![]() |
Protetor SW Motech e ruído no cabeçote - Versão de Impressão +- BMW GS Brasil (https://www.bmwgsbrasil.com.br) +-- Fórum: FORUM - BMW - F 900GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-forum-bmw-f-900gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs) +--- Fórum: BMW F 900 GS / F 850GS / F 800GS / F 750GS / F 700GS - Mecânica e Manutenção (https://www.bmwgsbrasil.com.br/Forum-bmw-f-900-gs-f-850gs-f-800gs-f-750gs-f-700gs-mec%C3%A2nica-e-manuten%C3%A7%C3%A3o) +--- Tópico: Protetor SW Motech e ruído no cabeçote (/Thread-protetor-sw-motech-e-ru%C3%ADdo-no-cabe%C3%A7ote) |
Protetor SW Motech e ruído no cabeçote - Paulorod - 07-06-2016 Caros colegas, Minha F800 GS, ano 2015/2016, está com apenas 1.018 Km rodados e, pouco tempo depois da primeira revisão, surgiu com um leve e sutil ruído que até então eu não havia notado. Trata-se de um "tec, tec, tec" vindo de algum parte do motor que poderia até passar desapercebido, se não tivesse surgido repentinamente. Retornei com a moto na concessionária Euroville, de Belo Horizonte, para esclarecer do que se tratava o inédito ruído. Para minha surpresa, o atendente da CC afirmou, sem pestanejar, que tal ruído era provocado pela instalação de um protetor de motor da SW Motech, que eu havia comprado e instalado há cerca de 400 Km antes, na Motostreet. O atendente afirmou que o tal "tec, tec, tec" era oriundo da corrente de acionamento do comando de válvulas, que batia no alojamento deformado pelo parafuso de fixação lateral do protetor. Segundo ele, o parafuso colocado na interseção do quadro com o motor, afundava uma placa metálica lateral do alojamento da corrente, provocando o impacto. Afirmou também que geralmente o tal ruído era inofensivo se continuasse baixo. Mas que se aumentasse muito, poderia provocar um catastrófico atropelamento de válvulas, pelo tropeço dos dentes da corrente e a consequente perda de sincronia do conjunto. O atendente da oficina adicionou que o barulho é super-comum nas motos com protetores instalados em tal posição e que a maioria sobrevive sem nenhum dano por toda a vida. Achei a informação muito estranha, para ser provocada por um simples e aparentemente inofensivo protetor de motor. Lembro-me de ter perguntado ao vendedor da loja se perderia a garantia, caso instalasse um protetor não original. Ele afirmou que não. Se houvesse a possibilidade de algo tão grave assim, certamente teria me alertado. Gostaria de saber dos companheiros deste fórum se alguém já ouviu falar de tal problema e que solução foi dada para o mesmo. Obrigado pela ajuda, Paulo Protetor SW Motech e ruído no cabeçote - RicBoris - 08-06-2016 Estranho mesmo. Não acredito nessa história. Deformação por ação de um mero parafuso?! Esse motor seria feito de zinco? Não convence. Procure outras opiniões em cc's e oficinas especializadas. Além daqui, é claro. Protetor SW Motech e ruído no cabeçote - Tuco10 - 08-06-2016 Coloca uma foto desta parte da fixação pra gente ver. Isso aí está estranho. Protetor SW Motech e ruído no cabeçote - Paulorod - 08-06-2016 ![]() ![]() ![]() ![]() É esse o tal parafuso. Nada de mais... Protetor SW Motech e ruído no cabeçote - Antonio - 08-06-2016 Estranho , meu irmão tem esse mesmo protetor a 4 anos a moto esta com 30 mil/km e nunca aconteceu nada . A minha antiga 800 não tinha nenhum protetor e quando o motor estava muito quente parecia uma britadeira de tanto que estalava o motor . Protetor SW Motech e ruído no cabeçote - Paulorod - 08-06-2016 Antonio, Eu notei que dá para notar o ruído com ela quente. Com o motor frio, raramente observo o "Tec, Tec, Tec".... Protetor SW Motech e ruído no cabeçote - Paulorod - 08-06-2016 Como já havia dito, o barulho é sutil, mas tá lá. Nítido!! Protetor SW Motech e ruído no cabeçote - sascencio - 08-06-2016 Tenho esse mesmo protetor instalado na minha F800 Trophy desde 2013 e nunca notei nada de anormal... Protetor SW Motech e ruído no cabeçote - sal silva - 08-06-2016 Estranho mesmo,o meu chapan era fixado neste mesmo local e nunca ouvi nenhum ruído. Protetor SW Motech e ruído no cabeçote - RicBoris - 08-06-2016 sal silva Escreveu:Estranho mesmo,o meu chapan era fixado neste mesmo local e nunca ouvi nenhum ruído.O da Celeste também era chapan, no mesmo ponto de fixação e barulho estranho como o relatado... Zero! O tec tec de motor quente, toda moto tem. |