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[TUTORIAL] Troca do aditivo do radiador - rodpcastro - 31-05-2017 Vamos lá, gurizada, mais um tutorial pra os malucos como eu que gostam de fazer a manutenção da moto por conta própria. Essa é uma tarefa simples, que requer poucas ferramentas, e que a rigor só tem uma tarefa um pouquinho mais difícil. O tutorial segue o manual de serviços Haynes. ![]() Vamos ao tutorial. Aviso de segurança: NÃO FAÇA ESSE SERVIÇO COM O MOTOR QUENTE. Há risco de queimadura com o líquido do radiador. 1. Retirar o banco e a carenagem do falso tanque, lado direito (ponto de vista de quem está pilotando). ![]() ![]() 2. Soltar o reservatório do aditivo e esgotá-lo em um recipiente adequado. ![]() ![]() 3. Abrir com cuidado a tampa do radiador. Se ao girar um pouco a tampa houver saída de vapor, esperar que pare antes de abrir completamente. Sugiro usar luvas ou um pano grosso caso o motor não esteja completamente frio. ![]() 4. Retirar o parafuso de dreno na frente do motor. Cuidar não perder a arruela de cobre. Troque ela se estiver danificada. Vai jorrar líquido pelo orificio, então deve-se ter um recipiente adequado à mão. Aguardar que esgote todo o líquido. ![]() ![]() 5. Retirar o parafuso que prende a tubulação inferior do radiador de óleo e soltar o tubo. Vai sair mais líquido, então deve-se estar com o recipiente preparado para coletar. ![]() ![]() Feita essa etapa todo o líquido foi esgotado. Começa a remontagem. 6. Verificar as condições do o'ring do tubo recém desconectado. Ele pode ter permanecido dentro do motor, e nesse caso é preciso retirar de lá (eu retirei com a ponta do dedo mínimo). Veja se o o'ring está completamente íntegro e com a borracha flexível. Havendo qualquer dano, precisa ser substituído (sugiro já ter em casa - é um o'ring 12 x 2,5). 7. Conectar novamente a tubulação ao radiador de óleo. Colocar o o'ring no seu lugar na ponta do tubo (nunca no radiador). Lubrificar o o'ring com um pouquinho de vaselina ou mesmo lubrificante a base de água para facilitar a entrada. Inserir a ponta do tubo no orifício até que esteja no seu lugar, e só então parafusar. NUNCA utilizar o parafuso como meio para forçar o tubo a entrar para o lugar, pois isso danifica o o'ring. Essa é a tarefa mais difícil de todo o serviço. Há risco de danificar o o'ring se não for cuidadoso nessa etapa. 8. Recolocar o parafuso de dreno na frente do motor. ![]() 9. Encher cuidadosamente o radiador com aditivo. Sugiro utilizar fluido para motores de aluminio que já venham prontos, diluídos na mistura correta. Encher aos poucos para o ar poder sair. Apertar as mangueiras para retirar bolhas de ar. Completar com aditivo novo até o "pescoço". ![]() ![]() 10. Fechar o radiador com sua tampa. ![]() 11. Completar o reservatório até o nível máximo indicado na lateral. ![]() 12. Abrir sutilmente o parafuso de dreno na bomba d'água, para retirar o que houver restado de ar. Fechar tão logo saia líquido. (Faltou foto... Vou providenciar. É o parafuso marcado com uma flecha na bomba). 13. Ligar o motor e deixar aquecer até ligar a ventoinha. Desligar o motor. Verificar e completar o nível de aditivo novamente no reservatório. ![]() 14. Recolocar as carenagens. E tá pronto o serviço. ![]() [TUTORIAL] Troca do aditivo do radiador - Eraldo Tel - 31-05-2017 Belo trabalho e diversão com sua moto parabens ERALDO Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk [TUTORIAL] Troca do aditivo do radiador - Barra - 31-05-2017 Demais o tutorial, como sou fã de motul eu usava o Motocool quando eu tinha moto com radiador. [TUTORIAL] Troca do aditivo do radiador - rodpcastro - 31-05-2017 Não tenho nada contra Motul, só acho seus produtos muito acima do preço justo. O aditivo da Motul custava mais do dobro deste que usei. Tenho uma mentalidade muito pragmática. Se um produto atende às especificações, requisitos de qualidade e necessidades técnicas por um preço menor, eu vou nele. [TUTORIAL] Troca do aditivo do radiador - Eraldo Tel - 31-05-2017 Isso é ser racional e nao faz mal pro bolso tb. Eraldo Enviado de meu SM-G530H usando Tapatalk [TUTORIAL] Troca do aditivo do radiador - sal silva - 31-05-2017 Muito bom,a dica do Haynes também é ótima.Obrigado. ps.Produtos da motul são bons,mas realmente não sei porque são tao mais caros que os concorrentes. [TUTORIAL] Troca do aditivo do radiador - sal silva - 31-05-2017 Rodrigo,desculpe desviar do tópico,mas voce já fez manutenção nas pinças de freio da sua moto?Voltei de uma viagem longa e peguei muito pó,acho que vou retira-las para uma limpeza.Achei bastante material no you tube, mas nada sobre os freios da R1200 gs lc.Abrax. [TUTORIAL] Troca do aditivo do radiador - rodpcastro - 31-05-2017 Sal, já troquei pastilhas dianteiras e traseiras, mas nunca desmontei as pinças! Vou ficar devendo nessa! [TUTORIAL] Troca do aditivo do radiador - Barra - 01-06-2017 rodpcastro Escreveu:Não tenho nada contra Motul, só acho seus produtos muito acima do preço justo. O aditivo da Motul custava mais do dobro deste que usei. Motul no passado era muito cara mesmo, hoje em dia se procurar bem acaba encontrando num preço legal, a Motul está entrando forte no mercado e isso baixou os preços de muitos produtos. Eu uso em todos carros e motos os produtos deles faz anos e estou muito satisfeito. Quem quiser um fluido de radiador bom e barato tem o da honda também que já vem pronto para uso. [TUTORIAL] Troca do aditivo do radiador - shw - 01-06-2017 Preciso fazer isso na minha GS caiu como uma luva |