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(TUTORIAL) Limpeza do filtro K&N - rodpcastro - 23-02-2017 Essa é simples pra caramba, mas vai que ajuda alguém. Obs. Requer os produtos de limpeza apropriados. Eu comprei os da própria marca de um amigo que estava vendendo por meros R$ 50,00. Com um kit se faz mais limpezas que a vida de muita moto. ![]() 1o passo: retirada do filtro sujo Retire o filtro sujo da moto. Na F800R ele fica na lateral esquerda do falso tanque. O acesso é feito retirando as coberturas central e esquerda do falso tanque. A central requer a retirado dos 8 parafusos. Depois desta retira-se a lateral esquerda retirando um parafuso na lateral da peça plástica junto ao banco, e uma presilha junto à entrada de ar, na ponta frontal inferior da mesma peça. Retiradas as coberturas, é preciso retirar duas presilhas que prendem a entrada de ar à caixa de ar. Soltas essas, a entrada de ar, com o filtro, sai puxando para cima. Este é o filtro K&N bem sujinho. ![]() 2o passo: limpeza Aplique o spray de limpeza no filtro todo, em ambos os lados. Deixe o produto agir por pelo menos 10 minutos. Sugiro colocar em local 'sujável'. Eu usei uma bacia de pintura. ![]() ![]() 3o passo: lavagem Lave o filtro em água corrente a baixa pressão. Importante, a água deve correr do lado de dentro do filtro para fora, e nunca o contrário. O lado de dentro é o que fica virado para a caixa de ar. O lado de fora fica voltado para a entrada de ar. ![]() 4o passo: secagem Se o elemento filtrante já estiver claramente limpo a este ponto, agora é só deixar secar bem, preferencialmente de um dia para o outro. Entretanto, é comum que um ciclo só de limpeza e lavagem não seja suficiente. Aí deve-se repetir a aplicação do produto de limpeza, dar o tempo dele agir e lavar de novo com água. 5o passo: lubrificar O filtro K&N funciona embebido em óleo (pela cor avermelhada me pareceu óleo de transmissão). A etapa final da limpeza é recolocar o óleo, pois o que havia foi retirado junto com a sujeira na lavagem. Coloca-se o óleo com parcimônia nos dois lados do filtro. Atentar para a capilaridade do papel do elemento filtrante. Se ele estiver seco como deve, vai absorver e distribuir o óleo, de modo que não é preciso e nem correto exagerar na quantidade. ![]() O filtro limpo e lubrificado fica com uma tonalidade avermelhada. ![]() 6o passo: remontagem Colocar o filtro na peça de entrada do ar, colocar ela na caixa de ar da moto e prender as presilhas inserindo-as até sentir o 'click'. Colocar a lateral do falso tanque, prendendo a presilha que fica na ponta inferior, à frente, e depois o parafuso na lateral inferior, atrás, junto ao banco. Colocar a capa central e prender os 8 parafusos. Cuidado para não aplicar torque excessivo neles! Pronto! (TUTORIAL) Limpeza do filtro K&N - sal silva - 23-02-2017 Quando acabar minha garantia vou comprar um desse.Minha duvida é se não altera o consumo de combustível da moto.Parabens pelo tutorial. (TUTORIAL) Limpeza do filtro K&N - rodpcastro - 23-02-2017 Sal, numa Suzuki GS500 que já tive, piorou sensivelmente o consumo. Na F800R, não, se manteve na mesma faixa. (TUTORIAL) Limpeza do filtro K&N - Eraldo Tel - 23-02-2017 rodpcastro Escreveu:Sal, numa Suzuki GS500 que já tive, piorou sensivelmente o consumo. Na F800R, não, se manteve na mesma faixa.Na minha gs 1200 aumentou o um pouco o consumo e a potência ela ficou mais rápida, acho porque o filtro deixa passar mais ar e tb. Troquei junto as velas que agora São de iridio, já passados 20.000 km o consumo melhorou, acho porque o filtro deve estar com a mesma vazão de ar que o antigo de papel. Ainda não deu tempo de desmontar para lavar. Eraldo. ERALDO Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk (TUTORIAL) Limpeza do filtro K&N - Mpolatti - 25-02-2017 sal silva Escreveu:Quando acabar minha garantia vou comprar um desse.Minha duvida é se não altera o consumo de combustível da moto.Parabens pelo tutorial.Não muda nada. Eu troquei vela, filtro e escapamento, se bobear está mais econômica. O que geralmente aumenta o consumo é a mão direita pesada mesmo [emoji1] Enviado de meu D6643 usando Tapatalk (TUTORIAL) Limpeza do filtro K&N - leandroper - 25-02-2017 Na gs 800 não alterou em nada o consumo, eu recomendo fortemente. Parabéns pelo tutorial, muito bem explicado. Enviado de meu SM-T320 usando Tapatalk |