![]() |
Novato... - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: Motos em geral (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-motos-em-geral) +--- Fórum: Apresentações Pessoais (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-apresenta%C3%A7%C3%B5es-pessoais) +--- Tópico: Novato... (/Thread-novato) |
Novato... - Gilb - 22-10-2012 Olá a todos, sou novato no forum, meu nome é Gilb, estou entrando para trocar idéias a respeito do funcionamento dessa linda maquina. Atualmente estou de Harley Davidson Sportster 1200 Custom 2012, que não vem me agradando muito, por isso estou estudando a troca por uma F 800 GS, fabricada dentro dos parametros perfexionistas alemães. Caso alguem poderia me informar, a taxa de compressão é realmente 12:1? Se for, como é possivel um bom funcionamento com nossa pessima gasolina? Esses motores são fabricados para gasolina pura 97 octanas, sem alcool, a nossa Podium tem 95 octanas e vem misturada com 20% de alcool. Como um motor desses pode funcionar redondinho, sem trancos, sem grilar e bater pino, sem superaquecer. Pergunto isso porque a Harley faz tudo isso aí. Impossivel uma Harley no Brasil funcionar a contento sem remapear a ingeção. E a taxa de compressão da Harley é apenas 10:1. Quero uma moto perfeita (ou quase), só abastecer e trocar oleo e revisões, e andar. A Harley só tem me dado dor de cabeça até agora. Simplesmente não funciona legal com nossa gasosa. E a BMW F 800 GS ??? Obrigado por enquanto. Novato... - fborges27 - 22-10-2012 Prezado Gilb, bem-vindo ao Fórum! Seguinte, na minha humilde opinião sobre a moto, ela vai atender à estas suas expectativas. É abastecer, trocar o óleo e lubrificação de corrente. Só uso podium e nunca senti falhar, dar trancos, grilar, etc... A única coisa que percebo é que se andar no trãnsito pesado em São Paulo, 1ª e 2ª ela liga a ventuinha rapidamente. Nada além disso e o calor é bem suportável. Abraços! Novato... - Gilb - 22-10-2012 A ventoinha ligar é sinal salutar, é bom. Ela liga porque precisa, ja que falta o vento natural da velocidade no radiador, aí liga a ventoinha. Essa é a grande vantagem da refrigeração liquida. Na Harley, que é a ar, o calor chega a ser preocupante, indecente. Novato... - CM-R1200-GS - 22-10-2012 Gilb, seja bem vindo. Estou com a minha desde o começo de julho, e já rodei 6.000 km. Não fiz nada a não ser abastecer e lubrificar a corrente. Estou achando a maquina maravilhosa. Novato... - TOLENTINO - 22-10-2012 Gilb, seja bem vindo! São varias as vantagens da F800GS em comparação com motos modelo custom: fora o fator principal, que é a característica "on/off road", ou seja, ela é capaz de te levar onde nenhuma custom chegaria, a BM te proporciona diversão na pilotagem, seja nas curvas, seja na facilidade com que se pilota na cidade. O único ponto que pode ser um senão, é a altura do banco, mas isso depende da sua altura. Ah! e tem outra enorme vantagem: não tem um monte de cromados pra ficar lustrando..hehe. Quanto a manutenção, a minha está com 5.000km e só troquei óleo e lubrifiquei a corrente. Abraço! Novato... - shw - 23-10-2012 Pimeiro seja bem vindo!!! e espero que vc troque sua moto por uma BMW F800GS sobre sua pergunta Motor Tipo Bicilíndrico a 4 tempos Refrigeração líquida 4 válvulas por cilindro Diâmetro / curso 82 mm x 75.6 mm Cilindrada 798 cc Potência máxima 85 cv / 7.500 rpm Torque máximo (Nm)/RPM 83 Nm a 5.750 rpm Taxa de compressão 12.0 : 1 Preparação do combustível / gestão do motor Electronic intake pipe injection / digital engine management (BMS-K+) Catalisador 3 vias com sonda Lambda Agora a F 800GS anda com qualquer gasolina, e coloco qualquer uma, pois uma coisa errada que fazemos é usar só gasolina podium e v power isso funciona se você roda em grandes centros e grandes rodovias.. se você viaja e pega cidades e estrada com pouca estrutura jamais vai achar este tipo de gasolina! Este FDS vim para o Parana estou falando de Maringá.. na Castelo Branco você acha alguns posto que vende V Power, Supra, mas não acha Podium, entrando para as estradas do Paraná a coisa fica pior, nem posto com bandeira você acha! Então quem pretende rodar longe com a GS fazer longas viagens... principalmente Atacama, Ushuaia, e este Brasil lindo a dentro esquece este lance de só por PODIUM na maquina porque a hora que cair uma gasolina ruim, a maquina vai miar!! Já aconteceu comigo de abastecer no meio do nada num posto ridículo e a moto falhar um pouco quando se acelerava muito... mas você não tem opção ou poem gasolina ruim ou fica a deriva no meio do nada!! Para SUA FELICIDADE a BMW F 800GS funciona bem sem engasgar sem aquecer com qualquer gasolina.. claro que as de alta octanagem é melhor mas só acha em grandes cidades e grandes postos de grandes rodovias! Outra coisa a BMW é uma moto de verdade, já a HD é algo que só faz barulho, vibra e tem tecnologia defasada.. me desculpe a franqueza! assim como KTM, Kawasaki, Honda, Yamaha são mais motos que HD! Tenho um amigo que teve 2 HD uma Heritage, e outra Street Glide e não passou dos 10 mil KM cada uma devido a problemas de freio onde a moto perdeu o freio do nada com 5 mil KM, aquecimento de travar a moto em congestionamento na imigrantes (SEMPRE), e problemas de falhar com todo tipo de gasolina... o que ele fez? comprou uma moto de verdade uma BMW K 1600 GL ! A minha F 800GS esta com 11 mil KM só coloquei oleo e gasolina comum, as vezes um V- Power !! nada de falhar ou super aquecer como nas HD Novato... - Gilb - 23-10-2012 Obrigado shw, pelas informações é aí mesmo que resiste a minha angustia, o fato de a Podium ser excessão. O ideal seria uma moto que se satisfaz com qualquer gasolina. Uma coisa muito interessante que descobri é que a BMW fornece de fabrica, opcionalmente, um "mapa"para gasolina de 91 octanas, a nossa comum é 87, V Power e Supra 91 e Podium 95. Talvez, sem que nós consumidores saibamos, a BMW ja desde o inicio vem montando as motos com este mapa para o mercado brasileiro.Muito antigamente as alemães ja chamavam isso de "tropicalização" de seus automoveis. Fico aliviado com seu relato, pois divido com vc a opinião de que a moto deve sim rodar bem com gasolina comum, não pelo preço, porque a facada é pequena pelo volume abastecido, mas pela disponibilidade no Brasil real. Os conhecedores da assunto até recomendam a comum no lugar da aditivada por ter menos quimica, ser mais pura. É que normalmente, quando vejo essas taxas de compressão de primeiro mundo 12:1, ja fico desconfiado. Os alemães, de bobo mão tem nada, não estão de brincadeira. Ja os americanos da Harley perecem não ter feito a tarefa de casa, lançam seus motores no mercado brasileiro como se estivessem na california. Minha Harley só não tem dor de barriga quando se alimenta com Podium, e assim mesmo ainda sai reclamando... Estou seriamente pensando em mudar para o time dos chucrute, só vou aguardar as 2013. Novato... - fborges27 - 23-10-2012 Pessoal, A orientação que eu recebi do mecânico da Caltabiano foi: Use gasolina comum ou Pódium. Aditivada JAMAIS. Abraços, Novato... - Gilb - 23-10-2012 Só que a Podium também é aditivada... Novato... - shw - 23-10-2012 fborges27 Escreveu:Pessoal, No manual se eu não me engano diz só usar gasolina comum! |