BMW GS Brasil
Graxa correta para coifa do carda - Versão de Impressão

+- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br)
+-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs)
+--- Fórum: BMW - R1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-discuss%C3%A3o-geral)
+--- Tópico: Graxa correta para coifa do carda (/Thread-graxa-correta-para-coifa-do-carda)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7

Graxa correta para coifa do carda - Reiner - 05-02-2021

Comprei para passar nas coifas.
No mercado livre com frete, 56,00..é mais em conta que a importada e é nacional...vou dar um crédito.

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk

Graxa correta para coifa do carda - Reiner - 05-02-2021

Desculpe, bom dia Diego.

Graxa correta para coifa do carda - Marcelo DC - 05-02-2021

Reiner Escreveu:Comprei para passar nas coifas.
No mercado livre com frete, 56,00..é mais em conta que a importada e é nacional...vou dar um crédito.

Não conhecia....passe o que achou pra gente Reiner.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk

Graxa correta para coifa do carda - mapamotos - 05-02-2021

Marcelo DC Escreveu:Não conhecia....passe o que achou pra gente Reiner.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Isso Reiner... se puder repassar se ficou bem vedada a coifa... Obrigado

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Graxa correta para coifa do carda - Reiner - 06-02-2021

Ok ....assim que utilizar posto aqui com fotos....
Sds.

Graxa correta para coifa do carda - Roberto G - 26-10-2021

Graxas de silicone não interferem na integridade das borrachas da coifa, a graxa ideal para esta aplicação é de nivel 4 ou seja mais pastosa.
Preço bem acessivel.
Quanto a graxa para a conexão luva eixo estriado deve ser utilizada graxa aditivada com molibdenio, as mesmas utilizadas em juntas homocineticas de alta performance, tambem não atacam as borrachas.

Graxa correta para coifa do carda - Possenti - 27-10-2021

Desculpe amigo Roberto, mas a graxa a ser utilizada nas coifas são as do tipo SELANTE, caso da NBU30PTM. Qualquer outra graxa não irá vedar corretamente. Além disso, a graxa deverá resistir a jatos de água, o que não é dificil para muitas no mercado. Quanto as estrias, você pode usar também a NBU30PTM já que ela também irá manter o local lubrificado, evitando a corrosão do conjunto de estrias, seja do pinhão ou da luva.

Tenho observado vários relatos de uso de outras graxas pelos colegas e isso é bom, pois a NBU30PTM é cara mesmo. Nós tivemos coragem na época de importar um balde de 30kg e já praticamente acabou.

Graxas com Di/Bissulfeto de molibidêneo são graxas de base mineral e, apesar de serem ótimas para atrito, por terem base mineral irão fatalmente afetar a coifa...não tem jeito, ela é muito sensível a isso...Aí fica o barato que sai caro!!!

Ao pesquisar graxas, procure por graxas selante e NÃO MINERAL.

Graxa correta para coifa do carda - Gnegraes - 27-10-2021

Possenti Escreveu:Desculpe amigo Roberto, mas a graxa a ser utilizada nas coifas são as do tipo SELANTE, caso da NBU30PTM. Qualquer outra graxa não irá vedar corretamente. Além disso, a graxa deverá resistir a jatos de água, o que não é dificil para muitas no mercado. Quanto as estrias, você pode usar também a NBU30PTM já que ela também irá manter o local lubrificado, evitando a corrosão do conjunto de estrias, seja do pinhão ou da luva.

Tenho observado vários relatos de uso de outras graxas pelos colegas e isso é bom, pois a NBU30PTM é cara mesmo. Nós tivemos coragem na época de importar um balde de 30kg e já praticamente acabou.

Graxas com Di/Bissulfeto de molibidêneo são graxas de base mineral e, apesar de serem ótimas para atrito, por terem base mineral irão fatalmente afetar a coifa...não tem jeito, ela é muito sensível a isso...Aí fica o barato que sai caro!!!

Ao pesquisar graxas, procure por graxas selante e NÃO MINERAL.

Possenti e Roberto,

A graxa indicada pela BMW para os estriados do eixo e junta cardã é uma graxa com partículas de Cobre.
É uma graxa da Castrol denominada Optimol TA e vendida nos CCs em bisnaga.
Estagraxa não só é altamente recomendada para uso em altas temperaturas, como tem excelente resistência á pressão, caso de eixos estriados nos acoplamentos. Evita que os eixos "colem" nas fêmeas das juntas cardã.

A BMW recomenda seu uso também nas juntas tipo ponta-bolsa do escapamento e nas roscas das sondas Lambda.
Nos carros Porsche a usam também nas roscas das velas, mas a BMW não cita esse uso.

[ATTACH=CONFIG]11013[/ATTACH]

O part number BMW está na etiqueta.

Graxa correta para coifa do carda - Possenti - 05-11-2021

Sim Gnegraes, concordo que esta é a recomendada pela BMW. Porém, temos efetuado manutenção em muitas BMW aqui da região e passamos a utilizar também a NBU30PTM na junção do estriado (luva e eixo pinhão) e em todo esse tempo (5 anos) nunca tivemos nenhum problema.

Um dos maiores erros que se comete na manutenção do cardã é lambuzar de graxa o sistema. Como dito acima, a graxa espirra pra todo lado e vira uma laúza...

Ontem trocamos o cardã de uma k51 2016 com 63 mil km que aos 50mil km revisamos o sistema. A cruzeta superior (saída da caixa) perdeu a lubrificação e rompeu.

Temos recuperado cardãs a mais de 5 anos e nunca ví acontecer isso na cruzeta superior das k50 e k51. Infelizmente o sistema é lacrado, sem a possibilidade de realizar preventiva. Na inspeção que fiz aos 50mil km, não constatei nenhum "calinho" ao girar a luva, e portanto concluo que se acentuou o desgaste nestes 15mil km que se passaram...Nos cardãs que recuperamos das k50/51tornamos ele desmontável, o que permite realizar preventiva. A tiger é assim...
Temos pegos alguns cardãs que seus donos ou mecânicos tentam utilizar as famosas cruzetas de direçao...Não precisa nem entender muito pra saber o esforço que recebe uma cruzeta dessas quando instalada na direção e na moto...

O que defendo é que o problema não é a ENTRADA da água, mas sim a SAÍDA...A agua vai entrar de um jeito ou outro, não tem jeito!!! Portanto, o negócio é fazer com que ela SAIA. Para isso, em todas efetuamos um furo de 3mm par que a água encontre seu caminho. As outras são assim...O vapor de água é muito menos denso e penetra nas cruzetas quando a água está e não sai sistema. Isso acelera o processo de perda do cardã que tem 3 etapas: (1) "solda" pela ferrugem nas estrias; (2) rompimendo da "solda" da estria; (3) o desgaste ACELERADO desta junção estriada.

De qualquer forma, cada proprietário aí tem se virado para poder manter sua máquina, isso é fato. Cada vez mais teremos dificuldades para manter nossos patrimônios e cuidar bem dele deve ser prioridade.

Graxa correta para coifa do carda - Possenti - 05-11-2021

[ATTACH=CONFIG]11030[/ATTACH]