Olá a todos,
sou novato no forum, meu nome é Gilb, estou entrando para trocar idéias a respeito do funcionamento dessa linda maquina.
Atualmente estou de Harley Davidson Sportster 1200 Custom 2012, que não vem me agradando muito, por isso estou estudando a troca por uma F 800 GS, fabricada dentro dos parametros perfexionistas alemães.
Caso alguem poderia me informar, a taxa de compressão é realmente 12:1? Se for, como é possivel um bom funcionamento com nossa pessima gasolina? Esses motores são fabricados para gasolina pura 97 octanas, sem alcool, a nossa Podium tem 95 octanas e vem misturada com 20% de alcool.
Como um motor desses pode funcionar redondinho, sem trancos, sem grilar e bater pino, sem superaquecer.
Pergunto isso porque a Harley faz tudo isso aí. Impossivel uma Harley no Brasil funcionar a contento sem remapear a ingeção. E a taxa de compressão da Harley é apenas 10:1.
Quero uma moto perfeita (ou quase), só abastecer e trocar oleo e revisões, e andar.
A Harley só tem me dado dor de cabeça até agora. Simplesmente não funciona legal com nossa gasosa.
E a BMW F 800 GS ???
Obrigado por enquanto.
Prezado Gilb, bem-vindo ao Fórum!
Seguinte, na minha humilde opinião sobre a moto, ela vai atender à estas suas expectativas. É abastecer, trocar o óleo e lubrificação de corrente.
Só uso podium e nunca senti falhar, dar trancos, grilar, etc... A única coisa que percebo é que se andar no trãnsito pesado em São Paulo, 1ª e 2ª ela liga a ventuinha rapidamente. Nada além disso e o calor é bem suportável.
Abraços!
Abs,
Filipe Borges
22-10-2012, 15:26
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-10-2012, 16:16 por Gilb.)
A ventoinha ligar é sinal salutar, é bom. Ela liga porque precisa, ja que falta o vento natural da velocidade no radiador, aí liga a ventoinha. Essa é a grande vantagem da refrigeração liquida. Na Harley, que é a ar, o calor chega a ser preocupante, indecente.
Gilb, seja bem vindo.
Estou com a minha desde o começo de julho, e já rodei 6.000 km.
Não fiz nada a não ser abastecer e lubrificar a corrente.
Estou achando a maquina maravilhosa.
Cassio Martingo
BMW R 1200-GS Premium / 2012
Honda XLX-350 R / 1988
[SIGPIC][/SIGPIC] ![[Imagem: t4019.gif]](http://yoursmiles.org/tsmile/transport/t4019.gif)
MCBA.´.6268 - Facção Sorocaba/SP

[CG-125/77 = 15.000 km;
DT-180/84 = 5.000 km;
XLX-250/86 = 15.000 km;
XLX-350/88 = atualmente 78.000 km;
XT-660R/2008 = 10.000 km;
F 800-GS Trophy/2012 = 16.000 km;
R 1200-GS/2012 = atualmente 141.000 km]
22-10-2012, 19:41
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-10-2012, 04:44 por TOLENTINO.)
Gilb, seja bem vindo!
São varias as vantagens da F800GS em comparação com motos modelo custom: fora o fator principal, que é a característica "on/off road", ou seja, ela é capaz de te levar onde nenhuma custom chegaria, a BM te proporciona diversão na pilotagem, seja nas curvas, seja na facilidade com que se pilota na cidade. O único ponto que pode ser um senão, é a altura do banco, mas isso depende da sua altura. Ah! e tem outra enorme vantagem: não tem um monte de cromados pra ficar lustrando..hehe.
Quanto a manutenção, a minha está com 5.000km e só troquei óleo e lubrifiquei a corrente.
Abraço!
23-10-2012, 00:58
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-10-2012, 01:00 por shw.)
Pimeiro seja bem vindo!!!
e espero que vc troque sua moto por uma BMW F800GS
sobre sua pergunta
Motor
Tipo Bicilíndrico a 4 tempos
Refrigeração líquida
4 válvulas por cilindro
Diâmetro / curso 82 mm x 75.6 mm
Cilindrada 798 cc
Potência máxima 85 cv / 7.500 rpm
Torque máximo (Nm)/RPM 83 Nm a 5.750 rpm
Taxa de compressão 12.0 : 1
Preparação do combustível / gestão do motor Electronic intake pipe injection / digital engine management (BMS-K+)
Catalisador 3 vias com sonda Lambda
Agora a F 800GS anda com qualquer gasolina, e coloco qualquer uma, pois uma coisa errada que fazemos é usar só gasolina podium e v power isso funciona se você roda em grandes centros e grandes rodovias.. se você viaja e pega cidades e estrada com pouca estrutura jamais vai achar este tipo de gasolina!
Este FDS vim para o Parana estou falando de Maringá.. na Castelo Branco você acha alguns posto que vende V Power, Supra, mas não acha Podium, entrando para as estradas do Paraná a coisa fica pior, nem posto com bandeira você acha!
Então quem pretende rodar longe com a GS fazer longas viagens... principalmente Atacama, Ushuaia, e este Brasil lindo a dentro esquece este lance de só por PODIUM na maquina porque a hora que cair uma gasolina ruim, a maquina vai miar!!
Já aconteceu comigo de abastecer no meio do nada num posto ridículo e a moto falhar um pouco quando se acelerava muito... mas você não tem opção ou poem gasolina ruim ou fica a deriva no meio do nada!!
Para SUA FELICIDADE a BMW F 800GS funciona bem sem engasgar sem aquecer com qualquer gasolina.. claro que as de alta octanagem é melhor mas só acha em grandes cidades e grandes postos de grandes rodovias!
Outra coisa a BMW é uma moto de verdade, já a HD é algo que só faz barulho, vibra e tem tecnologia defasada.. me desculpe a franqueza! assim como KTM, Kawasaki, Honda, Yamaha são mais motos que HD!
Tenho um amigo que teve 2 HD uma Heritage, e outra Street Glide e não passou dos 10 mil KM cada uma devido a problemas de freio onde a moto perdeu o freio do nada com 5 mil KM, aquecimento de travar a moto em congestionamento na imigrantes (SEMPRE), e problemas de falhar com todo tipo de gasolina...
o que ele fez? comprou uma moto de verdade uma BMW K 1600 GL !
A minha F 800GS esta com 11 mil KM só coloquei oleo e gasolina comum, as vezes um V- Power !!
nada de falhar ou super aquecer como nas HD
Obrigado shw, pelas informações
é aí mesmo que resiste a minha angustia, o fato de a Podium ser excessão. O ideal seria uma moto que se satisfaz com qualquer gasolina.
Uma coisa muito interessante que descobri é que a BMW fornece de fabrica, opcionalmente, um "mapa"para gasolina de 91 octanas, a nossa comum é 87, V Power e Supra 91 e Podium 95.
Talvez, sem que nós consumidores saibamos, a BMW ja desde o inicio vem montando as motos com este mapa para o mercado brasileiro.Muito antigamente as alemães ja chamavam isso de "tropicalização" de seus automoveis.
Fico aliviado com seu relato, pois divido com vc a opinião de que a moto deve sim rodar bem com gasolina comum, não pelo preço, porque a facada é pequena pelo volume abastecido, mas pela disponibilidade no Brasil real.
Os conhecedores da assunto até recomendam a comum no lugar da aditivada por ter menos quimica, ser mais pura.
É que normalmente, quando vejo essas taxas de compressão de primeiro mundo 12:1, ja fico desconfiado.
Os alemães, de bobo mão tem nada, não estão de brincadeira. Ja os americanos da Harley perecem não ter feito a tarefa de casa, lançam seus motores no mercado brasileiro como se estivessem na california.
Minha Harley só não tem dor de barriga quando se alimenta com Podium, e assim mesmo ainda sai reclamando...
Estou seriamente pensando em mudar para o time dos chucrute, só vou aguardar as 2013.
Pessoal,
A orientação que eu recebi do mecânico da Caltabiano foi: Use gasolina comum ou Pódium. Aditivada JAMAIS.
Abraços,
Abs,
Filipe Borges
Só que a Podium também é aditivada...
fborges27 Escreveu:Pessoal,
A orientação que eu recebi do mecânico da Caltabiano foi: Use gasolina comum ou Pódium. Aditivada JAMAIS.
Abraços,
No manual se eu não me engano diz só usar gasolina comum!
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