![]() |
Posicao em curva - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: Outros Assuntos (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-outros-assuntos) +--- Fórum: Boteco (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-boteco) +--- Tópico: Posicao em curva (/Thread-posicao-em-curva) |
Posicao em curva - PAULISTA - 29-03-2014 NetoTCamel Escreveu:São muitas técnicas envolvidas com o mesmo propósito, contornar uma curva da forma mais rápida e mais segura... [COLOR="#FF0000"]O mais importante é respeitar 3 pontos: Limite do ambiente, Limite da máquina e o próprio Limite. [/COLOR] Definição completa e simples de como fazer curvas.Parabens. Abração. Posicao em curva - Andre RS - 29-03-2014 MTC Escreveu:Nelson, sera q estamos pensando da mesma forma?? Moto inclinada para direita e corpo inclinando para cima (lado direito) de modo a manter o centro de gravidade e evitar o derrapamento do pneu!!! ....nao entendi amigo , se vc fizer uma curva e deixar seu corpo mais na vertical , ereto , com controle maior sobre a derrapada da traseira(num off , é claro)....o que isso tem haver com a área de contato do pneu...? Atua sim no equilibrio das forças que estao agindo no momento ....peso , forças centrípeta , centrifuga e atrito...ou nao? Quero dizer que para a mesma inclinação da moto numa curva a área de contato do pneu com o asfalto ou a terra em nada muda , ou quase nada. O que muda é atuação das forças que agem no conjunto. Posicao em curva - JMCoelho - 29-03-2014 Andre, fazer curvas em asfalto é totalmente diferente de fazer curva na terra. Como vc disse, são várias forças com direções e sentidos diversos. Uma dessas forças, muito importante, é o atrito, que no asfalto é muito maior que na terra. Se vc inclinar muito a moto na terra, vai derrapar e ir pro chão, no asfalto não, o atrito do pneu no chão segura. Posicao em curva - Andre RS - 29-03-2014 JMCoelho Escreveu:Andre, fazer curvas em asfalto é totalmente diferente de fazer curva na terra. Como vc disse, são várias forças com direções e sentidos diversos. Uma dessas forças, muito importante, é o atrito, que no asfalto é muito maior que na terra. Se vc inclinar muito a moto na terra, vai derrapar e ir pro chão, no asfalto não, o atrito do pneu no chão segura. Isso aí , fiquei em duvida no que o colega escreveu antes sobre área de contato do pneu x posição do piloto. Posicao em curva - FPoli - 29-03-2014 Aprendi a andar na terra e sempre achei loucura o pessoal deitando a moto no asfalto. Na terra dava pra fazer a curva saindo de lado em derrapagem controlada ou enfiar nos trilhos que iam formando nas curvas. No asfalto a sensação é que a moto pode escorregar de vez e aí é chão e, não tem onde apoiar a roda numa curva, dependendo 100% do atrito. Com isso há várias técnicas a exemplo do Keith Code que me tem sido fundamental para confiar mais em curvas no asfalto e minimizar os riscos, também melhorar meu coeficiente de cangaço rs. Posicao em curva - PAULISTA - 29-03-2014 Na real,o que enxergo é o seguinte,moto mais em pé maior peso sobre as suspensões transferindo para as rodas,consequentemente maior atrito,ao deitar a moto parte desse peso sai de sobre as rodas,as suspensões "relaxam" e o atrito é menor.Teoria do PAULISTA,rsrs. Posicao em curva - FPoli - 30-03-2014 A não ser que deite a moto raspando o joelho a 200kph, ai se o cara levantar tomba pro outro lado rsrs. Aliás admiro quem faz isso e me impressiono o quanto o atrito do pneu especial no asfalto segura numa dessas, algo que nunca chegarei nem perto. Posicao em curva - JMCoelho - 30-03-2014 Fabio, curva a 200 km/h só pra profissionais em motos especiais. Muito longe de nós amadores em motos GS, que não foram feitas para isso. Posicao em curva - FPoli - 30-03-2014 É isso a que me referi, na verdade a inclinação vai de acordo com o equipamento e situação. |