BMW GS Brasil
... na Troca das marchas - Versão de Impressão

+- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br)
+-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs)
+--- Fórum: BMW - R1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-discuss%C3%A3o-geral)
+--- Tópico: ... na Troca das marchas (/Thread-na-troca-das-marchas)

Páginas: 1 2 3 4

... na Troca das marchas - Gnegraes - 01-10-2020

Agora que visualizaram os pares de engrenagens das respectivas marchas e os sincronizadores, resta saber como as marchas são selecionadas e "engatadas"...

Na figura abaixo temos a visão explodida em 3D de um dos eixos do câmbio, com todos os seus componentes como eixo, engrenagens, sincronizadores, rolamentos de agulha, etc. (no circulo o desenho 3D do conjunto interno completo do câmbio):

[ATTACH=CONFIG]10669[/ATTACH]

Nesta outra figura vemos o conjunto de seleção de marchas ou de "engate". Ele é composto por um tambor seletor (Walze) com os rasgos guia (Kulisse), os garfos seletores (Schaltgabel) com os seguidores (Führungsdorn), etc.:

[ATTACH=CONFIG]10670[/ATTACH]

As peças reais podem ser vistas nas fotos a seguir:

Tambor seletor

[ATTACH=CONFIG]10671[/ATTACH]

Garfo seletor

[ATTACH=CONFIG]10672[/ATTACH]

Seguidor

[ATTACH=CONFIG]10673[/ATTACH]

Estrela de passo

[ATTACH=CONFIG]10677[/ATTACH]

Voltando aos nosso desenhos esquemáticos, temos o tambor seletor (verde), os garfos seletores e seguidores (azul) inseridos nos sincronizadores (laranja). Em vermelho vemos os rasgos guia no tambor seletor, onde estão encaixados os seguidores dos garfos seletores:

[ATTACH=CONFIG]10674[/ATTACH]

É fácil de perceber que ao girar o tambor seletor, as guias inseridas nos rasgos do tambor seletor levam os garfos seletores a se movimentarem ao longo do seu eixo e acoplarem os sincronizadores a uma engrenagem.

Na extremidade do tambor seletor está acoplada a estrela de passo, que determina o curso do pedal de câmbio, subindo marchas num sentido e descendo marchas no outro. Observem que cada cavidade da estrela corresponde a uma marcha:

[ATTACH=CONFIG]10675[/ATTACH]

A visão completa esquemática é vista a seguir. O pedal do câmbio (Schalthebel) quando acionado, movimenta a placa garra (Greifer) (vermelha) que atua e faz girar a estrela de passo (Raststern), a alavanca de bloqueio que está nos seguidores e consequentemente o tambor seletor, movimenta os garfos seletores e acopla os sincronizadores a uma par de engrenagens. A estrela seletora e a alavanca de bloqueio mantém uma marcha "engrenada" numa posição fixa e "travada". Se movimentarmos o pedal do câmbio para cima ou para baixo, a marcha que estamos se desacopla e outro par de engrenagens é acionado:

[ATTACH=CONFIG]10676[/ATTACH]

Movimentando o pedal de câmbio para baixo, a estrela seletora vai passo a passo subindo as marchas. No sentido contrário descendo as marchas.

Basicamente e esquematicamente assim funciona o câmbio.
Na minha opinião é o conjunto mecânico mais sofisticado da moto, muito mais complexo que o próprio motor, dada a diversidade de movimentos em várias direções com movimentos precisos e rotações diversas, aliado ao fato de ser um conjunto extremamente compacto e harmonioso.

... na Troca das marchas - Reiner - 01-10-2020

É com sua didática fica mais fácil de entender....Belo trabalho. Parabéns.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

... na Troca das marchas - Dalvir - 01-10-2020

Magnífica aula Guilherme, Parabéns!!!

Reiner Escreveu:É com sua didática fica mais fácil de entender....Belo trabalho. Parabéns.

Existe esse modelo de motor R90 em escala 1:2 feito de peças transparentes.
Mas o mais legal é que ele gira e no caso do câmbio você pode engatar as marchas e ver a rotação na saída do câmbio aumentar ou diminuir.
Custa ao redor de Euro160....

O filme mostra o passo a passo da montagem e depois em funcionamento. A menos de detalhes técnicos, esse motor R90 dos anos 70 é muito parecido com os boxers atuais....

https://www.youtube.com/watch?v=xyf_tiSlyb4

Dalvir Escreveu:Magnífica aula Guilherme, Parabéns!!!

Obrigado, fico contente que possam aproveitar e entender como as coisas funcionam.
Faz parte da alma de um engenheiro mecânico ser curioso e em aprender a repassar os detalhes para o grupo de trabalho de projetos / manutenção. Se o grupo de trabalho não cresce, VOCÊ não cresce...

Odeio Caixas Pretas... elas raramente permanecem fechadas comigo :o

... na Troca das marchas - Rromagnani - 01-10-2020

Depois dessa eu não vou sequer me manifestar! [emoji850][emoji850][emoji850]

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

... na Troca das marchas - Benicio - 02-10-2020

Sigamos calados, só aplaudindo e agradecendo!
Obrigado Guilherme, valeu pelas excelentes informações!

... na Troca das marchas - Sapi - 22-01-2021

Obrigado Guilherme pelas informacoes!

MAs para leigo... posso afirmar que o cambio da 2019 eh bem inferior da minha GS2010.

Apesar das explicacoes voce so nao explicou porque cambio 2019 Japones eh bem inferior ao Alemao da 2010.

... na Troca das marchas - Vailton - 13-12-2021

Tenho uma BMW 1200, 2019 COM Quick Shifter e quando troco de marchas dá primeira pra 2 , segunda pra 3 , usando a embreagem dá um treck forte da troca das marchas. (Na maioria das vezes, as vezes não acontece e é suave)

Tenho uma 2021 e acontece exatamente a mesma coisa, pelo que andei lendo aqui e ali....perfeitamente normal !!!

... na Troca das marchas - Reiner - 13-12-2021

Olá Vailton,
Nos faz um favor, testa a troca de marchas, tomando o cuidado de voltar totalmente o acelerador a cada troca. Depois, por favor, nos retorne se houve alguma alteração no funcionamento ou na suavidade das trocas.....