,achei que tinham colocado fluido a mais,somente a borracha ficou mal posicionada, isso acontece.

Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas? - PabloTiago - 20-08-2017

Pra saber se o nivel está no ideal, retire um pouco do fluido com a seringa para não correr o risco de derramar e com uma chave de fenda force os cilindros da sapata de freio até a sua completa abertura. Nessa posição o nível de óleo deve estar na marca MAX. Se estiver abaixo, complete até o MAX, se estiver acima retire até a marca.

Enviado de meu D6643 usando Tapatalk

Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas? - sal silva - 20-08-2017

PabloTiago Escreveu:Pra saber se o nivel está no ideal, retire um pouco do fluido com a seringa para não correr o risco de derramar e com uma chave de fenda force os cilindros da sapata de freio até a sua completa abertura. Nessa posição o nível de óleo deve estar na marca MAX. Se estiver abaixo, complete até o MAX, se estiver acima retire até a marca.

Boa dica,vivendo e aprendendo.Obrigado.

Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas? - Olive - 29-08-2017

Permitam uma pequena "atravessura" neste tópico, aproveitando os bons fluidos desse pessoal bacana e perguntar: se entendi bem, o manual recomenda a troca do fluido dos freios com um ano de uso, independentemente da quilometragem, é isso mesmo? Vou levar a moto para revisão dos 20 mil e ela já vai fazer um ano de uso mês que vem.O pessoal da css não falou nada sobre isso...

Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas? - PabloTiago - 29-08-2017

Olive Escreveu:Permitam uma pequena "atravessura" neste tópico, aproveitando os bons fluidos desse pessoal bacana e perguntar: se entendi bem, o manual recomenda a troca do fluido dos freios com um ano de uso, independentemente da quilometragem, é isso mesmo? Vou levar a moto para revisão dos 20 mil e ela já vai fazer um ano de uso mês que vem.O pessoal da css não falou nada sobre isso...
O fluido de freio é higroscópico e tende a se contaminar com água. Uma vez contaminado perde a capacidade de não entrar em ebulição a determinada temperatura. Uma vez em ebulição perde capacidade de compreensão dos pistões na pinça de freio. Por isso a recomendação da troca de tempos em tempos.
É muito barato e simples a troca. Trocar fora da concessionária não acarreta perda de garantia. Só se atente para o uso do fluido correto.

Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas? - Olive - 30-08-2017

Explicação mais que convincente e dica preciosa. Muito obrigado.

Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas? - luiztrovao - 30-08-2017

Uma pequena adição ao tópico:
- Como disse o Pablo, o fluido de freio absorve a umidade do ar. É por isso que na maioria dos carros, o reservatório está localizado do lado do motor em que fica o coletor de escape, exatamente para “morar” no lugar mais quente do motor e, por consequência, com menor índice de umidade.
- Quando o fluido está contaminado pela água, normalmente o sintoma mais comum (seja em automóveis ou motos) é o seguinte: de manhã, com o veículo ainda frio, ele freia bem, sem problemas. Porém, conforme o conjunto vai se aquecendo com o uso do veículo, a água que contaminou o fluido vai se separando, gerando micro bolhas no circuito. Estas bolhas reagem à pressão do cilindro de freio de forma diferente do resto do fluido, resultando em baixa capacidade de frenagem e é fácil de sentir que o veículo já não está mais freando com a mesma eficiência.

Resumo: ainda que a Km rodada seja baixa, eu sempre recomendo a substituição completa do fluido de freio pelo menos 1 vez por ano pois a absorção da umidade do ar se dá independente da Km. O fluido é um ítem barato e a sua troca não deve ser negligenciada.
Abs

Nivel do fluido de freio acima do especificado pode causar desgaste das pastilhas? - sal silva - 30-08-2017

luiztrovao Escreveu:Uma pequena adição ao tópico:
- Como disse o Pablo, o fluido de freio absorve a umidade do ar. É por isso que na maioria dos carros, o reservatório está localizado do lado do motor em que fica o coletor de escape, exatamente para “morar” no lugar mais quente do motor e, por consequência, com menor índice de umidade.
- Quando o fluido está contaminado pela água, normalmente o sintoma mais comum (seja em automóveis ou motos) é o seguinte: de manhã, com o veículo ainda frio, ele freia bem, sem problemas. Porém, conforme o conjunto vai se aquecendo com o uso do veículo, a água que contaminou o fluido vai se separando, gerando micro bolhas no circuito. Estas bolhas reagem à pressão do cilindro de freio de forma diferente do resto do fluido, resultando em baixa capacidade de frenagem e é fácil de sentir que o veículo já não está mais freando com a mesma eficiência.

Resumo: ainda que a Km rodada seja baixa, eu sempre recomendo a substituição completa do fluido de freio pelo menos 1 vez por ano pois a absorção da umidade do ar se dá independente da Km. O fluido é um ítem barato e a sua troca não deve ser negligenciada.
Abs

Legal,o automóvel da minha esposa já tem 9 anos e esta com o fluido de fabrica.Sempre esqueço da manutenção do carro dela,ainda bem que continua comos freios bons,mas preciso ver isso.