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Posicao em curva
#1
Galera, sei q tem varios de voces que ja fizeram curso de pilotagem e vai a duvida:

Em curva vcs fazem o traçado mantendo-se nivelados em relacao ao eixo vertical da moto ou fazem o "pendulo" em relacao ao lado contrario da curva.

Divaguem por favor!
Abcs
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#2
Meio a meio... :o
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#3
Maicon, boa pergunta.

Vai muito da velocidade e a curva em si, normalmente em baixa velocidade usa-se mais o corpo ereto p/ conseguir um angulo de inclinação maior da moto, a medida que a velocidade aumenta tende-se a ir inclinando o corpo mais pra dentro da curva p/ não inclinar a moto em excesso.

Tem um tópico interessante aqui e no Dr Google, procure por a Bíblia das curvas ou The Twist of the Wrist (Keith Code). Encontrará texto traduzido e video com legenda.

Além dos efeitos da inclinação da moto há vários outros fatores que influenciam como a aceleração, atitudes durante a curva, pressão na suspensão, contra esterço, auto confiança, etc...

Há toda uma ciência por trás disso, no meu caso a moto faz 90% do trabalho rsrs, mas só de ter as noções básicas tem me ajudado muito, principalmente quando acabamos chegando por acaso num limite.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
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#4
Quer dizer então que o bico da bota no chão é uma boa referencia do pré cagada kkkk, ai é só continuar com o corpo.
Que dica essa do Mr Ric!!!. O cabra desassombrado rsrs.
Abs

Fábio

Motociclista desde meus 12 anos.
RD50 (76) / RD75 (78) / Montesa 250 H6 (81) / YZ250 (80) /Agrale 27.5 /
YZ 125 (81) / CR125 (86) / KX250 (91) / XLX350 / F800GS / R1200GS / R1200GS LC.
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#5
Eu me viro bem nas duas situacaoes: corpo ereto, raspando a bota (ja levei susto por isso) e tbm inclinando o corpo para o lado contrario da curva (deixando o corpo vertical ao solo)! Mas a ciencia das duas rodas deve justificar o modo "menos" inseguro!!
Ja comecei a ler a biblia das duas rodas, mas faltou tempo pra terminar!!
Abcs
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#6
Ja raspei o bico tb e levei um baita susto. Mas nao foi porque tava mt deitado, realmente deixei a bota com o bico mt pra baixo. Costumo planejar antes de entrar na curva, abrindo antes e entrando tangenciando. As vezes reduzir uma marcha ajuda tbm, dá mais firmeza. E acho que velocidade constante é o que garante o equilibrio. O resto fica light.
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#7
Lembrando aos amigos que a cilcística das cadeiras de roda é totalmente diferente da ciclística das BT Rolleyes

Fala ae Ric :p
CB400 "customizada" / XLX350R / CBR450 / casamento / filha / G650GS / F800GS / R1200GS LC, porque evoluir é preciso Cool (pensa numa criança feliz... :o)
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#8
O duro é o Ric encontrar uma pedrinha no caminho do dedão sem bota, e ficar sem dedão, rsss
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#9
Esta é a bíblia das curvas, para quem se interessar:

http://www.youtube.com/watch?v=Y4QsCKaS-wg
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#10
Amigos seguindo a sugestão do Fabio deem uma olhada com carinho em The Twist of the Wrist (Keith Code) é uma referência importante de pilotagem nas minhas épocas de esportiva usei como escola. MTC corpo para um lado e curva para outro dando motor e derrapando de traseira (pneu traseiro ok pessoal) para fechar o raio da curva. Agora raspar ponta da bota é extremamente perigoso para quebrar seu pé é bem fácil. No asfalto o correto e pisar na pedaleira com o terço entre os dedos e o meio do pé.
abs
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