• 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Protetor SW Motech e ruído no cabeçote
Caros colegas,

Minha F800 GS, ano 2015/2016, está com apenas 1.018 Km rodados e, pouco tempo depois da primeira revisão, surgiu com um leve e sutil ruído que até então eu não havia notado.

Trata-se de um "tec, tec, tec" vindo de algum parte do motor que poderia até passar desapercebido, se não tivesse surgido repentinamente.

Retornei com a moto na concessionária Euroville, de Belo Horizonte, para esclarecer do que se tratava o inédito ruído.

Para minha surpresa, o atendente da CC afirmou, sem pestanejar, que tal ruído era provocado pela instalação de um protetor de motor da SW Motech, que eu havia comprado e instalado há cerca de 400 Km antes, na Motostreet. O atendente afirmou que o tal "tec, tec, tec" era oriundo da corrente de acionamento do comando de válvulas, que batia no alojamento deformado pelo parafuso de fixação lateral do protetor. Segundo ele, o parafuso colocado na interseção do quadro com o motor, afundava uma placa metálica lateral do alojamento da corrente, provocando o impacto. Afirmou também que geralmente o tal ruído era inofensivo se continuasse baixo. Mas que se aumentasse muito, poderia provocar um catastrófico atropelamento de válvulas, pelo tropeço dos dentes da corrente e a consequente perda de sincronia do conjunto.

O atendente da oficina adicionou que o barulho é super-comum nas motos com protetores instalados em tal posição e que a maioria sobrevive sem nenhum dano por toda a vida.

Achei a informação muito estranha, para ser provocada por um simples e aparentemente inofensivo protetor de motor.

Lembro-me de ter perguntado ao vendedor da loja se perderia a garantia, caso instalasse um protetor não original. Ele afirmou que não.
Se houvesse a possibilidade de algo tão grave assim, certamente teria me alertado.

Gostaria de saber dos companheiros deste fórum se alguém já ouviu falar de tal problema e que solução foi dada para o mesmo.

Obrigado pela ajuda,

Paulo
  Responder
Estranho mesmo. Não acredito nessa história. Deformação por ação de um mero parafuso?! Esse motor seria feito de zinco? Não convence. Procure outras opiniões em cc's e oficinas especializadas. Além daqui, é claro.
Coloca uma foto desta parte da fixação pra gente ver. Isso aí está estranho.
  Responder

.jpg   IMG_7101.JPG (Tamanho: 96.98 KB / Downloads: 122)
.jpg   IMG_7102.JPG (Tamanho: 101.2 KB / Downloads: 121)
.jpg   IMG_7103.JPG (Tamanho: 81.81 KB / Downloads: 123)
.jpg   IMG_7104.JPG (Tamanho: 84.58 KB / Downloads: 119)

É esse o tal parafuso. Nada de mais...
  Responder
Estranho , meu irmão tem esse mesmo protetor a 4 anos a moto esta com 30 mil/km e nunca aconteceu nada . A minha antiga 800 não tinha nenhum protetor e quando o motor estava muito quente parecia uma britadeira de tanto que estalava o motor .
  Responder
Antonio,

Eu notei que dá para notar o ruído com ela quente. Com o motor frio, raramente observo o "Tec, Tec, Tec"....
  Responder
Como já havia dito, o barulho é sutil, mas tá lá. Nítido!!
  Responder
Tenho esse mesmo protetor instalado na minha F800 Trophy desde 2013 e nunca notei nada de anormal...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
  Responder
Estranho mesmo,o meu chapan era fixado neste mesmo local e nunca ouvi nenhum ruído.
Gian Sussa, the real last rebel.

https://www.youtube.com/watch?v=_uwkiHXwhc8
  Responder
sal silva Escreveu:Estranho mesmo,o meu chapan era fixado neste mesmo local e nunca ouvi nenhum ruído.
O da Celeste também era chapan, no mesmo ponto de fixação e barulho estranho como o relatado... Zero! O tec tec de motor quente, toda moto tem.

Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
  Barulho estranho no cabeçote. ThiagoMarq 1 1,910 14-05-2023, 11:03
Última Mensagem: Gnegraes
  Pequeno vazamento de óleo junta cabeçote rafael c 12 9,382 24-07-2019, 09:45
Última Mensagem: rafael c
  09/04>>protetor de carter de plastico f800 p/n 11118526642 Rudy 10 6,102 26-12-2018, 08:56
Última Mensagem: Rudy
  Ruído entre painel e bolha JFILOMENA 10 7,010 06-07-2016, 22:15
Última Mensagem: Neto_JC
  F800GS - Chega de queimar a perna no parafuso do protetor de motor! Avancob 22 11,180 24-03-2015, 16:01
Última Mensagem: Queirozjh
  Protetor carter givi touratech outros Uruca@666 0 1,303 20-06-2014, 22:58
Última Mensagem: Uruca@666
  [PROBLEMA] Vazamento orifício no cabeçote JJP 6 9,753 04-10-2013, 14:15
Última Mensagem: JJP

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)