![]() |
... na Troca das marchas - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - R1300GS R1250GS / R1200GS / R1150GS / R1100GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-r1300gs-r1250gs-r1200gs-r1150gs-r1100gs) +--- Fórum: BMW - R1300GS / R 1250GS / R 1200GS / R 1150GS / R 1100GS Discussão Geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-r1300gs-r-1250gs-r-1200gs-r-1150gs-r-1100gs-discuss%C3%A3o-geral) +--- Tópico: ... na Troca das marchas (/Thread-na-troca-das-marchas) |
... na Troca das marchas - Gnegraes - 13-12-2021 Sapi Escreveu:Obrigado Guilherme pelas informacoes! João, A diferença está na embreagem. Até 2012 era monodisco a seco, depois de 2013 passou a ser multidisco e banhada a óleo. Câmbio "japonês" ??? Não entendi.... ... na Troca das marchas - Gnegraes - 13-12-2021 Vailton Escreveu:Tenho uma BMW 1200, 2019 COM Quick Shifter e quando troco de marchas dá primeira pra 2 , segunda pra 3 , usando a embreagem dá um treck forte da troca das marchas. (Na maioria das vezes, as vezes não acontece e é suave) Vailton, Pode ser ajuste no ponto no manete da embreagem. Não podemos esquecer que a embreagem tem funcionamento diferente quando fria e quando quente. As embreagens multidisco banhadas a óleo tem funcionamento "mais irregular" quando comparadas às monodisco a seco. ... na Troca das marchas - luiz baum - 13-12-2021 Hoje, aproveitando que este tópico veio à luz, resolvi ler com melhor critério a questão do câmbio, por sinal muito bem explicada. Aí veio uma dúvida antiga e até então não esclarecida. E acredito que a melhor hora para entender será agora. Se refere ao escalonamento das marchas. Os 2 eixos do câmbio,o de "entrada" e o de "saída" são paralelos, obviamente. Qual é a liberdade que o projetista tem para mudar a relação das marchas, sabendo que o engrenamento tem que ser perfeito? Será que consegui me fazer entender? Guilherme com a palavra, please. Luiz Baum ... na Troca das marchas - Gnegraes - 14-12-2021 luiz baum Escreveu:Hoje, aproveitando que este tópico veio à luz, resolvi ler com melhor critério a questão do câmbio, por sinal muito bem explicada. Luiz, Potência e torque do motor aliado ao peso do veículo são as premissas de partida. Basicamente a definição das relações de redução de cada marcha do câmbio é definido pelo projeto do veículo como um todo, onde o projetista sabe o que se espera do desempenho do veículo em cada situação, p/ex. baixa velocidade e alto torque, se 1a. marcha longa ou curta, ou qual a desmultiplicação na(s) marcha(s) longa(s), etc. O projeto define quais as velocidades esperadas para cada marcha do câmbio. Dai se parte para os números de dentes de cada par, pinhão e coroa. Num par de engrenagens, a menor se chama pinhão e a maior coroa. É definida uma distancia entre eixos com o espaço menor possível ocupado pelo câmbio, que deve sempre ser compacto. A distância entre eixos é verificada de modo a confirmar diferentes pares de engrenagens com as reduções desejadas. Caso não, se altera a distância entre eixos até que se obtenha todas as relações de pares de engrenagens desejadas. É um processo de tentativa e erro, com aproximações sucessivas. Essa distância é então fixada e rege o resto do projeto do câmbio. Em alguns casos a relação de redução ou desmultiplicação desejada não pode ser alcançada devido à distancia entre centros de eixos fixada, para aproximar o mais possível da premissa inicial, se faz a correção de perfil de dentes. O torque a ser transmitido por cada par de engrenagens define a largura delas. Normalmente as engrenagens são de dentes helicoidais por 2 motivos: a) transmitem o mesmo torque com largura menor (mais compactas), pois o torque se transmite pelo comprimento do dente e não pela largura da engrenagem e b) dentes helicoidais são muito mais silenciosos, ao contrário de dentes retos. ... na Troca das marchas - luiz baum - 14-12-2021 Gnegraes Escreveu:Luiz, Obrigado pela resposta! Eu imaginei que fosse um trabalho demorado mas não tão "manual" a este ponto. Luiz Baum ... na Troca das marchas - Gnegraes - 15-12-2021 luiz baum Escreveu:Obrigado pela resposta! Luiz, O desenvolvimento de câmbios vem de longa data dentro dos fabricantes, eles vem sendo aperfeiçoados conforme a necessidade. No nosso caso, os câmbios dos motores boxer são muito parecidos entre sí, no que tange a sua geometria e tamanho, mesmo com o aumento de potência e torque disponibilizados que houve nos últimos anos. As folgas de projeto para transmissão de torque ( trata-se aqui somente e tão somente de torque) são muito grandes, pois o custo de fazer um câmbio menor (= mais compacto), em nada alteraria os custos de materiais e de usinagem. Observe que câmbios são uma das partes mais resistentes em todos os veículos, nos autos são lifetime e sem troca de lubrificante. Dificilmente se houve falar de problemas neles, com exceção do Ford Fusion, que foi recorde de quebra no mundo. Talvez explique muito bem o fechamento das suas fábricas de carros ao redor do mundo. ... na Troca das marchas - PauloLopes - 22-08-2023 Boa tarde, Véios! Tenho notado que quando passo a marcha da 2ª para 3ª no shiftcam, sem acionar a embreagem, da meio que um pulo! Até da 1ª pra 2ª não acontece é as demais tb não acontecem, acionam de boa! Preciso me preocupar??? Porque todos no fórum sabem que farei uma viagem agora para Ushuaia, 25 setembro de 2023 e não quero ter problemas desagradáveis! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk ... na Troca das marchas - Gnegraes - 22-08-2023 PauloLopes Escreveu:Boa tarde, Véios! Nas marchas baixas, o torque envolvido é grande, marchas altas sempre terão trocas suaves, seja em câmbio normal ou assistido. No manual da moto a BMW cita a faixa de rotações ideais para fazer a troca assitida. ... na Troca das marchas - PauloLopes - 22-08-2023 Vlw Enviado do meu iPhone usando Tapatalk ... na Troca das marchas - PauloLopes - 22-08-2023 Não acontece sempre! Notei agora, um pouco, quando da viagem ao Moto capital!!! Enviado do meu iPhone usando Tapatalk |