Gnegraes Escreveu:Sigam o preconizado no Manuel Técnico da BMW e terão moto por muito, mas muito tempo.
Não são poucos os relatos de BMWs na Europa com mais de 200k rodados e sem problemas a destacar.
Quer ter confiabilidade, ir e voltar tranquilo? Siga o manual....
Manual é manual.
Ponto.
Feito para seguir.
A minha queixa são os serviços que não constam no manual e deveriam.
Vou dar um exemplo.
Li praticamente todas as mensagens postadas no antigo fórum de G650GS.
Um serviço importante e que não consta no manual de serviço é a lubrificação dos pinos/rolamentos do eixo da balança.
O pessoal só foi se dar conta dessa necessidade quando ocorreram as primeiras zicas.
Quando a suspensão começava a ranger já era tarde.
Rolamentos de agulha moídos e pinos oxidados.
Os primeiros a terem problemas foram os que faziam off, andavam na chuva e atravessavam riachos.
Sem contar que a vedação original dos rolamentos do eixo é uma porcaria.
Sim...porcaria!
Vizinhos ao eixo da balança estão os pinos do link, vedados com retentores.
No problem!!!
Instalar retentores no eixo da balança é um excelente "mod" a ser feito o quanto antes por quem gosta da sua g650gs.
Barato, fácil de fazer e acaba com o problema de oxidação.
20 mil km depois de fazer a instalação dos retentores eu desmontei a balanca para inspecionar.
A graxa parecia que tinha sido colocada há poucos dias.
Para concluir, no manual de serviço da Fazer 250 tá escrito bem bonitinho o que deve ser feito.
Luiz Baum