Paulorod Escreveu:O "tec, tec" ao qual me referi (e acredito que a maioria aqui) aparece com o motor funcionando e depois de quente. Na frequência da rotação...
Obviamente dá para notá-lo melhor em marcha-lenta, mas ele acompanha a rotação do motor ao acelerar, até se misturar ao barulho dominante da moto.
Não é o ruído de acomodação da descarga quente ao desligar a moto!
Paulo tive o mesmo "problema " que você na minha gs 800 quando comprei . Era tanto tec tec que pensei que o motor ia fundir . Cheguei a pegar a estrada e levar na concessionaria para ver se estava fundindo mesmo . Me falaram que era caracteristica da moto e rodei mais 30 mil/km sem problemas até troca-la por outra moto .
16-06-2016, 19:10 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 16-06-2016, 19:27 por Petrel.)
Olha, as afirmações do mecânico são sim possíveis de ocorrer, vejam bem, não estou afirmando que seja este o caso, porém me parece que as afirmações são fruto de experiência anterior constatada pelo profissional.
São muitos detalhes passados por ele, pra ser apenas um chute!!!!!
Agora vejamos, os parafusos destes protetores costumam ser maiores que os originais pra permitir a fixação da peça adicional do protetor.
E se o parafuso for grande demais e realmente chegar ao final da rosca a ponto de empenar a tal chapa e assim criar um batente pra corrente ficar tocando? O profissional não ia criar essa informação com esta riqueza de detalhes da sua própria imaginação!!!!
Estas empresas produtoras de acessórios, normalmente vão ao mercado e buscam parafusos em medidas já existente, para reduzir custos. Aliás, isso é sempre uma fonte de preocupação, trocar parafusos originais por outros.
Agora, é como o profissional falou, é possível que se rode a vida inteira com esse tec tec tec sem que nada aconteça.... porém se tem uma chapa que foi empenada e passou a sofrer atrito da corrente de comando, no mínimo haverá a geração de partículas metálicas em quantidade maior no interior do motor, já que passou a existir um atrito adicional.
Eu nunca gostei dessa forma de fixação desses protetores.
Quanto tive a minha, comprei da Chapam, dias depois vendi e comprei da Givi. O dela é por pressão, você não retira o parafuso original, deixa ele quieto por lá e coloca parafuso e porca que, ao ser apertada, se expande e prende o protetor.
Antônio, como sabemos é extremamente difícil se fazer diagnóstico preciso sobre ruído, muitas vezes um ruído acaba escondendo outro e por vai...
O que quis dizer é que, as informações passadas pelo profissional são coerentes sim, pode até não ser o caso do colega, mais não são de jeito nenhum "absurdas " como pode parecer pra alguns.
O profissional para avaliar um ruído estranho, precisa usar um estetoscópio próprio para mecânica e mesmo assim é difícil ser taxativo!!! Porém volto a dizer nestes casos conta muito o histórico de casos anteriores, como me parece ser o caso, relatado.
sascencio Escreveu:Tenho esse mesmo protetor instalado na minha F800 Trophy desde 2013 e nunca notei nada de anormal...
Como já disse antes, não noto nada de anormal no ruido do motor.
Existem muitos comentários sobre ruídos no motor da F800R/GS.
É um baita motor, mas não é nem nunca foi um motor silencioso, tem seus barulhos característicos, dentre eles, o tal "tec, tec" de máquina de costura que todas tem, com ou sem protetor... rsrsrs...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
sascencio Escreveu:Como já disse antes, não noto nada de anormal no ruido do motor.
Existem muitos comentários sobre ruídos no motor da F800R/GS.
É um baita motor, mas não é nem nunca foi um motor silencioso, tem seus barulhos característicos, dentre eles, o tal "tec, tec" de máquina de costura que todas tem, com ou sem protetor... rsrsrs...
Se esse povo ja acha o motor rotax barulhento, imagina o que falarão do motor da XT600 e das Ducati's ?
Como que o parafuso vai pegar na parede interna ou em qualquer outra coisa sendo que o bloco do motor é vazado dois lados?
Nao consegui uma boa foto do lado direito do motor.